Notícias

GIZ divulga Edital de seleção para formação de cadastro reserva e atividade voluntária de alunos de pós-graduação (Doutorado)

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino - GIZ da Prograd recebe, até 16 de outubro de 2018, as inscrições de candidatos/as para o exame de seleção destinado à formação de cadastro de reserva de alunos de pós-graduação (Doutorado) para o Programa de Incentivo à Formação Docente - PIFD e Atividade Voluntária, com a finalidade de atuar nas Comissões Editoriais desta Diretoria.

Mais informações devem ser consultadas no Edital GIZ/PROGRAD/No 005/2018, no site do giz, no formulário de inscrição ou pelo telefone 3409 6451.

Divulgado resultado da seleção de estágio do Setor de Bolsas

O resultado da seleção de estágio referente ao Edital 04/2018 já está disponível. Acesse aqui.

Também foram disponibilizados a prova e o gabarito da seleção.

Veja notícia relacionada.

Divulgados prova e gabarito do processo seletivo do Setor de Bolsas

Acesse aqui a prova e o gabarito da seleção de estagiários do Setor de Bolsas da Pro-reitoria de Graduação.

Veja, aqui, os detalhes do processo seletivo.

Percurso Discente terá seminário de encerramento no sábado

O seminário de encerramento do VII Percurso Discente Universitário (PDU) acontece no dia 6 de outubro, de 8 às 12 horas, no Auditório do 4º andar e salas de aula do CAD 1. O evento  promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-reitoria de Graduação, discutirá a temática Caminhos Profissionais.

Setor de Estatística está com inscrições abertas para estágio

Estão abertas, até 8 de outubro, as inscrições para uma vaga de estágio no Setor de Estatística da Prograd.  Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes no curso de Estatística, a partir do 3° período. Também é necessário ter sido aprovado nas disciplinas “Programação de Computadores” ou “Algoritmos e Estruturas de Dados I” e “Estatística Geral”, além de conhecimento básicos no software R, senso de organização e proatividade e facilidade de trabalhar em equipe.

Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para IV Congresso de Inovação e Metodologias

A quarta edição do Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior, que acontecerá de 2 a 5 de abril de 2019, está com novo prazo para submissão de trabalhos, até 15 de outubro. O evento é organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio, LabDocências e Outros. Para verificar as normas e submeter os trabalhos os candidatos devem acessar o esse link.

Programação das Atividades Acadêmicas Complementares terá show gratuito de viola e dança

Na próxima terça, 2 de outubro, acontecem as últimas Atividades Acadêmicas Complementares deste ano. Um dos eventos programados é o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, que será às 17h30, na Praça de Serviços. O evento terá apresentação artística dos professores da formação, Quincas da Viola e Júnia Bertolino e a abertura será feita pelo Diretor de Ação Cultural da UFMG, Rodrigo Vivas. Haverá distribuição de Passaporte Cultural aos interessados.

Formação Transversal em Gênero e Sexualidade - perspectivas Queer/LGBTI teve aula inaugural

Em evento que aconteceu ontem, no Auditório do CAD 2, foram discutidas maneiras de enfrentar os desafios para ingresso e permanência de travestis e transexuais no ensino superior. O evento contou com a presença do Pró-reitor de Pós-Graduação, Fábio Alves, e com os convidados, que participaram de uma mesa redonda, Raul Capistrano (Fafich/graduação em Filosofia), Samara Gabi (técnica-administrativa da UFMG), Fran Demétrio (Dra em Saúde Coletiva e professora da UFRB) e Beatriz Trindade (Graduação - IGC).

Programa apoia iniciativas para estruturar laboratórios de graduação

O Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) abriu chamada para inscrições de propostas até 31 de outubro. O objetivo é estruturar os laboratórios para o ensino da graduação e, assim, apoiar ações inovadoras.

Aula inaugural discute ingresso de travestis e transexuais no ensino superior

A Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI terá, em sua aula inaugural, mesa redonda com o tema Ingresso e Permanência de Travestis e Transexuais no Ensino Superior: desafios da institucionalização com estudantes, funcionária e professoras trans/travesti. Farão parte, como debatedores: Raul Capistrano (Fafich/graduação em Filosofia), Samara Gabi (técnica-administrativa da UFMG), Fran Demétrio (Dra. em Saúde Coletiva e docente/pesquisadora da UFRB), Adriana Sales (Dra. em Psicologia, professora estadual no MT e  membro da Associacao Nacional de Travestis e Transexuais - Antra) e Beatriz Trindade (Graduação - IGC).