Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

A UFMG lançou nesta terça-feira, 2 de junho, consulta que busca levantar informações para o planejamento da retomada de atividades acadêmicas. O questionário procura conhecer as reais condições de estudo dos discentes durante o período da pandemia. Além do acesso à internet e a equipamentos de informática, o questionário traz perguntas sobre as características dos ambientes de estudo fora da UFMG, o nível de familiaridade em relação às ferramentas de comunicação e informação e as condições de saúde mental durante o período de distanciamento social. 

A preocupação com inclusão e com a qualidade de ensino marcou as discussões do I Fórum online Impactos da Pandemia no Ensino Superior, realizado nesta sexta-feira, 29, como parte do projeto Integração docente: ações formativas para as práticas pedagógicas, iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Volta às aulas. A expressão consagrada, que diz respeito, desde sempre, ao início dos meses de março e agosto, hoje está carregada de incerteza. Ainda não é possível cravar quando será seguro retomar atividades presenciais na UFMG, tendo em vista os riscos de disseminação do novo coronavírus. Mas algumas coisas são certas: estudantes, professores e técnicos retornarão para o que está sendo chamado “nova normalidade”, e a Pró-reitoria de Graduação trabalha para planejar essa volta, definindo princípios e procedimentos, em diálogo com outras instâncias da Universidade.

Atenção

Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG adiou as provas do concurso para admissão ao curso de graduação Letras-Libras, que seriam aplicadas no próximo domingo, 7 de junho. O adiamento da atividade presencial atende às orientações dos órgãos de saúde pública como medida de proteção contra a disseminação da Covid-19.

Revista terá seção especial dedicada ao ensino superior em época de pandemia

A Revista Docência do Ensino Superior abrirá espaço para a divulgação de reflexões sobre o papel da universidade e os desafios da docência universitária no contexto da pandemia da COVID-19. O Volume 10 do periódico, já disponibilizado on-line, terá uma seção especial dedicada ao tema: Docência no Ensino Superior em Tempos de Pandemia. O prazo para submissão de trabalhos para essa seção será até 17 de agosto de 2020 e as publicações acontecerão até dezembro deste ano. 

O resultado final, após julgamento dos recursos, referente à Chamada Interna Prograd 01/2019, já pode ser acessado. Das 97 propostas submetidas, foram contempladas 96, sendo que 28% das bolsas foram distribuídas em atendimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG. Os pareceres relativos às análises dos recursos poderão ser consultados pelos proponentes no Sistema de Fomento da Prograd.