Evento discute Mudanças no Ensino de Graduação

O evento “Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas” promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) acontecerá no dia 30 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório Nobre do CAD 1. Trata-se de uma reunião com a Comunidade Universitária para apresentar o panorama das mudanças que vêm ocorrendo no perfil do alunado da UFMG, além dos novos instrumentos de análise que permitem compreender fenômenos que estejam ocorrendo no interior de cada curso de graduação. Também será apresentada uma síntese da agenda de discussões que se coloca para a UFMG.

Divulgado edital de Revalidação de Diplomas de Graduação

As inscrições para a Revalidação de Diplomas de Graduação, que deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do preenchimento completo do formulário de inscrição, estarão abertas das 12 horas do dia 22 de abril de 2015 até às 23:59 horas do dia 19 de maio de 2015 (horário de Brasília). Antes de se inscrever, o requerente deverá ler atentamente o Edital e as demais informações disponibilizadas pela internet, no site da PROGRAD (www.ufmg.br/prograd).

Programa de Formação Transversal começa amanhã

Acontece amanhã, 10 de março, a abertura do “Programa de Formação Transversal Encontro de Saberes na UFMG”. O evento será no auditório A-102, do CAD2, a partir das 9h30. Um dos objetivos que alicerçam o programa é promover diálogos sistemáticos entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais. Além disso, enfatiza o protagonismo de indivíduos e coletividades geralmente enquadrados como objetos de estudos, colocando a ciência em intenso diálogo com um manancial de conhecimentos tornados historicamente invisíveis.

UFMG conta com novo núcleo voltado para portadores de necessidades especiais

Possibilitar melhor acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais às ações e dependências da UFMG e promover maior inclusão destas no cotidiano da Universidade são os objetivos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), instituído pela Reitoria. O Núcleo surgiu como uma proposta da Universidade de oferecer ações e políticas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, de maneira a eliminar ou reduzir as barreiras atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas, de comunicação e de acesso à informação no contexto universitário.

Vida acadêmica na graduação foi tema de conversa com os calouros na tarde de ontem

Após a abertura da Recepção aos Calouros, que aconteceu na manhã do dia 2 de março, os novos estudantes da UFMG foram apresentados, na parte da tarde, à vida acadêmica na universidade. O evento contou com a presença da Pró-Reitoria de Graduação(PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Recepção aos Calouros continua com Programação Específica por curso

A recepção aos novos estudantes de graduação da UFMG terá, a partir de hoje, Programação específica por curso. O calouro pode acessar o link para verificar data, horário e local das atividades do seu curso.

Recepção aos calouros começou hoje, 2 de março

Os novos estudantes da UFMG puderam conhecer mais sobre a Instituição na manhã dessa segunda-feira, 2 de março. Recebidos pelo Reitor da UFMG,Prof. Jaime Arturo Ramírez e pela Vice-Reitora, Profa.Sandra Goulart Almeida, foram parabenizados por terem entrado na UFMG e colocados diante das múltiplas possibilidade que fazer o curso de graduação nesta universidade oferece.

Seleção de bolsistas de graduação para o GIZ/PROGRAD estará com inscrições abertas de 03 a 10 de março

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) estará com inscrições abertas de 03 a 10 de março de 2015, para o processo de seleção de 21 (vinte e uma) vagas de bolsistas de graduação para  Campus Pampulha.

GIZ/Prograd realiza curso para professores e pós-graduandos da UFMG

O GIZ, Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, recebe inscrições a partir de 02 de março para o VI PerCurso Formativo de Docentes do Ensino Superior. O curso é destinado a professores da UFMG e pós-graduandos (mestrado e doutorado) desenvolvendo atividades de ensino na graduação desta Instituição. Com carga horária de 60h/aula e duração de março a junho, o curso será realizado no formato semipresencial.

Recepção aos Calouros começa no dia 2 de março

Acontece na próxima segunda-feira, dia 2 de março, a Programação Geral da Recepção aos Calouros do primeiro semestre de 2015.  O evento, comum a todos os cursos, terá a mesma programação nos turnos da manhã e à noite, nos Auditórios da Reitoria e do Centro de Atividades Didáticas I  (CAD I). A divisão dos alunos, por turno e local, pode ser acessada aqui. Nesse primeiro dia, os novos alunos poderão ter uma visão geral da UFMG.