Notícias

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos oferece aula aberta com a Comunidade Negra dos Arturos

Na segunda-feira, 30/9, de 11h às 12h, acontece a aula aberta da disciplina "Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos". O evento, que marca o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, será realizado na Praça de Serviços da UFMG, com entrada aberta a toda a população. Promovida pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o objetivo da aula é criar um ambiente de partilha de experiências, aproximando os participantes do modo como os Arturos se reconhecem e se reconstroem no mundo por meio do canto e da dança.

Novas atividades do noturno estão programadas para a próxima segunda

O impacto das inovações na era digital nos negócios, na carreira e na vida, Biomatemática e Saúde Mental na Universidade são alguns dos assuntos que serão discutidos no próximo dia 23 de setembro em nova programação das atividades acadêmicas complementares do noturno. As inscrições ainda estão abertas e são realizadas online.

Atividades acadêmicas do noturno tem programação variada

Os interessados em comparecer aos eventos que acontecerão no dia 12 de setembro, como parte das atividades acadêmicas complementares do noturno, já podem se inscrever neste link. Além de acessar a programação no sistema, a lista também é constantemente atualizada no site da Prograd.

Aula inaugural tratará de caminhos para a descolonização

A Formação Transversal UFMG: Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira terá, em sua aula inaugural, a conferência “Lutas de libertação, racismo e memórias de revolução: para uma descolonização do presente”, proferida pelo Prof. Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O evento acontece no dia 10 de setembro, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação.

A aula será aberta ao público e não tem necessidade de inscrição prévia. Para receber certificado, a pessoa deverá assinar lista de presença do evento.

DCC inaugura laboratório contemplado por iniciativa da Prograd

O Laboratório de Introdução à Computação (Laico), vinculado ao ICEx e situado no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), sediou, nesta quarta-feira, dia 3, sua primeira aula. A unidade foi uma das selecionadas na chamada de 2018 do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). O edital destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios e beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas.

TV UFMG traz série sobre as Normas Gerais da Graduação

Desde o início dessa semana, a TV UFMG está divulgando, em sua página do Facebook, uma série que trata de alguns pontos das Normas Gerais da Graduação.

Inscrições abertas para monitores e voluntários

Estão abertas, até às 23h59min do dia 27 de agosto, as inscrições de candidatos para preenchimento de vagas, duas, e formação de cadastro de reserva para o Programa de Monitoria de Graduação (PMG) e atividade voluntária para atuar em ações desenvolvidas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O edital já está disponibilizado neste link.

EEFFTO recebe a Oficina "Desenvolvimento Docente para a Avaliação Programática do Estudante em Cursos de Graduação da Área da Saúde no Brasil"

Nos dias 8 e 9 de agosto, foi realizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) a Oficina "Desenvolvimento Docente para a Avaliação Programática do Estudante em Cursos de Graduação da Área da Saúde no Brasil". O objetivo foi auxiliar os professores da área da saúde a aprimorarem o conhecimento em relação aos métodos e estratégias que eles utilizam para avaliar os alunos.

Atividades complementares do noturno serão nesta quarta

As inscrições para as atividades complementares que acontecerão na quarta-feira, 21 de agosto, à noite, já podem ser realizadas pelo sistema. Já estão cadastradas mais de dez atividades de diferentes unidades e cursos da UFMG. Outras atividades ainda podem ser incluídas até a data.

Formação Transversal em Estudos Internacionais terá aula inaugural em setembro

A aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, promovida pela  Diretoria de Relações Internacionais (DRI), terá a apresentação 100 Faces dos Refugiados Rohingya, ministrada pelo fotojornalista Showkat Shafi, do canal de notícias Al Jazeera. Será no dia 3 de setembro, às 11h15, no Auditório A104 do CAD 2, no Campus Pampulha.