Aberta seleção de bolsistas para acompanhar e apoiar estudantes com deficiência

Estão abertas, até 19 de abril, as inscrições para participar da seleção do Programa de Monitoria de Graduação (PMG) para atuar no acompanhamento e apoio a estudantes com deficiência nos cursos de graduação. São oito vagas, distribuídas em diferentes áreas de atuação, como pode ser verificado no edital. Os requisitos para participação também podem ser verificados no documento.

Diretoria de Inovação e Metodologias seleciona bolsistas

Estarão abertas, de 11 a 21 de abril, as inscrições de candidatos para seleção de bolsistas do Programa de Monitoria de Graduação para atuar em ações desenvolvidas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). São seis vagas para dois tipos de perfis: Educação/Mídias (4 vagas) e Educação/Revisão (2 vagas). As atividades e requisitos podem ser acessadas no edital.

Aplicativo de acesso a informações acadêmicas está disponível para download

Está disponível para download na Google Play e na Apple Store o aplicativo Siga UFMG, criado para facilitar e simplificar o acesso dos estudantes às informações acadêmicas dos sistemas da universidade.

Divulgado edital de eleição para colegiados especiais

No dia 4 de junho, acontecerá a eleição para representantes dos coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da UFMG para comporem o Colegiado Especial de Licenciatura e o Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional. Será na sala 6013, no sexto andar da Reitoria, no Campus Pampulha. Podem se inscrever os docentes efetivos da UFMG. As candidaturas deveram ser apresentadas em chapas , com indicação de titular e suplente da representação, que terão mandatos vinculados.

Congresso homenageia professoras da UFMG

No noite da última sexta-feira, 5, três professoras foram homenageadas no encerramento do IV Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. A cerimônia contou com a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, do pró-reitor adjunto de graduação, Bruno Teixeira e da diretora de inovação e metodologias de ensino, Maria José Batista Flores. A sessão de encerramento foi iniciada com apresentação do Coral da Escola de Engenharia, constituído por cerca de 20 integrantes da comunidade interna e externa da UFMG.

Congresso discute educação em tempos digitais

Essa semana, a UFMG está recebendo o IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. O evento começou no dia 2, terça-feira, e será encerrado na noite de hoje, 5. Organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Prograd, discute o tema Ensino-aprendizagem em tempos digitais.

Congresso de Inovação e Metodologias foi aberto nesta manhã

"Para construir um país melhor é preciso investimento em educação, ciência e tecnologia" disse a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, na abertura do IV Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, que aconteceu hoje, 3 de abril. A organização do evento é da Pró-reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz). A mesa também contou com a presença do vice-reitor, Alessandro Moreira, da pró-reitora de graduação, Benigna de Oliveira e da diretora do Giz, Maria José Batista Pinto Flores.

Atividades complementares do noturno começam nesta quarta

Acontecerão nesta quarta, 27, palestras, mesas redondas e oficinas em diferentes unidades da UFMG. As atividades abrem a programação das atividades acadêmicas complementares do noturno e podem ser acessadas no  site da Pró-reitoria de Graduação. Os estudantes podem se inscrever  neste link. Para receber certificado, além de fazer inscrição, é necessário assinar a lista de presença no dia da atividade.

Novas propostas terão incentivo do Programa de apoio a laboratórios

O Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) dará incentivo a mais seis propostas das 33 que foram encaminhadas para a seleção. A primeira fase já havia contemplado 11 propostas. Sendo assim, agora são 17 laboratórios apoiados.

Normas Gerais da Graduação entram em vigor neste período letivo

Matrícula, trancamento total e parcial, exame especial e desligamento automático são processos da gestão acadêmica que mudam com as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG, que entram em vigor no primeiro período letivo deste ano. Resultado de amplos debates que se estenderam por três anos, elas regulamentam e fornecem diretrizes para questões relacionadas ao regime didático-científico dos cursos de graduação, contribuindo, assim, para o processo de flexibilização de forma inovadora e estruturada.