Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Hoje, na parte da manhã, aconteceram as últimas apresentações de trabalhos da Semana da Graduação. Mesmo com o susto inicial trazido pela pandemia e o Ensino Remoto, o novo contexto trouxe muito aprendizado. Situações que exigiram empatia, mudanças de olhar, um trabalho mais colaborativo. Os relatos mostraram isso, especialmente nos ganhos que poderão ficar para o retorno do ensino e atividades presenciais.

O desafio imposto pelo ensino remoto emergencial trouxe muitos ganhos em criatividade e inovação. Isso pode ser percebido nos trabalhos apresentados nesta quarta-feira, 21, no primeiro dia da 24ª Semana da Graduação, mostra que integra a programação da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.

Os candidatos classificados para o segundo semestre letivo e os convocados da sexta chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer o registro acadêmico na UFMG a partir desta terça-feira, dia 20, até as 23h59 de quinta-feira, 22. Em razão da pandemia de covid-19, o procedimento será feito na página do Sisu UFMG por meio de upload da documentação exigida.

Atenção

Os colegiados de cursos de graduação que submeteram propostas para a Chamada do PDEG já podem acessar o resultado preliminar aqui. O Programa tem o objetivo de promover a qualidade e a inovação do processo de ensino- aprendizagem–avaliação  nos cursos de graduação da UFMG com a utilização de estratégias pedagógicas e ou ações para a redução da retenção, da evasão, do tempo de integralização e aumento do rendimento médio na graduação.  

O Guia Viver UFMG, edição especial para o Ensino Remoto Emergencial, traz orientações aos estudantes sobre o novo contexto trazido pela pandemia e já pode ser acessado neste link.

Na publicação, constam respostas a algumas dúvidas mais frequentes, mudanças temporárias nas Normas Gerais de Graduação, como serão as atividades acadêmicas, entre outros assuntos que podem ajudar no momento atual.