Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO​

 

Ofício Circular nº 11/2020/PROGRAD-GAB-UFMG

Belo Horizonte, 3 de julho de 2020.

 

Aos(Às) Diretores(as) de Unidades Acadêmicas 

Aos(Às) Chefes de Departamentos Acadêmicos 

Aos Coordenadores(as) de Colegiados de Cursos de Graduação 

Às Comissões Coordenadoras das Formações Transversais

 

Assunto: Planejamento do ensino remoto emergencial - Orientações preliminares

 

Prezado(a) Senhor(a),

 

Em reunião virtual realizada em 02 de julho de 2020, a Câmara de Graduação (CG) se reuniu para: i) atender as deliberações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) referentes à reunião realizada no dia 25 de junho de 2020 e ii) discutir sobre as propostas preliminares de diretrizes para implantação do ensino remoto emergencial que foram elaboradas pelos três grupos de trabalho instituídos pela CG. 

Até que o CEPE aprove, em definitivo, as diretrizes para implantação do ensino remoto emergencial, a data de retomada das aulas da graduação do primeiro período letivo de 2020 e a data de encerramento desse período letivo, apresentamos, a seguir, direcionamentos preliminares para que os Colegiados de cursos de graduação e Departamentos ofertantes, no âmbito de suas competências, possam dar continuidade à discussão e planejamento das ações para implantação do ensino remoto emergencial: 

 

1.       Retomada e duração do primeiro período letivo de 2020 

O CEPE definiu, em sessão realizada no dia 25 de junho, diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. Para os cursos de Graduação ficou estabelecido que o reinício do primeiro período letivo ocorrerá a partir de 3 de agosto. Reiteramos, no entanto, que caberá ao CEPE a aprovação da reedição do Calendário Escolar de 2020 e definição da data de encerramento do primeiro período letivo.

 

2.       Definição de quais atividades acadêmicas curriculares serão ofertadas remotamente 

Caberá aos Colegiados dos cursos de graduação, ouvidos os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), em diálogo com os Departamentos ofertantes, definir quais atividades acadêmicas curriculares serão ofertadas remotamente. Até que novos direcionamentos sejam dados, recomendamos que seja dada continuidade ao levantamento preliminar feito pelos Colegiados em resposta ao Ofício Circular No 09/2020/PROGRAD-GAB-UFMG

No momento, não há previsão de data para realização de aulas presenciais. Portanto, neste momento, deve ser priorizado o planejamento relativo às atividades acadêmicas curriculares que poderão ser ofertadas integralmente no formato remoto emergencial durante o primeiro período letivo de 2020. Casos excepcionais serão analisados, oportunamente, considerando direcionamentos da Administração Central e autoridades sanitárias. 

 

3.       Atividades práticas 

Os Colegiados devem aguardar instruções específicas relativas à aplicação da Portaria MEC No 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por atividades remotas e também das “práticas profissionais de estágios ou às práticas que exijam laboratórios especializados”. Enquanto isso, para realizar o planejamento citado no item 2 acima, recomendamos que avaliem a possibilidade de ofertar atividades práticas no formato remoto. Para tal, as adaptações necessárias deverão considerar as competências, habilidades e atitudes que se deseja formar. 

 

4.       Ajuste nos planos de ensino

O CEPE deliberará sobre as diretrizes para adaptação dos planos de ensino das atividades acadêmicas curriculares que serão ofertadas remotamente. Informamos que, para atender a essas diretrizes, estão previstos ajustes no Diário Eletrônico de forma a permitir que o docente registre as atividades síncronas e assíncronas no cronograma de cada atividade acadêmica curricular. Recomendamos que seja aguardada a deliberação do CEPE e a implementação desses ajustes para reedição dos planos de ensino no Diário Eletrônico.

As diretrizes aprovadas pelo CEPE e pela Câmara de Graduação serão divulgadas, oportunamente, no endereço https://www.ufmg.br/integracaodocente. Reiteramos que o Espaço Virtual UFMG encontra-se em constante atualização para apresentar novidades e tutoriais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. 

 

5.       Ajustes na oferta e na matrícula 

Considerando que nem todas atividades acadêmicas curriculares poderão ser ofertadas remotamente com a retomada das aulas a partir de 03 de agosto de 2020, está prevista a reabertura, a partir da segunda quinzena de julho, dos módulos de oferta e matrícula do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA) para eventuais ajustes, em período e formato a serem definidos pelo CEPE.

 

Outros assuntos 

Na oportunidade, reiteramos que: 

Para orientações específicas sobre ações relacionadas ao planejamento da recomposição do Calendário Escolar 2020, os coordenadores de cursos de graduação devem acessar o Fórum do Moodle da Prograd

Colocando-nos à disposição de V.Sa. para quaisquer esclarecimentos, apresentamos-lhe nossos cumprimentos.

 

Atenciosamente,

 

PROFA. BENIGNA MARIA DE OLIVEIRA

Pró-Reitora de Graduação

PROF. BRUNO OTÁVIO SOARES TEIXEIRA

Pró-Reitor Adjunto de Graduação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bruno Otavio Soares Teixeira, Pró-reitor(a) adjunto(a), em 03/07/2020, às 18:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Benigna Maria de Oliveira, Pró-reitor(a), em 03/07/2020, às 18:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0169452 e o código CRC C52F2548.




Referência: Processo nº 23072.202655/2020-24 SEI nº 0169452