Esforço da Prograd projeta adaptação responsável à ‘nova normalidade’

Volta às aulas. A expressão consagrada, que diz respeito, desde sempre, ao início dos meses de março e agosto, hoje está carregada de incerteza. Ainda não é possível cravar quando será seguro retomar atividades presenciais na UFMG, tendo em vista os riscos de disseminação do novo coronavírus. Mas algumas coisas são certas: estudantes, professores e técnicos retornarão para o que está sendo chamado “nova normalidade”, e a Pró-reitoria de Graduação trabalha para planejar essa volta, definindo princípios e procedimentos, em diálogo com outras instâncias da Universidade.

Revista terá seção especial dedicada ao ensino superior em época de pandemia

A Revista Docência do Ensino Superior abrirá espaço para a divulgação de reflexões sobre o papel da universidade e os desafios da docência universitária no contexto da pandemia da COVID-19. O Volume 10 do periódico, já disponibilizado on-line, terá uma seção especial dedicada ao tema: Docência no Ensino Superior em Tempos de Pandemia. O prazo para submissão de trabalhos para essa seção será até 17 de agosto de 2020 e as publicações acontecerão até dezembro deste ano.

Inscrições para o Enem 2020 devem ser feitas até 22 de maio

Estão abertas até 22 de maio as inscrições para a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de inscrição, de R$ 85, poderá ser paga até o dia 28 deste mês.

Parceria disponibiliza ações voltadas para processos de ensino-aprendizagem

A Pró-Reitoria de Graduação por meio da articulação institucional - GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias no Ensino da Prograd; Centro de Apoio à Educação a Distância (CaeD); Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) -  informa à comunidade acadêmica que estão disponíveis os seguintes cursos, oficinas, ambientes de apoio e formação, voltados para apropriações de tecnologias e metodologias na mediação dos processos de ensino-aprendizagens.

Gestão do Tempo será tema de oficina oferecida pelo Giz/Prograd

Estão abertas as inscrições para a Oficina Gestão do Tempo, totalmente online, iniciativa da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação. São ofertadas 100 vagas para estudantes da graduação, divididas em duas turmas, uma com início em 18 de maio e outra que acontecerá à partir de 1º de junho. A carga horária é de 15 horas e o participante terá direito à certificado.

Simpósio discute projeções sobre contágio e perspectiva regional da Covid-19

“A taxa de transmissão não é igual em todos os lugares do país, depende de especificidades culturais. Essas peculiaridades é que determinam os parâmetros que temos que diminuir com as medidas de isolamento." A avaliação foi feita pelo professor Ricardo Takahashi, do Departamento de Matemática, na segunda rodada do web simpósio A pandemia de Covid-19 e o isolamento social – reflexões e contribuições da UFMG, realizado na tarde desta quarta-feira, 29, pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, com o objetivo, entre outros, de avaliar as medidas de contenção do novo coronavírus.

Reflexão e ações concretas marcam contribuição da UFMG durante a pandemia

A UFMG tem contribuído de forma decisiva no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus e aos efeitos do isolamento social preconizado pelas autoridades de saúde. Na tarde desta quarta-feira, em simpósio via web, professores da Universidade apresentaram iniciativas nas diversas áreas, ofereceram um panorama da situação no Brasil e no mundo e esclareceram sobre as reflexões e medidas no âmbito da instituição.

Em simpósio on-line, UFMG debate pandemia e isolamento social

O Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG promove nesta quarta-feira, 29 de abril, a partir das 13h30, o web simpósio A pandemia de Covid-19 e o isolamento social – reflexões e contribuições da UFMG. A proposta é avaliar as medidas de contenção do novo coronavírus adotadas a partir da segunda quinzena de março em diversos setores e seus desdobramentos imediatos e futuros. A reunião será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC/UFMG) no Youtube, e o link estará disponível no horário agendado. Não há necessidade de inscrição prévia.

Música para quem cuida: projeto dedica canções aos profissionais de saúde

Um grupo de estudantes do curso de Musicoterapia da UFMG está dedicando canções aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Marina Freire, da Escola de Música, qualquer pessoa pode dedicar música aos profissionais da saúde; basta apenas informar alguns dados como nome, profissão, hospital e música escolhida. Para fazer a solicitação, é só enviar um e-mail para musicoterapia.hospitalar.ufmg@gmail.com ou uma mensagem ao perfil do Instagram @musicoterapiaufmg.

Reitoria da UFMG agradece comunidade por colocar a ciência a serviço da sociedade

Em nota divulgada à comunidade da UFMG nesta segunda-feira, dia 20, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira destacam que, nesta semana, completa-se um mês da suspensão das aulas e das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.