Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

O retorno às aulas dos cursos de graduação a partir desta semana traz expectativas pelo reencontro com colegas e com os estudos, mas também muitas dúvidas sobre a nova dinâmica do ensino remoto emergencial adotado pela UFMG em razão da pandemia de covid-19. Para esclarecê-las, o Programa Integração Docente promove, nesta quarta-feira, 5, o fórum on-line Ensino Remoto Emergencial: quais dúvidas?, aberto à comunidade acadêmica. 

Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre (UEaDSL), congresso on-line promovido pela UFMG que debate temas como universidade, educação a distância e software livre por meio de palestras, mesas redondas e artigos, recebe, até 1º de agosto, inscrições para professores universitários interessados em cadastrar suas turmas para participar da edição deste semestre, que acontece de 2 a 8 de novembro. 

Atenção

Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados.

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial (ERE) para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto, em regime remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. As aulas na pós-graduação foram reiniciadas neste mês, conforme decisão do próprio Cepe.

O Manual de Patrimônio da Prograd já pode ser consultado. O documento apresenta o compilado vigente do Manual de Patrimônio elaborado pela Divisão de Material do DSG da Pró-Reitoria de Administração da UFMG – que orienta as aplicações dos procedimentos do controle patrimonial na Prograd.