Abertas inscrições para transferência e obtenção de novo título

Começam nesta sexta-feira, 21, as inscrições de candidatos a vagas remanescentes em cursos presenciais de graduação da UFMG, nas modalidades transferência e obtenção de novo título.

UFMG está, há mais de uma década, entre as melhores universidades do país

A UFMG recebeu nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Lançado Edital de Revalidação de Diplomas de Graduação UFMG 2019

Estão abertas as inscrições para os interessados em solicitar revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior. Os pedidos devem ser feitos na Plataforma Carolina Bori, em fluxo contínuo, até o limite de vagas disponíveis para cada curso. O requerente deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil.

Divulgado resultado do Pet-Saúde/Interprofissionalidade

O resultado dos estudantes selecionados para o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde - PET- Saúde/Interprofissionalidade já está disponibilizado aqui.

Os candidatos selecionados estão convocados para uma reunião no dia 14/12/2018, de 14h00 às 17h00, na sala 416 do CAD 1, Campus UFMG Pampulha. O não comparecimento do estudante a essa reunião implicará na desclassificação automática do candidato aprovado e na convocação de candidato excedente segundo a ordem de classificação.

Aberto edital de inscrições para bolsas de mobilidade acadêmica

Os estudantes da UFMG que irão participar dos programas de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi no primeiro semestre de 2019 já podem se inscrever para solicitar bolsas. O período para fazer a solicitação vai de 10 de dezembro atè as 17h de 21 de dezembro. O valor total a ser repassado para quem for contemplado, corresponde a soma dos auxílios manutenção, que depende da classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), e deslocamento, de acordo com localização da Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) receptora. A forma de pagamento pode ser acessada no Edital.

Locais de prova da seleção do PET-Saúde/Interpofissionalidade estão disponíveis

Os locais do teste escrito (prova) do PET-Saúde/Interpofissionalidade, a ser realizado no dia 10/12/2018, de 14:00 às 16:00 horas podem ser consultados abaixo:

1) Cursos de Biomedicina, Farmácia, Odontologia e Psicologia: Auditório da Faculdade de Farmácia, Campus Pampulha, 1º andar, bloco 1.

2) Cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina e Nutrição: Sala 463, Faculdade de Medicina.

3) Cursos Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional: Sala 08 (2º andar) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Divulgado resultado preliminar de programa de apoio a laboratórios

O resultado preliminar das propostas contempladas para o Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) foi disponibilizado hoje pela Pró-reitoria de Graduação. Inicialmente, das 33 propostas recebidas, 11 foram selecionadas. A avaliação das propostas foi feita pela Câmara de Graduação, com base nos critérios da  chamada.

Diversidade marca novo perfil do aluno da UFMG

Quase a metade – 49,3% – dos estudantes que chegaram aos cursos de graduação da UFMG no primeiro período letivo de 2018 se autodeclararam pretos ou pardos. O percentual é praticamente o dobro do registrado em 2008 (26,75%), ano que antecedeu o início da aplicação das políticas de ações afirmativas na Universidade. Os dados estão em relatório sobre o perfil dos estudantes matriculados na última década, elaborado pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Programa seleciona bolsistas e voluntários na área de saúde

As inscrições para o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade estarão abertas, de 1º a 8 de dezembro por meio de formulário eletrônico. Podem se inscrever alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Os requisitos para se inscrever e informações sobre a seleção podem ser encontrados no Edital. Os locais das provas de seleção também já estão disponibilizados.

Inep divulga locais de prova do Enade 2018

Já está disponível para consulta os locais de provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Nesta edição, graduandos de 12 cursos da UFMG serão avaliados pelo exame.