Chamada para submissão de trabalhos - Revista Docência do Ensino Superior

Até o dia 10 de junho a Revista Docência do Ensino Superior receberá trabalhos para publicação em seu volume 5, número 2, a ser lançado em outubro de 2015. Orientações aos autores neste link

MEC divulga calendário do Enem 2015; inscrições começam no dia 25 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão ser feitas no período de 25 de maio a 5 de junho. A taxa de inscrição será de R$ 63, com isenção para estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio neste ano. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

PROGRAD promove I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior

Na busca pela valorização da atividade docente do ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realiza o I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, nos dias 14 e 15 de outubro de 2015. As inscrições de trabalhos acontecem de 13 de maio a 22 de junho de 2015, no site do GIZ.

Dados do perfil discente da graduação da UFMG já estão disponibilizados no site da PROGRAD

Os slides da apresentação realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, que conta com dados do Sisu e do perfil discente da UFMG, além dos relatórios de cada curso de graduação elaborados pelo Setor de Estatística já podem ser acessados.

Inscrições abertas para Complementação de Bolsa Acadêmica - Mestrado e Doutorado

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está com inscrições abertas de 4 a 11 de maio para o processo de seleção para Complementação de Bolsa Acadêmica nos nos níveis de mestrado e doutorado. Os interessados devem preencher o formulário online, disponível na página do GIZ.

Mudanças na Graduação começam a ser discutidas

Na quinta-feira, 30 de abril, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) fez uma reunião com a comunidade universitária para começar a discutir como está e quais as perspectivas para a graduação na UFMG. Foi um momento de reflexão, que contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Ramírez, da vice-reitora, Sandra Goulart Almeida, do pró-reitor de graduação, Ricardo Takahaschi e do pró-reitor adjunto de graduação, Walmir Caminhas. Foram analisados dados referentes às formas de acesso e de inclusão dos estudantes que ingressam nos cursos de graduação da UFMG, trazidos pelo Setor de Estatística da PROGRAD.

Está no ar o novo número da Revista Docência do Ensino Superior

Foi lançado neste mês de abril o volume 5, número 1 da Revista Docência do Ensino Superior, que reúne trabalhos inéditos de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Neste número, a docência no ensino superior  é tratada tanto sob o enfoque dos processos formativos dos professores para o ensino na universidade quanto em relatos e pesquisas que compartilham metodologias de ensino e aprendizagem, em diversas áreas do conhecimento. Além dos artigos, a revista traz, ainda, em seção especial, um manual de avaliação da aprendizagem do curso de Medicina.

UFMG figura entre melhores universidades do mundo em metade das áreas avaliadas pelo QS ranking

A UFMG está classificada entre as melhores universidades do mundo em 18 das 36 áreas do conhecimento avaliadas pelo QS World University Rankings by Subject, divulgado nesta quarta-feira, 29 de abril.

Evento discute Mudanças no Ensino de Graduação

O evento “Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas” promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) acontecerá no dia 30 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório Nobre do CAD 1. Trata-se de uma reunião com a Comunidade Universitária para apresentar o panorama das mudanças que vêm ocorrendo no perfil do alunado da UFMG, além dos novos instrumentos de análise que permitem compreender fenômenos que estejam ocorrendo no interior de cada curso de graduação. Também será apresentada uma síntese da agenda de discussões que se coloca para a UFMG.

Divulgado edital de Revalidação de Diplomas de Graduação

As inscrições para a Revalidação de Diplomas de Graduação, que deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do preenchimento completo do formulário de inscrição, estarão abertas das 12 horas do dia 22 de abril de 2015 até às 23:59 horas do dia 19 de maio de 2015 (horário de Brasília). Antes de se inscrever, o requerente deverá ler atentamente o Edital e as demais informações disponibilizadas pela internet, no site da PROGRAD (www.ufmg.br/prograd).