Formação em estudos internacionais oferece 24 disciplinas em áreas diversas

As matrículas para as disciplinas optativas da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) deverão ser feitas segundo o cronograma publicado pela Prograd. Oferecida desde 2019 pela Diretoria de Relações Internacionais, a Formação abrande diversas áreas do conhecimento e tem aulas ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola. O curso aborda temas de natureza internacional ou comparada, para prover aos estudantes brasileiros e estrangeiros da Universidade um ambiente verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos, religiosos etc.

UFMG divulga escala de registro presencial dos aprovados na chamada regular do Sisu

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) divulgou, nesta quinta-feira, 6, a escala de atendimento presencial para os candidatos aprovados na primeira convocação regular do Sisu 2020, que ocuparão vagas neste primeiro semestre letivo na UFMG.

Requerimento de revisão de desligamento passa a ser online

A partir de 2020, os requerimentos de revisão de desligamento e de transformação de matrículas regulares em matriculas isoladas para estudantes de graduação deverão ser encaminhados por meio do SiGA, ou seja, não haverá mais a necessidade de protocolo presencial de documentos pelos estudantes nas secretarias de Colegiados. A exceção será para solicitações extemporâneas e requerimentos de reconsideração ou recurso, no caso de indeferimento do requerimento de revisão de desligamento.

Prazo de envio de requerimentos da matrícula dos veteranos da graduação é prorrogado para sábado

Motivo é a instabilidade no Siga

A UFMG prorrogou, até sábado, 1º de fevereiro, o prazo-limite para envio dos requerimentos da primeira fase da matrícula dos veteranos da graduação para o primeiro semestre letivo de 2020. A medida foi tomada em razão da instabilidade no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) observada durante o início do processo.

UFMG espera manter calendário letivo e cronograma para registro dos aprovados no Sisu

Início do processo de matrícula está previsto para 12 de fevereiro

A decisão liminar da Justiça Federal de São Paulo (8ª Vara Cívil), que determina a suspensão do processo do Sisu 2020 após o encerramento das inscrições, não deverá interferir no calendário da UFMG, segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Disponibilizado o resultado do processo de bolsas de mobilidade nacional

Divulgada a classificação final do processo seletivo de bolsas para mobilidade acadêmica nacional, para 2020/1.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-4438/4565.

Aberto o Processo 2020 de Revalidação de Diplomas de Graduação

O edital que estabelece os procedimentos para apresentação, no decorrer de 2020, de pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior já foi disponibilizado. O interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil. Antes de fazer a inscrição, o requerente deverá ler atentamente o edital.

Ingresso via cotas tem nota de corte muito próxima à da ampla concorrência

Candidatos que ingressaram na UFMG nas modalidades de cotas tiveram praticamente as mesmas notas daqueles que entraram pelas vagas da ampla concorrência. É o que mostra a análise dos processos seletivos Sisu e Vestibular de Habilidades 2019 feita pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Segundo o relatório, a nota de corte nas modalidades de cotas de escola pública, cor/raça e/ou renda foi em média igual a 94,8 por cento da nota da ampla concorrência.

UFMG obtém nota máxima do MEC e permanece entre as melhores do país

A UFMG manteve nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) e continua entre as três melhores universidades públicas do país, conforme resultados das avaliações divulgados nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são referentes ao ano de 2018.