UFMG adia procedimentos do calendário acadêmico por tempo indeterminado

Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG.  A comunicação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart de Almeida por meio do ofício circular 6/2020 encaminhado a diretores de unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e estudantes.

Universidades mineiras defendem isolamento social como medida de enfrentamento da Covid-19

Os dirigentes das universidades que compõem o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e a PUC Minas divulgaram nesta terça-feira, dia 31, uma nota conjunta em que manifestam apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e de entidades médicas, sanitárias e científicas em relação à manutenção do isolamento social como “medida indispensável para o enfrentamento da Covid-19”.

Informação de fontes seguras é fundamental para enfrentar a pandemia

O que é transmissão comunitária, por que o isolamento social é necessário, quando buscar um médico ou fazer o exame. Esclarecimentos para essas e outras questões relacionadas à pandemia de Covid-19 estão contidos em entrevista com a professora Cristina Alvim, da Faculdade de Medicina, assessora da Reitoria para a Área de Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG.

“É fundamental reunirmos orientações, de fontes confiáveis, para dar mais segurança sobre como e por que agir nesse momento. Mas é preciso estarmos atentos, porque o conhecimento está sendo produzido e revisto, e devemos acompanhar as atualizações”, diz Cristina, que, para formular as respostas, recorreu a documentos de organismos nacionais e internacionais.

Medidas da Pró-reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. A suspensão de atividades desenvolvidas na UFMG tem sido progressivamente implementada, respondendo ao contexto da pandemia do novo Coronavírus.

UFMG não vai adotar aulas a distância durante período que vigorarem medidas para a contenção do novo coronavírus

Câmara de Graduação, reunida na tarde de ontem, recomendou que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais

UFMG suspende atividades administrativas presenciais a partir de segunda, 23

As atividades administrativas realizadas de forma presencial nos campi da UFMG estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. O objetivo é atender aos novos protocolos de distanciamento social adotados pelo governo federal e pela prefeitura de Belo Horizonte, que integram medidas para combater o avanço da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

UFMG oferece auxílio financeiro emergencial para estudantes assistidos

A UFMG está disponibilizando um auxílio emergencial e imediato de R$ 200 a estudantes assistidos nos níveis I, II e III para arcar com despesas como alimentação básica e passagens rodoviárias. A medida foi tomada pela direção da Universidade em razão do decreto 17.304, expedido pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, na última quarta-feira, dia 18, que determina o fechamento de bares e restaurantes na capital.  É a Prefeitura que regula o funcionamento desses estabelecimentos por meio da emissão de alvarás.

UFMG suspende novas chamadas de candidatos classificados no Sisu

A UFMG suspendeu nesta quarta-feira, dia 18, novas convocações de candidatos selecionados em seus processos seletivos para realização de matrícula e registro. A decisão abrange o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), o Vestibular de Habilidades, os processos de Transferência e Obtenção de Novo Título e a seleção para os cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) e para o Centro Pedagógico. A medida integra o conjunto de ações implantadas para coibir o avanço da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Em nota, Reitoria oficializa suspensão das aulas presenciais

As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e da Escola Básica e Profissional (Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário) estão suspensas a partir desta quarta-feira, dia 18, por tempo indeterminado. A decisão, acertada na segunda-feira, dia 16, pela Administração Central, em consonância com as diretrizes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), está formalizada em Portaria editada pela Reitoria da UFMG e em nota à comunidade universitária.

Abertas inscrições para submissão de propostas de eventos acadêmicos

Atenção: Ver nesse link orientações sobre o Paie diante da pandemia do coronavírus.