Notícias

Colegiado da Educação Básica e Comitê de Formação de Professores terão eleição em setembro

No dia 5 de setembro acontecerá a eleição para os Colegiados dos Cursos de Licenciatura escolherem um representante para compor o Colegiado da Educação Básica e Profissional e dois representantes para comporem a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic). A votação será de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas, na Secretária da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), na sala 6013, no sexto andar do Prédio da Reitoria, no Campus Pampulha. Consulte aqui o edital para a eleição de representante para o Colegiado da Educação Básica e Profissional e aqui para o edital da Comfic.

Divulgado resultado preliminar das bolsas de mobilidade acadêmica

Os estudantes que solicitaram bolsas para o Programa de Mobilidade Nacional e Intercampi UFMG 2019/2 já podem acessar o resultado preliminar.

Para os alunos que aguardam resposta, a bolsa será concedida se o aceite chegar ao Setor de Mobilidade até a data de 19/07/2019.  A classificação definitiva será publicada no dia 24/07/2019.

Divulgado regulamento de processo seletivo para continuidade de estudos

Os interessados em solicitar continuidade de estudos para ocupação das vagas remanescentes da graduação do primeiro período letivo de 2019 já podem acessar as informações no regulamento que trata do processo seletivo. Os pedidos podem ser protocolados de 15 a 17 de julho, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) – Unidade Administrativa III – campus Pampulha, e na seção de ensino do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus Montes Claros. Veja o quadro de vagas.

Nova formação transversal sobre estudos internacionais terá aulas em inglês e espanhol

O inglês, língua franca da academia, e o espanhol, a mais falada pela maioria dos estudantes estrangeiros na UFMG, são os idiomas em que serão ministradas as disciplinas que vão inaugurar, neste segundo período letivo, a Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI). Alunos de graduação e pós-graduação poderão escolher entre 18 disciplinas, de 15 departamentos.

Matrícula para veteranos da graduação começa no dia 11 de julho

O Sistema Acadêmico de Graduação da UFMG (SiGA) estará aberto de 11 a 15 de julho para a realização da matrícula dos estudantes veteranos da graduação para o segundo período letivo de 2019.

Publicadas instruções e escala para matrícula no segundo semestre

Estão disponíveis, no site do Sisu UFMG, as instruções e escala de atendimento para os candidatos aprovados para ingresso nos cursos da Universidade no segundo semestre de 2019.

Inscrições para bolsas de mobilidade acadêmica começam no dia 24 de junho

Os alunos que irão participar do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes ou Mobilidade Intercampi no 2º semestre de 2019 podem se candidatar para o recebimento de bolsas. As inscrições estarão abertas de 24 de junho até às 17 horas do dia 5 de julho de 2019. As bolsas terão duração de um semestre letivo e o valor equivale a soma do auxílio manutenção e do auxílio deslocamento.

Divulgado resutado da eleição para Colegiado Especial de Licenciatura

O resultado da eleição para representantes dos coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da UFMG para comporem o Colegiado Especial de Licenciatura já está disponível. Não houve nenhuma inscrição de candidatos para a representação no Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional, por esse motivo a votação para essa representação não foi realizada.

Formação em docência será encerrada em seminário

Nos dias 6 e 7 de junho, acontece o Seminário Final do X PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior. O evento, restrito aos participantes da formação, acontecerá no CAD 2. Nessa etapa, os percusistas irão compartilhar seus planos de intervenção, um planejamento para a ação sobre um problema educacional em seus contextos de atuação como professores ou futuros docentes, no caso de pós-graduandos. Entre as propostas pode estar a reformulação de uma disciplina, elaboração de recursos educacionais ou a organização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino da graduação.

Mostra Sua UFMG reúne cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha

Cerca de 30 mil pessoas lotaram o campus Pampulha neste sábado, 25, para participar das atividades da Mostra Sua UFMG, versão reformulada da Mostra das Profissões da Universidade. Estudantes, professores, seus amigos e familiares tiveram a chance de conhecer melhor e tirar dúvidas sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Além das tradicionais salas interativas e palestras, oficinas, apresentações de dança e música e rodas de conversa sobre acesso e permanência na UFMG foram destaque entre as atividades do dia.