I Encontro das Licenciaturas da UFMG

A Pró-Reitoria de Graduação, da Universidade Federal de Minas Gerais - PROGRAD/UFMG e Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino - GIZ, convidam todos os professores das licenciaturas da UFMG para participarem do I Encontro das licenciaturas da UFMG, que ocorrerá no dia 14 de Outubro de 2016, durante o  II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. Saiba mais informações neste link.

Alunos de graduação já podem se inscrever para Atividades Acadêmicas Complementares

No dia 11 de agosto serão realizadas novas Atividades Acadêmicas Complementares. Como elas acontecem no período noturno, conforme previsto no Calendário Escolar, não deverão ocorrer aulas na parte da noite, devendo os estudantes ser liberados para frequentar as atividades. Os interessados em se inscrever para participar deverão acessar este link.

Inscrições para Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino continuam abertas

Os interessados em se inscrever para participar do II Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior: O estudante com agente de mudanças – 2016, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz),  da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), podem saber mais informações neste link. O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

Recepção de calouros discute papel da universidade e sua relação com a construção do futuro

Os cerca 2,8 mil alunos que ingressam nos cursos de graduação da UFMG no segundo semestre de 2016 serão recebidos a partir desta segunda-feira, 1º, data que marca o início do semestre letivo. A programação, organizada pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae), será realizada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

Divulgado Resultado do Programa de Incentivo à Formação Docente

Consulte aqui a relação de projetos selecionados pelo Programa de Incentivo à Formação Docente. Para informações sobre os procedimentos a serem adotados pelos projetos selecionados, acesse a página do Programa de Bolsas da Graduação

Orientações para cadastro de Atividades Acadêmicas Complementares

As Unidades Acadêmicas, Departamentos e Colegiados interessados em cadastrar Atividades Acadêmicas Complementares do turno noturno, que acontecerão em datas predeterminadas no calendário acadêmico, devem seguir as orientações do Memorando Circular PROGRAD 002/2016.

A padronização no envio dos dados sobre os eventos visa permitir que a divulgação das atividades para os estudantes dos cursos de graduação seja feita em tempo hábil e, posteriormente, que os alunos possam emitir os certificados online e no menor prazo possível.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo email eventos@prograd.ufmg.br ou pelos telefones 3409-4562/6472.

Abaixo, podem ser acessados, o memorando e o modelo de lista de presença:

Memorando

Modelo Lista de Presença

Resultado da seleção para Programa de Bolsas de Mobilidade está disponível

O Programa de bolsas para mobilidade acadêmica nacional e intercampi concede auxílios financeiros para manutenção e deslocamentode alunos de graduação que, no 2º semestre de 2016, vão participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da ANDIFES ou do Programa de Mobilidade Intercampi da UFMG.

Acesse neste link o resultado.

Veja aqui notícia relacionada.

Programa de Incentivo à Formação Docente seleciona projetos

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), visando contribuir para a qualidade e para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG, realizará seleção de projetos para o PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE (PIFD). A submissão de propostas poderá ser feita de 06 a 17 de julho por colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais, departamentos e demais estruturas acadêmicas ou projetos institucionais que desenvolvem atividades voltadas para o ensino de graduação. Neste edital serão acolhidos pedidos de renovação de projetos já em andamento e pedidos de implantação de novos projetos no segundo semestre de 2016. As propostas aprovadas receberão cotas de complementações de bolsas para os estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado da UFMG. Clique aqui para ver o edital.

Formulário de inscrição (doc)

Formulário de inscrição (odt)

Divulgado edital para bolsas de mobilidade

Divulgada a abertura do Edital para bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que no 2º semestre de 2016 participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI, nome pelo qual será designado o cumprimento de um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação prevendo a realização de atividades acadêmicas e disciplinas ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para alunos do campus de Montes Claros, ou ofertadas no campus de Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte.

O período para recebimento das inscrições pelo Setor de Mobilidade e Estágio da Pró-Reitoria de Graduação vai até 08 de julho. As condições para se candidatar, assim como os procedimentos de inscrição podem ser acessados no edital.

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo telefone 3409-4438.

Proposta de reconfiguração dos currículos de graduação está em discussão na UFMG

Proposta de mudanças em princípios que regem a graduação na UFMG já foi discutida  com a Câmara de Graduação e apresentada a membros de órgãos colegiados das unidades acadêmicas e comunidade acadêmica. A adesão à proposta não é obrigatória e deve ser estudada por cada curso.