Divulgado Resultado do Programa de Incentivo à Formação Docente

Consulte aqui a relação de projetos selecionados pelo Programa de Incentivo à Formação Docente. Para informações sobre os procedimentos a serem adotados pelos projetos selecionados, acesse a página do Programa de Bolsas da Graduação

Orientações para cadastro de Atividades Acadêmicas Complementares

As Unidades Acadêmicas, Departamentos e Colegiados interessados em cadastrar Atividades Acadêmicas Complementares do turno noturno, que acontecerão em datas predeterminadas no calendário acadêmico, devem seguir as orientações do Memorando Circular PROGRAD 002/2016.

A padronização no envio dos dados sobre os eventos visa permitir que a divulgação das atividades para os estudantes dos cursos de graduação seja feita em tempo hábil e, posteriormente, que os alunos possam emitir os certificados online e no menor prazo possível.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo email eventos@prograd.ufmg.br ou pelos telefones 3409-4562/6472.

Abaixo, podem ser acessados, o memorando e o modelo de lista de presença:

Memorando

Modelo Lista de Presença

Resultado da seleção para Programa de Bolsas de Mobilidade está disponível

O Programa de bolsas para mobilidade acadêmica nacional e intercampi concede auxílios financeiros para manutenção e deslocamentode alunos de graduação que, no 2º semestre de 2016, vão participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da ANDIFES ou do Programa de Mobilidade Intercampi da UFMG.

Acesse neste link o resultado.

Veja aqui notícia relacionada.

Programa de Incentivo à Formação Docente seleciona projetos

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), visando contribuir para a qualidade e para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG, realizará seleção de projetos para o PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE (PIFD). A submissão de propostas poderá ser feita de 06 a 17 de julho por colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais, departamentos e demais estruturas acadêmicas ou projetos institucionais que desenvolvem atividades voltadas para o ensino de graduação. Neste edital serão acolhidos pedidos de renovação de projetos já em andamento e pedidos de implantação de novos projetos no segundo semestre de 2016. As propostas aprovadas receberão cotas de complementações de bolsas para os estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado da UFMG. Clique aqui para ver o edital.

Formulário de inscrição (doc)

Formulário de inscrição (odt)

Divulgado edital para bolsas de mobilidade

Divulgada a abertura do Edital para bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que no 2º semestre de 2016 participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI, nome pelo qual será designado o cumprimento de um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação prevendo a realização de atividades acadêmicas e disciplinas ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para alunos do campus de Montes Claros, ou ofertadas no campus de Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte.

O período para recebimento das inscrições pelo Setor de Mobilidade e Estágio da Pró-Reitoria de Graduação vai até 08 de julho. As condições para se candidatar, assim como os procedimentos de inscrição podem ser acessados no edital.

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo telefone 3409-4438.

Proposta de reconfiguração dos currículos de graduação está em discussão na UFMG

Proposta de mudanças em princípios que regem a graduação na UFMG já foi discutida  com a Câmara de Graduação e apresentada a membros de órgãos colegiados das unidades acadêmicas e comunidade acadêmica. A adesão à proposta não é obrigatória e deve ser estudada por cada curso.

Novo número da Revista Docência do Ensino Superior já está disponível

Está no ar o volume 6, número 1, da Revista Docência do Ensino Superior, com artigos inéditos, resenha, depoimentos de professores e resumos de teses e dissertações. O conjunto de textos aborda, principalmente, as inovações em metodologias de ensino-aprendizagem e a profissão docente na universidade, reforçando, assim, a missão deste periódico de compor-se como “espaço e fórum de debates relacionados à docência no ensino superior”. São publicações das diferentes áreas do conhecimento e oriundas de professores e pesquisadores da própria UFMG e de outras instituições. Clique nesse link para ter acesso aos textos.

Inscrições abertas para seleção de bolsistas de graduação

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está com inscrições abertas, de 21 a 28 de junho de 2016, para o processo de seleção de 02 (duas) vagas para bolsistas de graduação para o Campus Pampulha.

Proposta de reconfiguração dos currículos de graduação será debatida com a comunidade nesta quarta

Proposta de mudanças em princípios que regem a graduação na UFMG será apresentada à comunidade acadêmica em reunião nesta quarta, 8, das 14h às 17h, no auditório da Escola de Engenharia. Essa proposta já foi discutida pela Câmara de Graduação e apresentada a membros de órgãos colegiados das unidades acadêmicas. As ideias serão debatidas durante o encontro, e os membros da comunidade poderão, posteriormente, enviar sugestões por escrito.

Atividades Acadêmicas Complementares estão com inscrições abertas

A próxima data reservada para a realização dessas atividades, que acontecem no turno noturno, será 18 de maio. Conforme previsto no Calendário Escolar, nessa data não deverão ocorrer aulas no turno noturno, devendo os estudantes ser liberados para frequentar as Atividades Complementares. As inscrições para as atividades deverão ser feitas neste link.