Últimas atividades complementares do noturno deste ano serão na terça

Como se preparar para os processos seletivos de mestrado e doutorado? Esse será o tema de uma das 22 atividades complementares do noturno que estão previstas, até o momento, para acontecer na próxima terça, 5 de novembro. A palestra falará de elaboração de projeto de pesquisa, sobre pesquisa e pesquisador, divulgação científica, periódicos e eventos acadêmicos, órgão reguladores e ética em pesquisa. Este evento será realizado no CAD 1. A programação, onde constam todas as atividades, já está disponibilizada.

Encontro discute estratégias para a formação de professores

Professores e alunos da educação básica, de cursos de licenciatura e de educação continuada da UFMG reúnem-se nesta quinta-feira, 31, no sexto andar do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, para a III Roda de Conversa sobre Formação de Professores, que terá como tema Diretrizes para formação de professores em foco.

Presença no currículo

Lançado em maio deste ano por estudantes da UFMG egressos de escolas públicas, o projeto de extensão Face educa, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas, é fruto do idealismo de alunos de 20 cursos da UFMG – muitos deles passaram por cursos pré-universitários, populares e solidários –, que se uniram para concretizar o sonho de outras pessoas de também ingressar em uma universidade pública.

Mensagem de ‘resistência’ em defesa da educação marca encerramento da Semana do Conhecimento

Foi encerrada na tarde desta sexta, 19, no auditório da Reitoria, a 28ª Semana do Conhecimento UFMG, que reuniu estudantes de todos os níveis, incluindo a educação básica, professores, técnicos, comunidades parceiras dos projetos de extensão e representantes de outras universidades e da sociedade. “Esta edição da Semana, em especial, figurou como um movimento de resistência diante das dificuldades políticas e financeiras atualmente enfrentadas pelas universidades públicas. É importante registrar e divulgar que, apesar do contexto tão complexo, nós conseguimos concluir o evento com sucesso”, destacou o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Inscrições para bolsas de mobilidade começam na próxima segunda, 21

Os estudantes que irão participar do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes ou Mobilidade Intercampi no 1º semestre de 2020 podem se candidatar para o recebimento de bolsas. As inscrições estarão abertas de 21 de outubro até às 17 horas do dia 30 de outubro de 2019. As bolsas terão duração de um semestre letivo e o valor equivale a soma do auxílio manutenção e do auxílio deslocamento.

Divulgados os projetos premiados na Semana da Graduação

Os nove projetos selecionados nas avaliações da 23ª Semana da Graduação já podem ser acessados. O evento teve 154 trabalhos inscritos. A premiação acontecerá durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação da Semana do Conhecimento, que será realizada amanhã, 18 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Reitoria.

Semana da Graduação valoriza experiências compartilhadas

Aberta na manhã desta quarta, 16, a 23ª Semana da Graduação veio com novidades que visam ampliar a participação da comunidade acadêmica. A principal mudança é que os projetos passam a ser em auditórios, e não mais na forma de pôsteres, como acontecia até a última edição. Isso criou mais possibilidades de debate, troca de experiências, e aumentou também a participação dos envolvidos nas iniciativas. São avaliados os resumos e a apresentação oral.

Coragem, esperança e alegria’ ditam reflexões da Semana do Conhecimento

Durante a cerimônia que abriu oficialmente a 28ª edição da Semana do Conhecimento, na manhã desta segunda-feira, dia 14, a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, uma das coordenadoras do evento, afirmou que as atividades que compõem sua programação convergem para o objetivo que une toda a comunidade da UFMG: defender a educação de qualidade. “É momento de seguir na luta, com coragem, esperança e alegria”, declarou, emocionada.

Prova de vitalidade

De 7 a 9 de outubro, os campi Montes Claros e Pampulha dão início às atividades que antecedem a 28ª Semana do Conhecimento UFMG, que será realizada no período de 14 a 18 de outubro. Com o tema Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável, serão apresentados mais de 2,6 mil trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Qualidade do ensino da UFMG é confirmada pelo Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apresentou na manhã desta sexta-feira, 4, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Dos 12 cursos de graduação da UFMG avaliados nesta edição do Exame, oito receberam nota máxima, 5, e outros quatro obtiveram nota 4.