Divulgado regulamento para continuidade de estudos e mudança de turno

Está aberto, até dia 11 de março, o prazo para requerer Mudança de Turno.  A solicitação deve ser feita presencialmente nos Colegiados de cursos. Nos dias 10 e 11 de março, estará aberto o período de submissão de requerimento online, por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA), para continuidade de estudos. Os dois processos se referem a vagas remanescentes, para ingresso no segundo período letivo, em cursos de graduação da UFMG. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis nesse regulamento. O candidato poderá acessar o quadro de vagas no site do DRCA.

Jornada empreendedora de sucesso será discutida em aula inaugural

Acontecerá, no dia 12 de março, às 17 horas, no Auditório B106 do CAD 3, aula inaugural da Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação. O evento, que terá como convidada Mônica Hawck, da empresa Solides, tratará dos aspectos dos diferentes perfis pessoais/profissionais e da importância em se conhecer pontos fortes e fracos em si mesmo e em sua equipe para uma jornada empreendedora de sucesso.

Programa de Imersão Docente seleciona bolsistas

Foram prorrogadas até hoje, 11 de março, as inscrições para o Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico. São cinco vagas para bolsistas, sendo três para atividades do 1º Ciclo e duas para atividades do 3º Ciclo. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de licenciatura da UFMG, a partir do 3º período. Os procedimentos para inscrição podem ser verificados nos editais 022/2020 e 024/2020. Observe, também, as erratas do edital 022/20 e 024/20. A carga horária do (a)  monitor(a) bolsista será de 25 horas semanais e o valor da bolsa de R$500,00.

Aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica debaterá o papel da divulgação das tecnociências no desenvolvimento social

Quais ciências ou tecnociências têm sido produzidas no Brasil? Qual o seu impacto no desenvolvimento do país? Como a universidade pública deveria atuar para promover uma tecnociência que esteja a serviço do verdadeiro desenvolvimento do país e qual o papel da divulgação científica nesse processo?

Prograd apresenta a recém-chegados iniciativas de valorização da docência

Em encontro nesta quinta, 5, no campus Pampulha, com participação de cerca de 150 professores que iniciaram carreira na UFMG há até três anos, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) apresentou sua estrutura e iniciativas que visam apoiar e valorizar a atividade docente na Universidade. Dirigentes e técnicos traçaram um panorama das ações, que incluem as normas de graduação recém-implantadas, que estimulam a flexibilidade curricular, programas de bolsas, de mobilidade e de apoio a laboratórios de ensino, entre outras.

Aula inaugural discute acessibilidade e inclusão escolar

Atenção: A aula foi adiada por tempo indeterminado devido às orientações relacionadas à pandemia do coronavírus

A Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão será aberta, nesse semestre, com a palestra Desafios atuais da política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, ministrada pela Profa. Mônica Kassar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Será no dia 24 de março, às 19 horas, no Auditório B102, do CAD 3, no Campus Pampulha.

Lutas sociais, saúde mental e impactos da mineração são temas da Formação Transversal em Direitos Humanos

A Formação Transversal em Direitos Humanos oferece, nesse primeiro semestre, seis disciplinas. Lutas sociais, saúde mental e danos decorrentes da atividade mineradora serão alguns dos temas abordados nessa formação. As disciplinas serão ministradas por docentes que fazem parte da Rede de Direitos Humanos UFMG.

Abertas as inscrições para formação em docência do ensino superior

As inscrições para a 11ª edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior estão abertas até dia 11 de março. A formação é realizada pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem o objetivo de promover a reflexão, a análise, a elaboração e a socialização de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos de graduação da UFMG. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos) e professores da instituição.

Aula inaugural da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais será amanhã

Acontece amanhã, dia 3 de março, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação,  a aula inaugural "Afrotopia: desafios políticos contemporâneos", ministrada pelo Prof. Renato Noguera da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento abriá esse semestre da Formação Transversal em relações Étnico-Raciais: história da África e cultura afrobrasileira.

UFMG recebe mais de três mil calouros nesta segunda

Nesta segunda-feira, 2, a UFMG abre seu primeiro período letivo, com uma programação especial para receber os cerca de três mil estudantes aprovados na primeira edição anual do Sisu 2020 e do Vestibular de Habilidades. Em solenidades que ocorrem às 9h e às 19h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD I), campus Pampulha, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor, Alessandro Moreira, dão boas-vindas aos calouros.