Setor de Bolsas está com inscrições abertas para estágio

A Prograd está com uma vaga aberta de estágio remunerado para o Setor de Bolsas. As inscrições para participar do processo seletivo vão até 25 de setembro. Os interessados podem optar por 30 ou 20 horas semanais, sendo que a bolsa é de R$ 520,00 ou R$364,00, respectivamente. Esse valor é acrescido de R$6,00 de auxílio transporte por dia efetivamente estagiado. O horário de trabalho será no período da manhã.

Ensinar e aprender formas diferentes de pensar

Aula inaugural da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, que aconteceu na tarde de ontem, 17 de setembro, no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, contou com a presença de mestres e mestras indígenas e quilombolas que trouxeram um pouco das suas vivências para compartilhar com quem participou desse momento inicial.

Projetos de ensino poderão ser incluídos na aba “projetos” do Lattes

Os pesquisadores que atuam com avanços educacionais agora podem incluir, no Currículo Lattes, sua atuação não apenas em projetos de pesquisa e de extensão como também em projetos de ensino. A abrangência da Plataforma Lattes  foi ampliada com o objetivo de refletir a realidade das Universidades, que está fundamentada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Diretoria de Arquivos Institucionais prorroga prazo de inscrição de processo seletivo

Os candidatos interessados em participar da seleção de estagiários para a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) poderão se inscrever até 1º de outubro. As informações podem ser lidas nos Editais de Prorrogação e de Abertura.

Formação Transversal em Saberes Tradicionais terá aula inaugural no dia 17

O Auditório da Escola de Engenharia da UFMG recebe, no dia 17 de setembro, às 14 horas, a aula inaugural da Formação Transversal em Saberes Tradicionais. O evento contará com a presença das mestras e mestres que irão ministrar as disciplinas: Cacique Babau, Dona Maria da Glória de Jesus, Glicéria Jesus da Silva (Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, BA), Davi Kopenawa (Alto Rio Tootobi, AM), Dona Maria Luzia Sidônio (Quilombo dos Luízes, MG), Isael Maxakali e Marcinho Maxakali (Aldeia Verde, MG), dentre outros convidados. O evento é aberto ao público.

Atividades complementares do noturno acontecem na próxima sexta-feira, 14

As inscrições para onze atividades acadêmicas complementares do noturno estão abertas e podem ser feitas online. Os interessados em conhecer a programação, que acontecerá no dia 14 de setembro, já podem acessar a página da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A listagem é atualizada sempre que são cadastradas novas atividades. Os eventos são organizados por diferentes unidades da UFMG e acontecerão em Belo Horizonte e Montes Claros.

IV Congresso de Inovação e Metodologias tem chamada especial para submissão de trabalhos

A quarta edição do Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior terá chamada especial para submissão de trabalhos, em comemoração aos dez anos da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), organizadora do evento. O novo prazo vai até 21 de setembro. São aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio, LabDocências e Outros. Para verificar as normas e submeter os trabalhos os candidatos devem acessar o esse link.

Aula inaugural fala de desafios da acessibilidade

Na noite de ontem, 29, aconteceu, no auditório da Reitoria, a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. O evento foi aberto pelo vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, que falou da importância dessa formação transversal, e pela coordenadora da Formação, Terezinha Cristina, que deu dados sobre o funcionamento formação que hoje conta com 29 professores, de 11 unidades diferentes da UFMG e “esse semestre, teve 281 matrículas”.

Atividades acadêmicas do noturno serão no dia 29

Com temas variados como inclusão, energia nuclear e mulheres na ciência, as atividades acadêmicas complementares que acontecem no turno da noite, serão nesta quarta, 29 de agosto. As inscrições ainda podem ser feitas pelo sistema.

Novos percursos formativos são consolidados nas normas gerais da graduação

Profissionais com formações inéditas e com sólidas bases técnica, científica, crítica e cidadã, capazes de responder aos grandes desafios de uma sociedade de crescente complexidade. Esse é o perfil que a UFMG espera proporcionar aos seus alunos de graduação, ao oferecer novos percursos formativos que estão consolidados nas Normas Gerais de Graduação, aprovadas neste ano pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e publicadas na íntegra na edição 2029 do Boletim UFMG.