Prorrogadas as inscrições para a Semana da Graduação

As inscrições de trabalhos para a 25ª Semana da Graduação foram prorrogadas até dia 22 de setembro, às 16 horas. As orientações para a inscrição e participação na Semana de Graduação podem ser encontradas aqui. O evento faz parte da Semana do Conhecimento, que será realizada no período de 25 a 29 de outubro, e tem como tema Transversalidade da ciência para a construção de futuros e é vinculado à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Prorrogadas inscrições de trabalhos para a 30ª Semana do Conhecimento

A organização da 30ª Semana do Conhecimento UFMG prorrogou, até segunda-feira, dia 20, o prazo de inscrições de trabalhos que serão apresentados nas mostras de graduação, extensão, iniciação científica, relações internacionais, acessibilidade e inclusão.

Resolução define diretrizes sobre assiduidade e avaliação no Ensino Híbrido Emergencial

As diretrizes para aferição de assiduidade dos estudantes e para definição dos processos avaliativos no regime de Ensino Híbrido Emergencial (EHE) estão definidas pela Resolução 09/2021, de 2 de setembro, da Câmara de Graduação (CG) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O EHE será implementado pela UFMG a partir do segundo período letivo deste ano, que terá início em 13 de outubro.

Ensino Híbrido Emergencial

A partir do dia 13 de outubro, início do 2° período letivo de 2021, a UFMG passará a adotar o Ensino Híbrido Emergencial (EHE). A retomada do ensino presencial será realizada de forma gradual, em diálogo com toda a comunidade da UFMG e com base nas orientações dos documentos que estão listados nesta página.

Ranking global da THE confirma UFMG como a melhor federal do Brasil

A UFMG mantém-se como a quinta melhor universidade da América Latina, a terceira melhor instituição de ensino superior e a melhor federal do Brasil, segundo a edição 2022 do ranking mundial da Times Higher Education (THE), divulgada no último dia 1º de setembro. A Universidade ficou na faixa 601-800 das melhores universidades do mundo, a mesma posição alcançada na edição anterior. As colocações da UFMG nos cenários nacional e regional são idênticas às apuradas na versão latino-americana do ranking divulgada em julho.

Resultado final do programa de desenvolvimento de ensino já está disponível

O resultado final do Programa de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg) foi divulgado. Foram contempladas 30 propostas de 14 Unidades Acadêmicas e aprovadas um total de 108 bolsas, somando as de ampla concorrência, ações afirmativas, mestrado e doutorado.

Desafios da acessibilidade são abordados em fórum de integração docente

Desde 2018, quando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passou a estabelecer reserva de vagas para pessoas com deficiência, o número de estudantes com essa condição cresceu consideravelmente, trazendo novos desafios para a UFMG. O trabalho do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e as políticas adotadas pela Universidade para garantir a inclusão desse contingente discente foram abordados nesta quarta-feira, 1º de setembro, durante a 23ª edição do fórum on-line do Programa Integração Docente.

Fórum discute acessibilidade e inclusão no Ensino Superior

O próximo Fórum on-line do Programa Integração Docente, que acontecerá no dia 1° de setembro, de 14h às 15h30, abordará a temática Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior. A transmissão do evento será pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac) e haverá tradução em Libras.

Divulgado resultado preliminar de programa de desenvolvimento de ensino

resultado preliminar do Programa de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg) já está disponibilizado. Foram contempladas 30 propostas de 14 Unidades Acadêmicas e aprovadas um total de 108 bolsas, somando as de ampla concorrência, ações afirmativas, mestrado e doutorado.

UFMG publica resolução de implantação do Ensino Híbrido Emergencial

Foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG, na última quinta-feira, 19, a resolução que regulamenta a implantação de um regime de ensino híbrido na graduação da UFMG, que vai mesclar, em caráter temporário e emergencial, atividades remotas e presenciais. O Ensino Híbrido Emergencial (EHE) vai vigorar a partir do segundo período letivo de 2021, que começa no dia 13 de outubro, em substituição ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), que estava em vigor desde meados de 2020.