Proex divulga nova data para submissão de propostas de eventos acadêmicos

Foram reabertas, até 25 de novembro, as inscrições para a submissão de propostas do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie), referente à terceira chamada do edital 03/2019. A retificação do edital se encontra disponível no site da Proex.

Conectando conhecimento

Na manhã e tarde de ontem, 7 de novembro, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd) promoveu o Encontro de Assessoria Pedagógica com os representantes laboratórios contemplados pela chamada interna 001/2018 da Prograd. O objetivo do evento foi estabelecer um primeiro contato com os envolvidos nos projetos para conhecer o trabalho realizado nos laboratórios e iniciar o iniciar o trabalho de assessoria pedagógica.

Inscritos têm até o dia 21 para preencher questionário do Enade

Inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até 21 de novembro para preencher o questionário. Caso seja o primeiro acesso, o estudante deve fazer o cadastro on-line. No dia 24, será aplicada a prova escrita, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros.

Primeiro curso da UFMG em Montes Claros completa 20 anos

Agronomia, o primeiro curso de graduação da UFMG instalado fora de Belo Horizonte, foi criado em 1998, no então Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), hoje Instituto de Ciências Agrárias (ICA). A  primeira turma do curso ingressou no campus em 1999. Para celebrar os 20 anos, o ICA preparou dois dias de programação especial.

Últimas atividades complementares do noturno deste ano serão na terça

Como se preparar para os processos seletivos de mestrado e doutorado? Esse será o tema de uma das 22 atividades complementares do noturno que estão previstas, até o momento, para acontecer na próxima terça, 5 de novembro. A palestra falará de elaboração de projeto de pesquisa, sobre pesquisa e pesquisador, divulgação científica, periódicos e eventos acadêmicos, órgão reguladores e ética em pesquisa. Este evento será realizado no CAD 1. A programação, onde constam todas as atividades, já está disponibilizada.

Encontro discute estratégias para a formação de professores

Professores e alunos da educação básica, de cursos de licenciatura e de educação continuada da UFMG reúnem-se nesta quinta-feira, 31, no sexto andar do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, para a III Roda de Conversa sobre Formação de Professores, que terá como tema Diretrizes para formação de professores em foco.

Presença no currículo

Lançado em maio deste ano por estudantes da UFMG egressos de escolas públicas, o projeto de extensão Face educa, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas, é fruto do idealismo de alunos de 20 cursos da UFMG – muitos deles passaram por cursos pré-universitários, populares e solidários –, que se uniram para concretizar o sonho de outras pessoas de também ingressar em uma universidade pública.

Mensagem de ‘resistência’ em defesa da educação marca encerramento da Semana do Conhecimento

Foi encerrada na tarde desta sexta, 19, no auditório da Reitoria, a 28ª Semana do Conhecimento UFMG, que reuniu estudantes de todos os níveis, incluindo a educação básica, professores, técnicos, comunidades parceiras dos projetos de extensão e representantes de outras universidades e da sociedade. “Esta edição da Semana, em especial, figurou como um movimento de resistência diante das dificuldades políticas e financeiras atualmente enfrentadas pelas universidades públicas. É importante registrar e divulgar que, apesar do contexto tão complexo, nós conseguimos concluir o evento com sucesso”, destacou o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Inscrições para bolsas de mobilidade começam na próxima segunda, 21

Os estudantes que irão participar do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes ou Mobilidade Intercampi no 1º semestre de 2020 podem se candidatar para o recebimento de bolsas. As inscrições estarão abertas de 21 de outubro até às 17 horas do dia 30 de outubro de 2019. As bolsas terão duração de um semestre letivo e o valor equivale a soma do auxílio manutenção e do auxílio deslocamento.

Divulgados os projetos premiados na Semana da Graduação

Os nove projetos selecionados nas avaliações da 23ª Semana da Graduação já podem ser acessados. O evento teve 154 trabalhos inscritos. A premiação acontecerá durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação da Semana do Conhecimento, que será realizada amanhã, 18 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Reitoria.