Brasil
< Início

UDH

A Universidade dos Direitos Humanos (UDH) é a nova diretoria da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. Ela tem por objetivo contribuir com a promoção e defesa dos direitos humanos, por meio da articulação e parceria com distintos órgãos, coletivos e instituições, dentro e fora da comunidade acadêmica, que pautam a agenda de luta em prol dos direitos humanos.

Tendo em vista o propósito de potencializar as ações da UFMG neste campo, a UDH estabelece como eixos de atuação:
 1- Direitos humanos e educação;
 2- Direitos humanos, comunicação e informação;
 3- Direitos humanos e diversidade.

Dentre as principais atividades desenvolvidas, destacamos: 

Centro de Referência e Informação em Direitos Humanos: O CRIDH está em fase de construção e será um centro de referência e informação especializado em direitos humanos dedicado a apoiar as ações extensionistas, a produção de conhecimento qualificado, a formação acadêmica transversal e pluriepistêmica e a sensibilização para proteção destes direitos no âmbito da UFMG e em diálogo e colaboração com a sociedade. O projeto conta com a parceria do Sistema de bibliotecas da UFMG 

Redes interdisciplinares: As redes são espaços horizontais e interdisciplinares que congregam diferentes grupos de pesquisa, laboratórios, instituições e coletivos que pautam o debate sobre direitos humanos em sua transversalidade. O trabalho em rede visa, portanto, a promoção de uma agenda coletiva de ações e atividades. A UDH é, dessa forma, o setor da PROEX responsável pela animação e articulação das Redes. Atualmente existem as Redes: Rede de Direitos Humanos, Rede de Saúde Mental, Rede Cidades, Rede Cursinhos Populares e Comunitários, Rede Juventude, Rede Saúde – Educação Básica e Programa Participa UFMG Mariana-Rio Doce. Dentre os eventos desenvolvidos pelas redes destacamos: Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, Jornada de Direitos Humanos da UFMG e Ciclo de Debates Pré-jornada de Direitos Humanos da UFMG. 

UDH Convida: Projeto que por meio de uma série de entrevistas, com pesquisadores e ativistas sociais, visa colaborar na divulgação e desmistificação de temas que atravessam e conformam o debate dos direitos humanos tais como: encarceramento em massa, trabalho escravo, segurança alimentar, direito à cidade, dentre outros.

Equipe:

Maria Aparecida Moura – Diretora 

Ada Kallyne Sousa Lopes – Assistente Social da Universidade dos Direitos Humanos

Stephanie – Bolsista de extensão da Universidade dos Direitos Humanos

Leidiane – Bolsista de extensão da Universidade dos Direitos Humanos 

Contato

E-mail: udh@proex.ufmg.br
 (31) 3409-4065
 

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901