Percurso de sucesso

No início deste mês, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) reuniu professores recém-chegados à UFMG para apresentar sua estrutura e as iniciativas que visam ao aprimoramento do trabalho docente no ensino de graduação. Um dos destaques do encontro foram as atividades coordenadas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, mais conhecida como GIZ, estrutura física e administrativa de caráter permanente para suporte a professores.

Evento foi oportunidade para conhecer Programa de Educação Tutorial

Na manhã de ontem, no Auditório da Reitoria, aconteceu a mesa "Trajetórias do Pet", em comemoração aos 40 anos do Programa de Educação Tutorial (PET). Durante o evento, estiveram presente professores e estudantes participantes ou que já fizeram parte do programa. O momento foi uma oportunidade de troca de experiência, de conhecer mais a iniciativa e como ela ajuda, também, nas vivências fora da Universidade.

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino seleciona bolsistas e voluntários

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições da seleção de bolsistas e formação de cadastro de reserva para atuar na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), vinculada à Prograd. Para candidatar, o estudante deve acessar e preencher o formulário online na página do Giz e anexar os documentos necessários. São quatro vagas, sendo três para ampla concorrência e uma para a modalidade Ações Afirmativas da UFMG. O edital pode ser acessado nesse link.

Evento comemora 40 anos do Programa de Educação Tutorial

Por iniciativa dos estudantes de diferentes cursos de graduação, integrantes dos 14 grupos que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMG, acontecerão amanhã, 11 de março, duas mesas no Auditório da Reitoria. Uma será às 11 horas e, a outra, às 17 horas. A primeira, Trajetórias do PET, resgatará o impacto do programa na trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos e tutores, através do depoimento de diferentes integrantes que compuseram o PET ao longo de sua existência na UFMG.  Na segunda, Democracia e Políticas Públicas, haverá um debate sobre a importância do investimento em educação e ciência para a consolidação de programas de excelência, a exemplo do Pet.

Divulgado regulamento para continuidade de estudos e mudança de turno

Está aberto, até dia 11 de março, o prazo para requerer Mudança de Turno.  A solicitação deve ser feita presencialmente nos Colegiados de cursos. Nos dias 10 e 11 de março, estará aberto o período de submissão de requerimento online, por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA), para continuidade de estudos. Os dois processos se referem a vagas remanescentes, para ingresso no segundo período letivo, em cursos de graduação da UFMG. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis nesse regulamento. O candidato poderá acessar o quadro de vagas no site do DRCA.

Jornada empreendedora de sucesso será discutida em aula inaugural

Acontecerá, no dia 12 de março, às 17 horas, no Auditório B106 do CAD 3, aula inaugural da Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação. O evento, que terá como convidada Mônica Hawck, da empresa Solides, tratará dos aspectos dos diferentes perfis pessoais/profissionais e da importância em se conhecer pontos fortes e fracos em si mesmo e em sua equipe para uma jornada empreendedora de sucesso.

Programa de Imersão Docente seleciona bolsistas

Foram prorrogadas até hoje, 11 de março, as inscrições para o Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico. São cinco vagas para bolsistas, sendo três para atividades do 1º Ciclo e duas para atividades do 3º Ciclo. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de licenciatura da UFMG, a partir do 3º período. Os procedimentos para inscrição podem ser verificados nos editais 022/2020 e 024/2020. Observe, também, as erratas do edital 022/20 e 024/20. A carga horária do (a)  monitor(a) bolsista será de 25 horas semanais e o valor da bolsa de R$500,00.

Aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica debaterá o papel da divulgação das tecnociências no desenvolvimento social

Quais ciências ou tecnociências têm sido produzidas no Brasil? Qual o seu impacto no desenvolvimento do país? Como a universidade pública deveria atuar para promover uma tecnociência que esteja a serviço do verdadeiro desenvolvimento do país e qual o papel da divulgação científica nesse processo?

Prograd apresenta a recém-chegados iniciativas de valorização da docência

Em encontro nesta quinta, 5, no campus Pampulha, com participação de cerca de 150 professores que iniciaram carreira na UFMG há até três anos, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) apresentou sua estrutura e iniciativas que visam apoiar e valorizar a atividade docente na Universidade. Dirigentes e técnicos traçaram um panorama das ações, que incluem as normas de graduação recém-implantadas, que estimulam a flexibilidade curricular, programas de bolsas, de mobilidade e de apoio a laboratórios de ensino, entre outras.

Aula inaugural discute acessibilidade e inclusão escolar

Atenção: A aula foi adiada por tempo indeterminado devido às orientações relacionadas à pandemia do coronavírus

A Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão será aberta, nesse semestre, com a palestra Desafios atuais da política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, ministrada pela Profa. Mônica Kassar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Será no dia 24 de março, às 19 horas, no Auditório B102, do CAD 3, no Campus Pampulha.