Notícias

UFMG não vai adotar aulas a distância durante período que vigorarem medidas para a contenção do novo coronavírus

Câmara de Graduação, reunida na tarde de ontem, recomendou que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais

UFMG suspende atividades administrativas presenciais a partir de segunda, 23

As atividades administrativas realizadas de forma presencial nos campi da UFMG estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. O objetivo é atender aos novos protocolos de distanciamento social adotados pelo governo federal e pela prefeitura de Belo Horizonte, que integram medidas para combater o avanço da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

UFMG oferece auxílio financeiro emergencial para estudantes assistidos

A UFMG está disponibilizando um auxílio emergencial e imediato de R$ 200 a estudantes assistidos nos níveis I, II e III para arcar com despesas como alimentação básica e passagens rodoviárias. A medida foi tomada pela direção da Universidade em razão do decreto 17.304, expedido pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, na última quarta-feira, dia 18, que determina o fechamento de bares e restaurantes na capital.  É a Prefeitura que regula o funcionamento desses estabelecimentos por meio da emissão de alvarás.

UFMG suspende novas chamadas de candidatos classificados no Sisu

A UFMG suspendeu nesta quarta-feira, dia 18, novas convocações de candidatos selecionados em seus processos seletivos para realização de matrícula e registro. A decisão abrange o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), o Vestibular de Habilidades, os processos de Transferência e Obtenção de Novo Título e a seleção para os cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) e para o Centro Pedagógico. A medida integra o conjunto de ações implantadas para coibir o avanço da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Em nota, Reitoria oficializa suspensão das aulas presenciais

As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e da Escola Básica e Profissional (Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário) estão suspensas a partir desta quarta-feira, dia 18, por tempo indeterminado. A decisão, acertada na segunda-feira, dia 16, pela Administração Central, em consonância com as diretrizes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), está formalizada em Portaria editada pela Reitoria da UFMG e em nota à comunidade universitária.

Abertas inscrições para submissão de propostas de eventos acadêmicos

Atenção: Ver nesse link orientações sobre o Paie diante da pandemia do coronavírus.

Percurso de sucesso

No início deste mês, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) reuniu professores recém-chegados à UFMG para apresentar sua estrutura e as iniciativas que visam ao aprimoramento do trabalho docente no ensino de graduação. Um dos destaques do encontro foram as atividades coordenadas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, mais conhecida como GIZ, estrutura física e administrativa de caráter permanente para suporte a professores.

Evento foi oportunidade para conhecer Programa de Educação Tutorial

Na manhã de ontem, no Auditório da Reitoria, aconteceu a mesa "Trajetórias do Pet", em comemoração aos 40 anos do Programa de Educação Tutorial (PET). Durante o evento, estiveram presente professores e estudantes participantes ou que já fizeram parte do programa. O momento foi uma oportunidade de troca de experiência, de conhecer mais a iniciativa e como ela ajuda, também, nas vivências fora da Universidade.

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino seleciona bolsistas e voluntários

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições da seleção de bolsistas e formação de cadastro de reserva para atuar na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), vinculada à Prograd. Para candidatar, o estudante deve acessar e preencher o formulário online na página do Giz e anexar os documentos necessários. São quatro vagas, sendo três para ampla concorrência e uma para a modalidade Ações Afirmativas da UFMG. O edital pode ser acessado nesse link.

Evento comemora 40 anos do Programa de Educação Tutorial

Por iniciativa dos estudantes de diferentes cursos de graduação, integrantes dos 14 grupos que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMG, acontecerão amanhã, 11 de março, duas mesas no Auditório da Reitoria. Uma será às 11 horas e, a outra, às 17 horas. A primeira, Trajetórias do PET, resgatará o impacto do programa na trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos e tutores, através do depoimento de diferentes integrantes que compuseram o PET ao longo de sua existência na UFMG.  Na segunda, Democracia e Políticas Públicas, haverá um debate sobre a importância do investimento em educação e ciência para a consolidação de programas de excelência, a exemplo do Pet.