Convite

A Coordenação do Colegiado de Letras da UFMG tem o prazer de convidar toda a comunidade para uma palestra com a Coordenadora do Programa Idioma sem Fronteiras no MEC, Profª Drª Denise Abreu e Lima. Essa atividade integra o ciclo de palestras do evento Letras debatelinguagens e ensino e acontecerá no próximo sábado, dia 13/06/2015, às 10h, no auditório da Reitoria. A palestra - cuja ementa se encontra abaixo - também será transmitida online e, para assistir a ela, basta acessar este link: ufmg.br/aovivo.

Exposição itinerante apresenta perspectivas presentes e futuras para as metodologias do ensino superior

Nos dias 11 e 12 de junho, a equipe da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-Reitoria de Graduação, realizará uma exposição itinerante sobre as perspectivas presentes e futuras para as metodologias do ensino superior. Esta ação faz parte das atividades do I Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro e que está com inscrição de trabalhos aberta até o dia 22 de junho.

Inscrições para segunda edição do Sisu 2015 já estão abertas

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota acima de zero na redação já podem se inscrever, exclusivamente pela internet, na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. O prazo se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 10.

Chamada para submissão de trabalhos - Revista Docência do Ensino Superior

Até o dia 10 de junho a Revista Docência do Ensino Superior receberá trabalhos para publicação em seu volume 5, número 2, a ser lançado em outubro de 2015. Orientações aos autores neste link

MEC divulga calendário do Enem 2015; inscrições começam no dia 25 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão ser feitas no período de 25 de maio a 5 de junho. A taxa de inscrição será de R$ 63, com isenção para estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio neste ano. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

PROGRAD promove I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior

Na busca pela valorização da atividade docente do ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realiza o I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, nos dias 14 e 15 de outubro de 2015. As inscrições de trabalhos foram prorrogadas até 10 de agosto, no site do GIZ.

Dados do perfil discente da graduação da UFMG já estão disponibilizados no site da PROGRAD

Os slides da apresentação realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, que conta com dados do Sisu e do perfil discente da UFMG, além dos relatórios de cada curso de graduação elaborados pelo Setor de Estatística já podem ser acessados.

Inscrições abertas para Complementação de Bolsa Acadêmica - Mestrado e Doutorado

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está com inscrições abertas de 4 a 11 de maio para o processo de seleção para Complementação de Bolsa Acadêmica nos nos níveis de mestrado e doutorado. Os interessados devem preencher o formulário online, disponível na página do GIZ.

Mudanças na Graduação começam a ser discutidas

Na quinta-feira, 30 de abril, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) fez uma reunião com a comunidade universitária para começar a discutir como está e quais as perspectivas para a graduação na UFMG. Foi um momento de reflexão, que contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Ramírez, da vice-reitora, Sandra Goulart Almeida, do pró-reitor de graduação, Ricardo Takahaschi e do pró-reitor adjunto de graduação, Walmir Caminhas. Foram analisados dados referentes às formas de acesso e de inclusão dos estudantes que ingressam nos cursos de graduação da UFMG, trazidos pelo Setor de Estatística da PROGRAD.

Está no ar o novo número da Revista Docência do Ensino Superior

Foi lançado neste mês de abril o volume 5, número 1 da Revista Docência do Ensino Superior, que reúne trabalhos inéditos de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Neste número, a docência no ensino superior  é tratada tanto sob o enfoque dos processos formativos dos professores para o ensino na universidade quanto em relatos e pesquisas que compartilham metodologias de ensino e aprendizagem, em diversas áreas do conhecimento. Além dos artigos, a revista traz, ainda, em seção especial, um manual de avaliação da aprendizagem do curso de Medicina.