Certificados da Graduação (GERAL)

Os certificados dos eventos da Graduação (Mostra e Semana da Graduação) e das Atividades Acadêmicas Complementares promovidas pelas diversas instâncias da UFMG só serão fornecidos para os alunos que cumprirem todos os requisitos. Não serão abertas exceções. Desta maneira, pedimos que as orientações abaixo, que tratam do tema, sejam observadas com cuidado.

Divulgação do resultado do PIFD

Foi divulgado hoje o resultado final das propostas participantes do Edital 01/2017 do PIFD  Acesse aqui.

Prorrogado o prazo para recebimento de propostas ao Edital PIFD 01/2017

A Prograd comunica aos chefes de departamento, coordenadores de colegiados de cursos de graduação e coordenadores de projetos institucionais que o prazo para recebimento de propostas para o edital PROGRAD 01/2017, relativo ao PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE em 2017, será prorrogado até às 17:00 (dezessete horas) do dia 01 de fevereiro.

A submissão de propostas deve ser feita exclusivamente por via eletrônica para o endereço pifd@prograd.ufmg.br.

Para mais informações acesse: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Programa-de-Bolsas-da-Graduacao

Comunidade começa a debater proposta das novas Normas Gerais de Graduação

Proposta de texto para as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG está disponível para discussão e aprimoramento pela comunidade acadêmica. O anteprojeto, sistematizado pela Pró-reitoria de Graduação, foi elaborado com base em discussões conduzidas na Câmara de Graduação, que consideraram sugestões encaminhadas por coordenadores de curso, diretores de unidades e docentes em geral.

Programa de Incentivo à Formação Docente seleciona projetos

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), visando contribuir para a qualidade e para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG, realizará seleção de projetos para o PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE (PIFD). A submissão de propostas poderá ser feita de 09 a 29 de Janeiro de 2017, por colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais, departamentos e demais estruturas acadêmicas ou projetos institucionais que desenvolvem atividades voltadas para o ensino de graduação. Neste edital serão acolhidos pedidos de renovação de projetos já em andamento e pedidos de implantação de novos projetos no primeiro e segundo semestre de 2017. As propostas aprovadas receberão cotas de complementações de bolsas para os estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado da UFMG. Clique aqui para ver o edital.

Formulário de inscrição (doc)

Formulário de inscrição (odt)

Divulgada a classificação final dos pedidos de bolsas para Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi para o primeiro semestre de 2017

Os pedidos de bolsas puderam ser feitos por estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que, no 1º semestre de 2017, participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI, nome pelo qual será designado o cumprimento de um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação prevendo a realização de atividades acadêmicas e disciplinas ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para alunos do campus de Montes Claros, ou ofertadas no campus de Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte.

Acesse, aqui, o resultado.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3409-4438/4565

Lançado novo volume da Revista Docência do Ensino Superior

Está no ar o volume 6, número 2 da Revista Docência do Ensino Superior, com artigos inéditos, entrevistas e resumos de teses. A revista pode ser acessada em: https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/index. O conjunto de textos traz discussões teóricas e relatos de experiências sobre o fazer docente na universidade, reforçando, assim, a missão deste periódico de compor-se como “espaço e fórum de debates relacionados à docência no ensino superior”. São publicações das diferentes áreas do conhecimento e oriundas de professores e pesquisadores da própria UFMG e de outras instituições.

Disponibilizados relatórios que analisam Cursos de Graduação da UFMG

Já foram disponibilizados dois volumes, de 2015 e de 2016, com um conjunto de relatórios que procuram auxiliar a compreensão de fenômenos relacionados com os fluxos de discentes nos cursos de graduação UFMG.

Edital do Programa de Bolsas para Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi, relativo ao semestre 1°/2017, já está disponível

O Edital refere-se a bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que, no 1º semestre de 2017, participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI, nome pelo qual será designado o cumprimento de um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação prevendo a realização de atividades acadêmicas e disciplinas ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para alunos do campus de Montes Claros, ou ofertadas no campus de Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte.

Acesse aqui para saber mais informações.

Divulgados os Destaques Acadêmicos da XX Semana da Graduação

A Universidade Federal de Minas Gerais realiza, anualmente, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento Semana do Conhecimento com o objetivo de promover a socialização, interna e externa, dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos diversos Cursos/Unidades da UFMG. Este ano, o evento está acontecendo no período de 17 a 21 de outubro no Campus Pampulha.