Matrícula nas atividades de Formação Transversal será na próxima semana

Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, durante a 3ª fase da matrícula, os estudantes de graduação poderão se matricular nas atividades acadêmicas curriculares das Formações Tranversais (FTs), por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). As atividades ofertadas já foram disponibilizados no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Recepção aos calouros terá informação, acolhimento e aula sobre sustentabilidade

A programação de recepção aos estudantes que chegam à UFMG para o segundo período letivo de 2021 vai mesclar boas-vindas institucionais, acolhimento, apresentações artísticas e uma conversa sobre sustentabilidade. Os eventos on-line serão realizados nas próximas quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de outubro, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Divulgado resultado da eleição para Coordenador e Subcoordenador do Colegiado Especial do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas na UFMG

Já está disponível, nesse link, o resultado da eleição para Coordenador e Subcoordenador  do Colegiado Especial do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas na UFMG. A Profa. Andréa Siqueira Carvalho foi escolhida para o cargo de Coordenadora e a Profa. Márcia Martins para o cargo de Subcoordenadora.

Conforme consta no Edital, ainda cabe recurso.contra o resultado. O prazo é de cinco dias, contados a partir da divulgação do resultado.

Remodelado, site ‘Viver UFMG’ apresenta universo acadêmico aos calouros

O próximo período letivo só começa no dia 13 deste mês, mas já está no ar o novo site Viver UFMGportal que reúne as principais informações destinadas aos estudantes de graduação que vão iniciar sua vida na Universidade. “A ideia do site é apresentar a Universidade de uma forma bastante acessível, indicando os primeiros passos a serem trilhados pelos calouros”, resume a professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG). “O Viver UFMG visa ser um ambiente acolhedor para as múltiplas possibilidades de vivência universitária – ensino, pesquisa, extensão, cultura”, informa a diretora.

Divulgadas informações sobre novas chamadas para apoio a estudantes assistidos

A partir desta terça-feira, 28 de setembro, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) publicam chamadas para auxílios diversos aos estudantes assistidos pela UFMG. O objetivo geral é garantir aos estudantes a transição adequada do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o Ensino Híbrido Emergencial (EHE). As iniciativas contam com  verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e recursos próprios da UFMG

Guia detalha diretrizes de implantação do Ensino Híbrido Emergencial na UFMG

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou no site do Programa Integração Docente um detalhado guia para a implantação do Ensino Híbrido Emergencial (EHE) nos cursos de graduação da UFMG. Esse regime de ensino entrará em vigor no segundo período letivo de 2021, cujas aulas começam dia 13 de outubro.

Prorrogadas as inscrições para a Semana da Graduação

As inscrições de trabalhos para a 25ª Semana da Graduação foram prorrogadas até dia 22 de setembro, às 16 horas. As orientações para a inscrição e participação na Semana de Graduação podem ser encontradas aqui. O evento faz parte da Semana do Conhecimento, que será realizada no período de 25 a 29 de outubro, e tem como tema Transversalidade da ciência para a construção de futuros e é vinculado à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Prorrogadas inscrições de trabalhos para a 30ª Semana do Conhecimento

A organização da 30ª Semana do Conhecimento UFMG prorrogou, até segunda-feira, dia 20, o prazo de inscrições de trabalhos que serão apresentados nas mostras de graduação, extensão, iniciação científica, relações internacionais, acessibilidade e inclusão.

Resolução define diretrizes sobre assiduidade e avaliação no Ensino Híbrido Emergencial

As diretrizes para aferição de assiduidade dos estudantes e para definição dos processos avaliativos no regime de Ensino Híbrido Emergencial (EHE) estão definidas pela Resolução 09/2021, de 2 de setembro, da Câmara de Graduação (CG) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O EHE será implementado pela UFMG a partir do segundo período letivo deste ano, que terá início em 13 de outubro.

Ensino Híbrido Emergencial

A partir do dia 13 de outubro, início do 2° período letivo de 2021, a UFMG passará a adotar o Ensino Híbrido Emergencial (EHE). A retomada do ensino presencial será realizada de forma gradual, em diálogo com toda a comunidade da UFMG e com base nas orientações dos documentos que estão listados nesta página.