Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão ser feitas no período de 25 de maio a 5 de junho. A taxa de inscrição será de R$ 63, com isenção para estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio neste ano. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

Na busca pela valorização da atividade docente do ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realiza o I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, nos dias 14 e 15 de outubro de 2015. As inscrições de trabalhos acontecem de 13 de maio a 22 de junho de 2015, no site do GIZ.

Os slides da apresentação realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, que conta com dados do Sisu e do perfil discente da UFMG, além dos relatórios de cada curso de graduação elaborados pelo Setor de Estatística já podem ser acessados.

Atenção

Foi lançado neste mês de abril o volume 5, número 1 da Revista Docência do Ensino Superior, que reúne trabalhos inéditos de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Neste número, a docência no ensino superior  é tratada tanto sob o enfoque dos processos formativos dos professores para o ensino na universidade quanto em relatos e pesquisas que compartilham metodologias de ensino e aprendizagem, em diversas áreas do conhecimento. Além dos artigos, a revista traz, ainda, em seção especial, um manual de avaliação da aprendizagem do curso de Medicina.

Foto: Bruna Carvalho

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgou edital do Programa de Apoio à Estruturação de Laboratórios de Graduação 2015/2017. Podem participar projetos provenientes de cursos de graduação, de consórcios de cursos de graduação e de unidades acadêmicas responsáveis por disciplinas comuns a vários cursos sediados em outras unidades.

Pró-Reitoria de Graduação lança programa de apoio à publicação de livros didáticos

As normas para solicitar apoio à publicação de livros didáticos que tenham potencial de se tornarem livros-texto de disciplinas constantes de currículos de cursos de graduação já podem ser acessadas neste edital divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). As obras forem aprovadas serão publicadas pela Editora da UFMG.