Notícias

UFMG lança política de inclusão digital para garantir acesso ao ensino remoto emergencial

A UFMG divulgou nesta terça-feira, 30 de junho, quatro chamadas que integram a sua Política de Inclusão Digital, formulada para assegurar acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet. A medida é essencial para que todos os estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles com deficiência, possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19.

Integração Docente promove webinar sobre gravação de videoaulas com smartphones na próxima quarta-feira

O programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas realiza o webinar “O uso de smartphone na produção de videoaulas”, na quarta-feira, 1/7, de 14h a 16h.

UFMG define diretrizes para retomada das atividades em regime remoto emergencial

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu, em sessão nesta quinta-feira, dia 25, diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. O órgão aprovou resolução que estabelece que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu terão suas atividades reiniciadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente.

Disponibilizado material de orientação do Setor de Patrimônio da Prograd

O Manual de Patrimônio da Prograd já pode ser consultado. O documento apresenta o compilado vigente do Manual de Patrimônio elaborado pela Divisão de Material do DSG da Pró-Reitoria de Administração da UFMG – que orienta as aplicações dos procedimentos do controle patrimonial na Prograd.

Engenharias e ciências exatas discutem planejamento de retorno das atividades

A terceira edição da série de fóruns on-line que a UFMG está promovendo para debater a retomada das atividades acadêmicas será realizada nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 14h. Dessa vez, professores e estudantes farão uma análise das condições dos cursos das áreas de engenharia e ciências exatas. O evento terá transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, com tradução em Libras.

Cursos de curta duração sobre educação a distância recebem inscrições a partir de 22/6

Professores da UFMG interessados em saber mais sobre educação a distância podem se inscrever nos quatro cursos de extensão online oferecidos pelo Caed/UFMG sobre a temática: “Introdução à EaD”, “Noções Básicas de Direitos Autorais”, “Introdução à Acessibilidade na EaD” e “Introdução à Webconferência na EaD”.

Evento encerra 11° Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Com o tema Ensinar e aprender em tempos de precarização do trabalho e desemprego estrutural, acontece, na quinta-feira, 18 de junho, às 14 horas, a aula de encerramento do 11º Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). O evento será online, pelo YouTube da Cac , e terá como convidados os professores João Antônio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas e Suzana dos Santos Gomes, da Faculdade de Educação.

Webinar realizado nesta quarta-feira apresentará recursos e atividades da plataforma Moodle

Nesta quarta–feira, 17, de 14h a 16h, o Caed promove o webinar “Moodle: Recursos e Atividades”, que abordará ferramentas da plataforma Moodle, como podcasts, vídeos, animações, chats, fóruns, wikis, tarefas e questionários. O evento, traduzido simultaneamente em Libras, será transmitido pelo canal do Caed no YouTube

Cursos de saúde abrem discussões sobre retorno das atividades acadêmicas

O planejamento de retorno às atividades acadêmicas impõe o desafio de se olhar com cuidado as necessidades de cada área do conhecimento e cursos envolvidos. Esse foi o eixo que perpassou as discussões feitas no Fórum on-line Cursos da saúde: o planejamento da retomada de atividades de ensino com segurança, equidade e qualidade, o segundo organizado no âmbito do Programa Integração docente - ações formativas para as práticas pedagógicas. O evento, realizado por videoconferência na tarde desta quarta-feira, dia 10, reuniu gestores e estudantes de cursos da área de saúde, profissionais dos hospitais da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, que mantém estreita interface com a Universidade.