Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Desde que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) regulamentou o regime de ensino remoto emergencial para assegurar a volta às aulas na UFMG, muitas dúvidas surgiram nas redes sociais com relação ao modo como isso seria feito.

A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos recebe inscrições até 21 de agosto. A matrícula de alunos da graduação deve ser requisitada diretamente no colegiado do curso de origem do estudante. Estudantes da pós-graduação precisam preencher o formulário on-line e encaminhar à Secretaria das Formações Transversais.

Na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 14h, vai ocorrer a aula inaugural das Formações Transversais em Direitos Humanos e em Divulgação Cientifica da UFMG. Com o tema Direitos humanos, bioética e a resposta à pandemia da covid-19, o evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e terá tradução simultânea em Libras. 

Atenção

A criação de apresentações em PowerPoint mais dinâmicas para videoaulas será tema do próximo webinar promovido pelo programa Integração Docente: Ações Formativas para Práticas Pedagógicas.

Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados.

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial (ERE) para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto, em regime remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. As aulas na pós-graduação foram reiniciadas neste mês, conforme decisão do próprio Cepe.