Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico está com editais abertos

O programa de Imersão Docente (PID) do Centro Pedagógico está com inscrições abertas para cadastro de reserva para diferentes perfis de estudantes da graduação.

A carga horária, em todos, é de 25 horas semanais e o valor da bolsa é de R$500,00.

Divulgada a classificação preliminar das bolsas de mobilidade acadêmica

Os estudantes que participaram da seleção para obter bolsas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi já podem acessar o resultado preliminar. Para os alunos que aguardam resposta, a bolsa será concedida se o aceite chegar ao Setor de Mobilidade até a data de 06/01/2020. A classificação definitiva será publicada no dia 10/01/2020.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-4438/4565.

Abertas inscrições para o Vestibular de Habilidades 2020 da UFMG

Foram abertas nesta segunda-feira, 18, as inscrições para o Vestibular UFMG 2020 - Habilidades, obrigatório para ingresso em seis cursos de graduação da área de artes. Interessados em candidatarem a uma das 331 vagas disponíveis para o ingresso no primeiro e segundo semestres do próximo ano devem passar por duas etapas de avaliação: as questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2019, fase de caráter eliminatório, e a redação do Enem e as provas específicas de cada curso, etapa de caráter eliminatório e classificatório.

Giz/Prograd abre inscrições para monitoria

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz/Prograd) abriu inscrições, até às 23h59min do dia 19 de novembro, em seleção de candidatos para formação de cadastro de reserva e voluntários para atuar como revisores em ações desenvolvidas pela Diretoria. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Letras da UFMG, que estejam a pelo menos um ano da integralização de seus créditos e que possuam conhecimento e habilidades para o exercício das atividades.

Programa seleciona monitor

O Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes está com inscrições abertas, até o dia 21 de novembro, de 13 às 16 horas, para uma vaga de monitor para a disciplina Animação 3D digital I e II. A carga horária é de 12 horas semanais e o valor da bolsa é de R$400,00.

Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMG que possuam conhecimentos e habilidades adequadas para o exercício do plano de trabalho previsto nas atividades de monitoria.

Mais informações no Edital.

UFMG divulga calendário escolar de 2020

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, por meio da Resolução 13/2019, o calendário escolar da UFMG para 2020. O documento estabelece as principais datas da rotina acadêmica da Universidade.

Repositório Institucional vai concentrar conteúdo científico e intelectual produzido pela comunidade da UFMG

Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são algumas das características que diferenciam o novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reunirá, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade. Disponível para consulta pública, o RI-UFMG, abrigado no Sistema de Bibliotecas da Biblioteca Universitária (BU), já conta com mais de 30 mil documentos importados e cerca de uma centena de novas teses e dissertações arquivadas pelos  próprios autores.

Proex divulga nova data para submissão de propostas de eventos acadêmicos

Foram reabertas, até 25 de novembro, as inscrições para a submissão de propostas do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie), referente à terceira chamada do edital 03/2019. A retificação do edital se encontra disponível no site da Proex.

Conectando conhecimento

Na manhã e tarde de ontem, 7 de novembro, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd) promoveu o Encontro de Assessoria Pedagógica com os representantes laboratórios contemplados pela chamada interna 001/2018 da Prograd. O objetivo do evento foi estabelecer um primeiro contato com os envolvidos nos projetos para conhecer o trabalho realizado nos laboratórios e iniciar o iniciar o trabalho de assessoria pedagógica.

Inscritos têm até o dia 21 para preencher questionário do Enade

Inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até 21 de novembro para preencher o questionário. Caso seja o primeiro acesso, o estudante deve fazer o cadastro on-line. No dia 24, será aplicada a prova escrita, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros.