Programas de Mobilidade Acadêmica – ANDIFES

Informações sobre o Programa e requerimento de inscrição.

O QUE É?

As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES, firmaram convênio com o objetivo de regular a relação de reciprocidade entre as IFES proporcionando a mobilidade de alunos de graduação, por meio do Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Poderão participar do Programa de Mobilidade Acadêmica alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na Instituição de origem (remetente), e possuam, no máximo, uma (01) reprovação por período letivo (ano ou semestre).

QUAL O PERÍODO MÁXIMO?

O aluno não poderá se afastar da Instituição de origem, sob o amparo do convênio, por prazo superior a um (01) ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da Instituição receptora, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, do vínculo temporário, por até mais um período letivo, perfazendo o total de 1 ano e meio.

O aluno participante desse Convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e da possibilidade de inscrição na(s) disciplina(s) pretendida(s).

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA OS ALUNOS DA UFMG E QUAL A DOCUMENTAÇÃO ?

Os alunos da UFMG interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica deverão consultar o Coordenador do Colegiado de Graduação do seu curso para elaborar o plano de estudos. O coordenador do curso deverá analisar a(s) (o)(s) ementas/programas da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) pelo aluno na Instituição receptora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno.

Após análise e possível deferimento o colegiado de curso deverá encaminhar a documentação do aluno ao Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da UFMG, nos prazos estabelecidos no calendário da PROGRAD, a seguinte documentação:

a) Carta de Apresentação do aluno;

b) Requerimento de participação;

c) Histórico Escolar original atualizado, carimbado e assinado pelo Coordenador do Colegiado de Curso;

d) Cópia do RG, CPF e comprovante de residência;

e) Ementa (s) e programa (s) da (s) disciplina (s) pleiteada (s).

O processo será encaminhado à IFES de escolha do aluno para análise de viabilidade da mobilidade.

Ao final da permanência do aluno, a IFES receptora deverá emitir certificado comprobatório da(s) disciplina(s) cursada(s) por ele, com notas, freqüência e resultados finais obtidos, para envio à UFMG.

De acordo com o convênio, a UFMG não se responsabilizará pelas despesas dos participantes do Programa.

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA OS ALUNOS DE OUTRAS IFES CONVENIADAS?

Os alunos das demais IFES conveniadas interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica, deverão procurar as informações iniciais junto às Instituições Federais de Ensino Superior de origem.

Atendidas as exigências do Convênio, a Instituição de origem deverá encaminhar ao Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da UFMG, dentro dos prazos estabelecidos no calendário da PROGRAD, os seguintes documentos:

a) Carta de Apresentação do aluno;

b) Requerimento de participação;

d) Cópia do RG, CPF e comprovante de residência;

e) Ementa (s) e programa (s) das disciplinas pleiteadas.

Será aberto um processo em nome do aluno. A documentação será enviada ao colegiado do curso pleiteado para verificação de possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida (s) (existência de vagas). Após possível aprovação do Colegiado de Curso, será enviada correspondência à Instituição remetente com a carta de aceite do aluno.

Ao final do Programa de Mobilidade Acadêmica, o colegiado de curso emitirá certificado comprobatório da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, com notas, freqüência e resultados finais obtidos, para envio à Instituição de origem.

QUAL É O PERÍODO PARA A SOLICITAÇÃO

O Período para formalizar solicitação para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional ANDIFES, para o 2o semestre de 2014, sendo a UFMG a Instituição receptora, será do dia 03/02 a 31/05/2014. Alunos da UFMG interessados em cursar mobilidade em outras Instituições Federais de Ensino deverão consultar as datas previstas para aceite de documentação nas mesmas.

NÃO SERÃO ANALISADOS, POR ESTA UFMG, OS PROCESSOS DE MOBILIDADE ACADÊMICA ANDIFES ENVIADOS POR OUTRAS IFES,  VIA E-MAIL OU VIA FAX.

Outras informações pelos telefones: 31 3409 4438 / 4565 ou diretamente no setor de atendimento ao público da Diretoria de Mobilidade Acadêmica da PROGRAD no seguinte endereço: PROGRAD/Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica - Prédio da Reitoria, Anexo 2° andar- sala 02, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Universitário, Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais.

Site da ANDIFES

Convênio ANDIFES de mobilidade acadêmica

IFES participantes

Requerimento de participação no Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica

Edital para bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação participantes do PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES no 1º semestre de 2014.