Troca de experiências marcou Semana da Graduação

Hoje, na parte da manhã, aconteceram as últimas apresentações de trabalhos da Semana da Graduação. Mesmo com o susto inicial trazido pela pandemia e o Ensino Remoto, o novo contexto trouxe muito aprendizado. Situações que exigiram empatia, mudanças de olhar, um trabalho mais colaborativo. Os relatos mostraram isso, especialmente nos ganhos que poderão ficar para o retorno do ensino e atividades presenciais.

Semana da Graduação reflete mudanças trazidas pela pandemia

O desafio imposto pelo ensino remoto emergencial trouxe muitos ganhos em criatividade e inovação. Isso pode ser percebido nos trabalhos apresentados nesta quarta-feira, 21, no primeiro dia da 24ª Semana da Graduação, mostra que integra a programação da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.

Impacto de ações formativas para o ensino remoto é tema de webinar nesta quinta-feira

Professores comentam a importância das ações formativas ofertadas pelo Programa Integração Docente, em webinar promovido nesta quinta-feira, 22, das 14h às 16h, canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no Youtube, onde ficará gravado.

Calouros da UFMG farão registro acadêmico nesta semana

Os candidatos classificados para o segundo semestre letivo e os convocados da sexta chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer o registro acadêmico na UFMG a partir desta terça-feira, dia 20, até as 23h59 de quinta-feira, 22. Em razão da pandemia de covid-19, o procedimento será feito na página do Sisu UFMG por meio de upload da documentação exigida.

Semana da Graduação começa na próxima quarta

Esta semana, nos dias 21 e 22 de outubro, acontece a 24ª Semana da Graduação. O evento faz parte da Semana do Conhecimento e tem o objetivo de compartilhar com a comunidade os projetos vinculados aos Programas de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A Semana recebeu inscrição de 133 trabalhos. Destes, dos 95 projetos do Programa de Monitoria de Graduação inscritos, foram indicados 20, após avaliação por bancas compostas por docentes da UFMG, para apresentação on-line no dia 21.

Em meio ao ensino remoto, professores relatam experiências e 'aulas inesquecíveis'

O ato de ensinar carrega múltiplos sentidos. “É compartilhar sonhos e se sentir realizado com o sucesso dos alunos”, resume o professor Francisco Barbosa, que há 45 anos integra o quadro docente do ICB. Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a experiência docente é, sobretudo, um aprendizado. “Toda nova turma traz um diálogo diferente e experiências distintas”, afirma a reitora, que ingressou na Faculdade de Letras em 1995.

Fórum on-line será uma homenagem aos professores

Os docentes tiveram que se reinventar com a pandemia e a consequente implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O desafio de lecionar num contexto totalmente novo exige conhecer novas tecnologias, se preparar e ter um novo olhar para os  processos de ensino-aprendizagem. Tudo para manter a qualidade nas disciplinas que oferecem. O próximo Fórum on-line, parte do Programa Integração, colocará essas questões em pauta com o tema “Ser professor: aulas inesquecíveis”.

Divulgado o resultado preliminar do Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG)

Os colegiados de cursos de graduação que submeteram propostas para a Chamada do PDEG já podem acessar o resultado preliminar aqui. O Programa tem o objetivo de promover a qualidade e a inovação do processo de ensino- aprendizagem–avaliação  nos cursos de graduação da UFMG com a utilização de estratégias pedagógicas e ou ações para a redução da retenção, da evasão, do tempo de integralização e aumento do rendimento médio na graduação.

Webinar apresentará ferramentas para produção de trabalhos acadêmicos no ensino remoto

Nesta quarta-feira, 7, das 14h às 16h, o programa Integração Docente promove o seu décimo webinar, que abordará estratégias e recursos tecnológicos para a produção de trabalhos acadêmicos, no ensino remoto emergencial.

Em meio a percalços, estudantes relatam avanços em suas experiências com o ensino remoto

Os desafios, percalços e avanços identificados por estudantes em suas experiências com o ensino remoto emergencial foram relatados na décima edição dos fóruns on-line do Programa Integração Docente, realizada nesta quarta-feira, 30 de setembro. O evento contou com a participação de discentes de diferentes percursos na UFMG, como a doutoranda em Biologia Celular Tereza Fontes Cal, que desenvolve estágio docente, o estudante Erick Xakriabá, do curso de Odontologia, e a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiza Datas, que fez uma avaliação do programa de inclusão digital da UFMG.