Integração Docente reabre atividades com Fórum on-line

Evento será no dia 2 de fevereiro

Com o objetivo de fazer um balanço e refletir sobre o ensino de graduação da universidade no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), o Programa Integração Docente promoverá o  14° Fórum on-line com o tema “Ensino remoto na graduação e suas relações com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública”. O evento será no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), de 14 às 16 horas, no dia 2 de fevereiro. Haverá tradução simultânea em Libras.

Direito à educação inclusiva é tema de aula inaugural

Na próxima quinta, 28, às 17 horas, acontecerá a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. No evento, que será on-line, Carlos Roberto Jamil Cury, professor Emérito da UFMG e professor da PUC Minas tratará do tema “Educação Inclusiva como Direito”. A transmissão será pelo canal do YouTube da Formação.

3° Ciclo de Debates Proex-Prograd vai compartilhar a integralização da extensão na área de linguística, letras e artes

O terceiro encontro on-line do Ciclo de palestras Proex-Prograd sobre a integralização da formação em extensão será realizado nesta segunda-feira, 25 de janeiro, partir das 14h. Com transmissão pelo canal Extensão UFMG no YouTube, os professores Simone Nacaguma, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Betânia Parizzi e Eugênio Tadeu, da UFMG, vão relatar suas experiências relacionadas à integralização da formação em extensão nos cursos da área de linguística, letras e artes.

UFMG abre 77 vagas para refugiados em seus cursos de graduação

A UFMG oferecerá, neste ano, 77 vagas em seus cursos de graduação para estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e outros imigrantes beneficiários de políticas do governo brasileiro. Também se enquadram nessa condição o cônjuge, os ascendentes e descendentes, assim como os demais membros do grupo familiar que dependem economicamente do refugiado, desde que se encontrem no Brasil.

Medidas da Pró-Reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. Os esforços da comunidade da UFMG e informações práticas sobre o cotidiano da Universidade podem ser acompanhados no site da UFMG

Lançado processo de autoavaliação docente sobre o ensino remoto emergencial

Os docentes da Universidade já podem responder ao questionário de autoavaliação, disponível no Minha UFMG, sobre suas experiências com o ensino remoto emergencial, implantado em agosto como alternativa para retomada das atividades acadêmicas, enquanto durar a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Palestra debaterá a integralização da extensão nas engenharias, ciências exatas e ciências da terra

Nesta segunda-feira, dia 14, às 15h, acontecerá o segundo encontro on-line do Ciclo de Palestras Proex-Prograd sobre a integralização da formação em extensão. O evento, com transmissão, ao vivo, pelo YouTube Extensão UFMG, terá como convidados os professores Wagner Curi, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP, e Heloísa Costa, do Instituto de Geociências (IGC), da UFMG.

Inscreva-se na Aula Inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica

A Formação Transversal em Divulgação Científica convidou Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Instituto de Matemática dessa instituição, para abrir as atividades da formação no 2º semestre. A pesquisadora vai falar no evento de um tema que ganhou evidência e relevância nos últimos tempos, o "Negacionismo e a crise da expertise".

Aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos debaterá relação entre pandemia, comunicação antirracista e direitos humanos

A aula, que marca o início das atividades dessa formação no 2º semestre, terá como convidados a professora Laura Guimarães Corrêa, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UFMG, e o fotógrafo, músico e quilombola, Danilo Candombe, da comunidade Quilombo do Açude, da Serra do Cipó. O encontro, promovido pela Rede de Direitos Humanos e o Novembro Negro da UFMG, acontecerá virtualmente na quarta-feira, dia 9, às 14h, com transmissão, ao vivo, pelo YouTube Extensão UFMG da Pró-reitoria de Extensão.

Docentes descrevem práticas pedagógicas em tempos de ensino remoto

Em meio à pandemia, os responsáveis pela disciplina Cartografia escolar, ministrada em uma universidade pública brasileira, tiveram de repensar as aulas e assegurar a manutenção da carga horária com atividades diversificadas e espaçadas para que os estudantes pudessem acompanhá-las de modo síncrono e assíncrono, respeitando suas condições materiais, sociais e psicológicas. O esforço foi exitoso, e os alunos continuaram frequentando a disciplina.