Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Os dirigentes das universidades que compõem o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e a PUC Minas divulgaram nesta terça-feira, dia 31, uma nota conjunta em que manifestam apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e de entidades médicas, sanitárias e científicas em relação à manutenção do isolamento social como “medida indispensável para o enfrentamento da Covid-19”.

O que é transmissão comunitária, por que o isolamento social é necessário, quando buscar um médico ou fazer o exame. Esclarecimentos para essas e outras questões relacionadas à pandemia de Covid-19 estão contidos em entrevista com a professora Cristina Alvim, da Faculdade de Medicina, assessora da Reitoria para a Área de Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG. 

“É fundamental reunirmos orientações, de fontes confiáveis, para dar mais segurança sobre como e por que agir nesse momento. Mas é preciso estarmos atentos, porque o conhecimento está sendo produzido e revisto, e devemos acompanhar as atualizações”, diz Cristina, que, para formular as respostas, recorreu a documentos de organismos nacionais e internacionais.

UFMG suspende novas chamadas de candidatos classificados no Sisu

A UFMG suspendeu nesta quarta-feira, dia 18, novas convocações de candidatos selecionados em seus processos seletivos para realização de matrícula e registro. A decisão abrange o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), o Vestibular de Habilidades, os processos de Transferência e Obtenção de Novo Título e a seleção para os cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) e para o Centro Pedagógico. A medida integra o conjunto de ações implantadas para coibir o avanço da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Atenção

UFMG adia procedimentos do calendário acadêmico por tempo indeterminado

Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG.  A comunicação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart de Almeida por meio do ofício circular 6/2020 encaminhado a diretores de unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e estudantes.  

UFMG não vai adotar aulas a distância durante período que vigorarem medidas para a contenção do novo coronavírus

Câmara de Graduação, reunida na tarde de ontem, recomendou que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais

Requerimento de revisão de desligamento passa a ser online

A partir de 2020, os requerimentos de revisão de desligamento e de transformação de matrículas regulares em matriculas isoladas para estudantes de graduação deverão ser encaminhados por meio do SiGA, ou seja, não haverá mais a necessidade de protocolo presencial de documentos pelos estudantes nas secretarias de Colegiados. A exceção será para solicitações extemporâneas e requerimentos de reconsideração ou recurso, no caso de indeferimento do requerimento de revisão de desligamento.