Setor de Estatística está com inscrições abertas para estágio

Estão abertas, até 8 de outubro, as inscrições para uma vaga de estágio no Setor de Estatística da Prograd.  Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes no curso de Estatística, a partir do 3° período. Também é necessário ter sido aprovado nas disciplinas “Programação de Computadores” ou “Algoritmos e Estruturas de Dados I” e “Estatística Geral”, além de conhecimento básicos no software R, senso de organização e proatividade e facilidade de trabalhar em equipe.

Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para IV Congresso de Inovação e Metodologias

A quarta edição do Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior, que acontecerá de 2 a 5 de abril de 2019, está com novo prazo para submissão de trabalhos, até 15 de outubro. O evento é organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio, LabDocências e Outros. Para verificar as normas e submeter os trabalhos os candidatos devem acessar o esse link.

Programação das Atividades Acadêmicas Complementares terá show gratuito de viola e dança

Na próxima terça, 2 de outubro, acontecem as últimas Atividades Acadêmicas Complementares deste ano. Um dos eventos programados é o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, que será às 17h30, na Praça de Serviços. O evento terá apresentação artística dos professores da formação, Quincas da Viola e Júnia Bertolino e a abertura será feita pelo Diretor de Ação Cultural da UFMG, Rodrigo Vivas. Haverá distribuição de Passaporte Cultural aos interessados.

Formação Transversal em Gênero e Sexualidade - perspectivas Queer/LGBTI teve aula inaugural

Em evento que aconteceu ontem, no Auditório do CAD 2, foram discutidas maneiras de enfrentar os desafios para ingresso e permanência de travestis e transexuais no ensino superior. O evento contou com a presença do Pró-reitor de Pós-Graduação, Fábio Alves, e com os convidados, que participaram de uma mesa redonda, Raul Capistrano (Fafich/graduação em Filosofia), Samara Gabi (técnica-administrativa da UFMG), Fran Demétrio (Dra em Saúde Coletiva e professora da UFRB) e Beatriz Trindade (Graduação - IGC).

Programa apoia iniciativas para estruturar laboratórios de graduação

O Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) abriu chamada para inscrições de propostas até 31 de outubro. O objetivo é estruturar os laboratórios para o ensino da graduação e, assim, apoiar ações inovadoras.

Aula inaugural discute ingresso de travestis e transexuais no ensino superior

A Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI terá, em sua aula inaugural, mesa redonda com o tema Ingresso e Permanência de Travestis e Transexuais no Ensino Superior: desafios da institucionalização com estudantes, funcionária e professoras trans/travesti. Farão parte, como debatedores: Raul Capistrano (Fafich/graduação em Filosofia), Samara Gabi (técnica-administrativa da UFMG), Fran Demétrio (Dra. em Saúde Coletiva e docente/pesquisadora da UFRB), Adriana Sales (Dra. em Psicologia, professora estadual no MT e  membro da Associacao Nacional de Travestis e Transexuais - Antra) e Beatriz Trindade (Graduação - IGC).

Setor de Bolsas está com inscrições abertas para estágio

A Prograd está com uma vaga aberta de estágio remunerado para o Setor de Bolsas. As inscrições para participar do processo seletivo vão até 25 de setembro. Os interessados podem optar por 30 ou 20 horas semanais, sendo que a bolsa é de R$ 520,00 ou R$364,00, respectivamente. Esse valor é acrescido de R$6,00 de auxílio transporte por dia efetivamente estagiado. O horário de trabalho será no período da manhã.

Ensinar e aprender formas diferentes de pensar

Aula inaugural da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, que aconteceu na tarde de ontem, 17 de setembro, no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, contou com a presença de mestres e mestras indígenas e quilombolas que trouxeram um pouco das suas vivências para compartilhar com quem participou desse momento inicial.

Projetos de ensino poderão ser incluídos na aba “projetos” do Lattes

Os pesquisadores que atuam com avanços educacionais agora podem incluir, no Currículo Lattes, sua atuação não apenas em projetos de pesquisa e de extensão como também em projetos de ensino. A abrangência da Plataforma Lattes  foi ampliada com o objetivo de refletir a realidade das Universidades, que está fundamentada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Diretoria de Arquivos Institucionais prorroga prazo de inscrição de processo seletivo

Os candidatos interessados em participar da seleção de estagiários para a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) poderão se inscrever até 1º de outubro. As informações podem ser lidas nos Editais de Prorrogação e de Abertura.