Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Notícias

Formação em estudos internacionais oferece 24 disciplinas em áreas diversas

As matrículas para as disciplinas optativas da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) deverão ser feitas segundo o cronograma publicado pela Prograd. Oferecida desde 2019 pela Diretoria de Relações Internacionais, a Formação abrande diversas áreas do conhecimento e tem aulas ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola. O curso aborda temas de natureza internacional ou comparada, para prover aos estudantes brasileiros e estrangeiros da Universidade um ambiente verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos, religiosos etc.

UFMG divulga escala de registro presencial dos aprovados na chamada regular do Sisu

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) divulgou, nesta quinta-feira, 6, a escala de atendimento presencial para os candidatos aprovados na primeira convocação regular do Sisu 2020, que ocuparão vagas neste primeiro semestre letivo na UFMG.

Requerimento de revisão de desligamento passa a ser online

A partir de 2020, os requerimentos de revisão de desligamento e de transformação de matrículas regulares em matriculas isoladas para estudantes de graduação deverão ser encaminhados por meio do SiGA, ou seja, não haverá mais a necessidade de protocolo presencial de documentos pelos estudantes nas secretarias de Colegiados. A exceção será para solicitações extemporâneas e requerimentos de reconsideração ou recurso, no caso de indeferimento do requerimento de revisão de desligamento.

Prazo de envio de requerimentos da matrícula dos veteranos da graduação é prorrogado para sábado

Motivo é a instabilidade no Siga

A UFMG prorrogou, até sábado, 1º de fevereiro, o prazo-limite para envio dos requerimentos da primeira fase da matrícula dos veteranos da graduação para o primeiro semestre letivo de 2020. A medida foi tomada em razão da instabilidade no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) observada durante o início do processo.

UFMG espera manter calendário letivo e cronograma para registro dos aprovados no Sisu

Início do processo de matrícula está previsto para 12 de fevereiro

A decisão liminar da Justiça Federal de São Paulo (8ª Vara Cívil), que determina a suspensão do processo do Sisu 2020 após o encerramento das inscrições, não deverá interferir no calendário da UFMG, segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Disponibilizado o resultado do processo de bolsas de mobilidade nacional

Divulgada a classificação final do processo seletivo de bolsas para mobilidade acadêmica nacional, para 2020/1.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-4438/4565.

Aberto o Processo 2020 de Revalidação de Diplomas de Graduação

O edital que estabelece os procedimentos para apresentação, no decorrer de 2020, de pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior já foi disponibilizado. O interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil. Antes de fazer a inscrição, o requerente deverá ler atentamente o edital.

Ingresso via cotas tem nota de corte muito próxima à da ampla concorrência

Candidatos que ingressaram na UFMG nas modalidades de cotas tiveram praticamente as mesmas notas daqueles que entraram pelas vagas da ampla concorrência. É o que mostra a análise dos processos seletivos Sisu e Vestibular de Habilidades 2019 feita pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Segundo o relatório, a nota de corte nas modalidades de cotas de escola pública, cor/raça e/ou renda foi em média igual a 94,8 por cento da nota da ampla concorrência.

UFMG obtém nota máxima do MEC e permanece entre as melhores do país

A UFMG manteve nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) e continua entre as três melhores universidades públicas do país, conforme resultados das avaliações divulgados nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são referentes ao ano de 2018.