Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

A UFMG oferecerá, neste ano, 77 vagas em seus cursos de graduação para estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e outros imigrantes beneficiários de políticas do governo brasileiro. Também se enquadram nessa condição o cônjuge, os ascendentes e descendentes, assim como os demais membros do grupo familiar que dependem economicamente do refugiado, desde que se encontrem no Brasil.

Docentes descrevem práticas pedagógicas em tempos de ensino remoto

Em meio à pandemia, os responsáveis pela disciplina Cartografia escolar, ministrada em uma universidade pública brasileira, tiveram de repensar as aulas e assegurar a manutenção da carga horária com atividades diversificadas e espaçadas para que os estudantes pudessem acompanhá-las de modo síncrono e assíncrono, respeitando suas condições materiais, sociais e psicológicas. O esforço foi exitoso, e os alunos continuaram frequentando a disciplina.

Os editais dos processos seletivos da UFMG para o Teatro Universitário (TU), o Colégio Técnico (Coltec) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo) foram publicados no dia 13 de novembro. Em razão da pandemia de covid-19 e da necessidade de se manter distanciamento social, alguns processos sofreram alterações em relação às suas edições passadas.

Atenção

Medidas da Pró-Reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. Os esforços da comunidade da UFMG e informações práticas sobre o cotidiano da Universidade podem ser acompanhados no site da UFMG

As orientações sobre matrícula e a relação das atividades das Formações Transversais (FTs), que serão ofertadas remotamente no 2° período letivo de 2020, já estão disponibilizadas para consulta.