Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

A UFMG divulgou nesta terça-feira, 30 de junho, quatro chamadas que integram a sua Política de Inclusão Digital, formulada para assegurar acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet. A medida é essencial para que todos os estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles com deficiência, possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19. 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu, em sessão nesta quinta-feira, dia 25, diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. O órgão aprovou resolução que estabelece que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu terão suas atividades reiniciadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente.

O programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas realiza o webinar “O uso de smartphone na produção de videoaulas”, na quarta-feira, 1/7, de 14h a 16h.

Atenção

Estão abertas, até 12 de julho, inscrições para os processos seletivos de estudantes de licenciatura da UFMG para os programas de Residência Pedagógica (PRP) e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O Manual de Patrimônio da Prograd já pode ser consultado. O documento apresenta o compilado vigente do Manual de Patrimônio elaborado pela Divisão de Material do DSG da Pró-Reitoria de Administração da UFMG – que orienta as aplicações dos procedimentos do controle patrimonial na Prograd.

Revista terá seção especial dedicada ao ensino superior em época de pandemia

A Revista Docência do Ensino Superior abrirá espaço para a divulgação de reflexões sobre o papel da universidade e os desafios da docência universitária no contexto da pandemia da COVID-19. O Volume 10 do periódico, já disponibilizado on-line, terá uma seção especial dedicada ao tema: Docência no Ensino Superior em Tempos de Pandemia. O prazo para submissão de trabalhos para essa seção será até 17 de agosto de 2020 e as publicações acontecerão até dezembro deste ano.