Estudantes que farão o Enade devem completar inscrição até 3 de setembro

Graduandos que prestarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 devem, até 3 de setembro, acessar o ambiente virtual da prova para completar a segunda etapa de inscrição. O Enade é pré-requisito para os estudantes que vão colar grau nos cursos selecionados pelo MEC, no primeiro semestre de 2019.

Abertas inscrições para a 27ª Semana do Conhecimento

A UFMG realiza, de 15 a 19 de outubro, a 27ª Semana do Conhecimento, evento que tem a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela Universidade em diálogo com setores da sociedade. Durante os cinco dias, estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação e professores terão a oportunidade de socializar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão finalizados em 2018 ou ainda em andamento.

Ir em frente para fazer uma educação de qualidade

“Esse é um momento especial para a UFMG. É claro que todo esse processo foi induzido pela Capes, mas ele vem ao encontro da proposta que é da própria UFMG, de pensar o papel da Universidade na formação docente, trabalhar a questão da educação superior juntamente com a educação continuada, a educação básica. Essa é uma prioridade da nossa gestão”. Assim foi aberto, pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, o encontro inicial dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid UFMG) e de Residência Pedagógica, de formação de professores, na tarde de hoje, no auditório nobre do Cad 1.

Programas de formação de educadores terão encontro inicial

O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) e o Residência Pedagógica (RP) terão encontro inicial na sexta, 17 de agosto, às 14 horas, no auditório nobre do CAD 1. Os dois programas tem o objetivo de promover a imersão dos estudantes de licenciatura da UFMG em escolas de educação básica. Recentemente foram abertas 834 vagas para estagiários.

Aula inaugural promove compartilhamento de experiências em divulgação científica

Conectar e compartilhar conhecimentos: repensando diálogos e territórios para a divulgação científica esse foi o tema da aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica. No evento foi feito um relato da experiência dos professores Cláudia Gomes e Bráulio Chaves, do Cefet-MG, com o projeto SoFiA. Por meio desse partilhamento, foi mostrado como trazer o que é produzido na academia para a realidade das comunidades, respeitando o processo histórico, social e cultural de cada uma.

Mulheres na Ciência:cadê elas?

“Mulheres na Ciência: por que tão poucas? Chega de mi mi mi... A distância é a mesma para mulheres e homens”. Estimulando a plateia lotada com essa ‘provocação reflexiva’, a física Márcia Barbosa, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou a palestra Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente, na aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos, ocorrida na tarde de hoje, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha da UFMG, da qual também participou a reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida. Ela ressaltou “a importância da formação transversal em Direitos Humanos no percurso acadêmico”, além de agradecer à palestrante e ao público que lotou o auditório da Reitoria . “A universidade tem que ser esse espaço do debate, de abertura”.

Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior prorroga prazo de submissão de trabalhos e está com inscrições abertas para oficinas

A submissão de trabalhos para a quarta edição do Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior teve o prazo prorrogado até 26 de agosto. Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio, LabDocências e Outros. Para verificar as normas e submeter os trabalhos os candidatos devem acessar o esse link.

Setor de Estatística seleciona estagiário

O Setor de Estatística da Prograd está com uma vaga aberta para estágio. Podem concorrer apenas estudantes do curso de Estatística, assistidos pela Fump (Fundação Universitária Mendes Pimentel) nos níveis 1, 2 ou 3, a partir do 3º período.

IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior - Oficinas on-line

Inscrições para as oficinas On-line: 06 a 19 de agosto de 2018 no site do congresso: www.ufmg.br/giz/congresso

Vem aí uma nova Mostra das Profissões UFMG

A Mostra das Profissões UFMG está sendo reformulada para melhor atender aos interessados em estudar na Universidade. Por isso, o evento não acontecerá em setembro de 2018, mas ele voltará no primeiro semestre de 2019!