Matrícula dos Alunos Veteranos de Graduação

A Matrícula é o vínculo de um registro discente a uma turma ofertada para determinada atividade acadêmica, durante um semestre letivo.

A matrícula na UFMG é online, realizada no Sistema Acadêmico da Graduação (SIGA), sendo de inteira responsabilidade do aluno. Deve ser feita, a cada semestre letivo, nos períodos fixados no Calendário Acadêmico da UFMG.

O acesso ao SIGA se dá por meio do Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → SIGA UFMG: acesso para alunos da Graduação→ ícone Meu requerimento de matrícula. Recomendamos utilizar somente o navegador Firefox. A utilização de outros navegadores poderá acarretar em mau funcionamento do Sistema.

Após essa etapa, o estudante deverá preencher o formulário de avaliação do desempenho didático dos docentes das disciplinas/atividades cursadas no semestre anterior.

Somente após a conclusão desse procedimento, o estudante terá acesso ao Requerimento de Matrícula. Ao preenchê-lo, o aluno deve estar atento à exigência de pré-requisitos, à sequência de atividades previstas no seu currículo, bem como aos limites mínimo e máximo de créditos exigidos por seu curso.

A matrícula, para os alunos veteranos de Graduação, poderá ser realizada em três fases:

• 1ª Fase da Matrícula, etapa obrigatória para todos os alunos de Graduação, com exceção dos calouros. Nessa Fase, o estudante poderá requerer matrícula para as atividades obrigatórias, optativas e de Formação Complementar Aberta. Somente será possível requerer matrícula nas atividades de Formação Completar Aberta:
    • Se a atividade estiver prevista no Plano de Estudos do aluno;
    • Se houver oferta da atividade
  • 2ª Fase da Matrícula (opcional), o estudante poderá requerer a inclusão de novas atividades, obrigatórias e optativas, em turmas com vaga.
  • 3ª Fase da Matrícula, o estudante poderá requerer matrícula para as atividades de Formação Livre.

Em caso de dúvidas, consulte o Colegiado do seu Curso ou o Manual do aluno-Matrícula, disponível abaixo.

MANUAL DO ALUNO (MATRÍCULA)