Notícias

Em nota, dirigentes da UFMG reafirmam critérios para retomada de atividades presenciais

O ritmo atual das atividades presenciais e o planejamento de retomada gradual na UFMG estão mantidos, mesmo depois que a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou o retorno das instituições de ensino superior.

Fórum apresentará possibilidades de organização do Ensino Híbrido Emergencial

Na próxima quarta, 25 de agosto, de 14h às 15h30, acontecerá o 22° Fórum do Programa Integração Docente. Com o tema “Ensino Híbrido Emergencial (EHE): possibilidades de organização”, o evento apresentará o Guia para EHE que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara de Graduação. Além disso, serão apresentadas as possibilidades de organização pedagógica para esse formato de ensino. O evento, acessível em Libras, será on-line, com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Divulgado edital de eleição para Colegiado Especial do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas

Estão abertas, até às 12 horas, do dia 6 de outubro de 2021, as inscrições de candidatos para as vagas de Coordenador e Subcoordenador do Colegiado Especial do Programa de Vagas Suplementares Indígenas da UFMG. Podem se increver os docentes efetivos da UFMG, por meio do envio de e-mail para o info@prograd.ufmg.br, contendo as informações solicitadas no Edital

Semana do Conhecimento será guiada pela ideia de transversalidade da ciência

A compreensão da ciência como motor da civilização e conciliadora da humanidade vai orientar as atividades da edição deste ano da Semana do Conhecimento UFMG, que será realizada de 25 a 29 de outubro, em ambiente virtual. Com o tema Transversalidade da ciência para a construção de futuros, o evento terá mostras de trabalhos de graduação, extensão, iniciação científica, relações internacionais, acessibilidade e inclusão e vai abrigar o Prêmio UFMG de Teses.

Inscrições para o Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (Pdeg) foram prorrogadas

O Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (Pdeg) está com Chamada aberta para seleção de propostas. Essa será a segunda edição do programa, que teve início em 2020. As inscrições foram prorrogadas até 17 de agosto de 2021 e devem ser realizadas pelos  colegiados de cursos de graduação e colegiados especiais por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), responsável pela gestão do Programa.

Divulgado resultado final de seleção para o Setor de Estatística

O resultado final da seleção de estagiário para o Setor de Estatística já foi disponibilizado.

O candidato selecionado foi o estudante Leonardo Paes Vieira, do curso de Estatística . A carga horária do estágio é de seis horas diárias (30 horas semanais), em horário combinado com o gestor do setor. O trabalho será feito a distância enquanto estiverem suspensas as atividades presenciais na UFMG.

Mais informações no edital da seleção ou pelo e-mail pessoal@prograd.ufmg.br

Em fórum, professores mostram como tecnologias apoiam a inclusão e o ensino híbrido

O uso de recursos educacionais abertos em disciplinas na graduação em Letras, ferramentas do Microsoft Teams que propiciam aulas inclusivas no curso de engenharia e os esforços para adoção de um modelo híbrido de ensino em matérias práticas na Odontologia foram as experiências com uso de tecnologias na educação apresentadas na tarde desta quarta-feira, 11, em mais um fórum promovido pelo Programa Integração Docente.

Curso gratuito sobre regulação das emoções recebe inscrições até esta sexta, 13

Até 13 de agosto, a Fafich e o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG) receberão inscrições para o curso de extensão Emoções e regulação emocional: questões filosóficas e psicológicas

Uso de tecnologias aplicadas ao ensino de graduação será tema de fórum online

Os usos das tecnologias para o ensino nos cursos de graduação da UFMG serão discutidas em fórum promovido pelo Integração Docente, nesta quarta-feira, 11, das 14h às 16h.Transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), onde também ficará disponível, o evento contará com tradução simultânea em Libras.

Divulgado o resultado final do Programa de Laboratórios da Graduação

Nesta sexta, 23 de julho, foi disponibilizado o resultado final da Chamada Interna 01/2021 do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2021). Foram submetidas 29 propostas, por 16 unidades acadêmicas, das quais dez foram contempladas. O julgamento foi conduzido pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.