Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

De 28 a 30 de setembro, a UFMG receberá pedidos de reopção de matrícula para preenchimento de vagas remanescentes em seus cursos de graduação referentes ao primeiro semestre de 2020. Há 1.553 vagas em Belo Horizonte e 112 em Montes Claros. Podem participar do processo os estudantes que querem trocar de curso, desde que estejam regularmente matriculados e tenham sido admitidos por concurso vestibular ou pelo Sisu/UFMG, entre outros critérios.

O prazo para os colegiados de cursos de graduação e colegiados especiais submeterem propostas para o Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG), por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), foi prorrogado para amanhã, 23 de setembro, até às  23h59. Só poderá ser encaminhada uma proposta por colegiado, porém podem ser feitos consórcios e colaborações em outras propostas como estabelecido na Chamada.

Tecnologias de fácil acesso, criatividade e construções coletivas de soluções. Esses são alguns dos ingredientes essenciais para adaptar as experiências curriculares dos cursos graduação da UFMG ao ensino remoto emergencial, na visão de professores que participaram de fórum on-line sobre o tema, realizado nesta quarta-feira, dia 16.

Atenção

Como tem ocorrido e o que deve ser aprimorado no ensino remoto emergencial (ERE) para garantir equidade, segurança e qualidade? Que resultados têm sido alcançados, e por quê? Essas são as perguntas que norteiam o processo de monitoramento do ERE na graduação da UFMG. Os coordenadores de curso receberam questionários que deverão ser respondidos, até 30 de setembro, com base no diálogo com estudantes, professores e técnicos.

O Guia Viver UFMG, edição especial para o Ensino Remoto Emergencial, traz orientações aos estudantes sobre o novo contexto trazido pela pandemia e já pode ser acessado neste link.

Na publicação, constam respostas a algumas dúvidas mais frequentes, mudanças temporárias nas Normas Gerais de Graduação, como serão as atividades acadêmicas, entre outros assuntos que podem ajudar no momento atual. 

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial (ERE) para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto, em regime remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. As aulas na pós-graduação foram reiniciadas neste mês, conforme decisão do próprio Cepe.