Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão

Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (DAGE) integra a Coordenadoria de Informação e o Setor de Eventos. Tem como atribuições:
Planejar e executar procedimentos para qualificação das ações de extensão, de acordo com as políticas de extensão da UFMG.
Ações específicas:
- promover a qualificação do registro das ações de extensão visando fornecer subsídios para os processos de avaliação e planejamento da extensão na UFMG
- fomentar e realizar ações de capacitação em extensão
- acompanhar atividades desenvolvidas pelos Centros de Extensão (Cenex)
- fomentar a articulação das ações de extensão
- planejar, operacionalizar e registrar os eventos acadêmicos de Extensão organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex)

Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (DAGE)
Diretora: Marcella Guimarães Assis
Equipe: Danilo Collado, Débora Damázio, Douglas Coelho, Gabriela Braga Casali e Luana Contiero
Fones: (31) 3409-3215 (Eventos) / eventos@proex.ufmg.br
             (31) 3409-4062 (Siex) / siex@proex.ufmg.br

A Coordenadoria de Informação tem como atribuições:

- Promover a qualificação dos dados do SIEX em parceria com os CENEX;
- Apurar os registros de ações de Extensão que comporão indicadores e relatórios relativos à Extensão;
- Capacitar profissionais dos CENEX para operar o SIEX e auditar os registros das ações;
- Assessorar profissionais dos CENEX e coordenadores das ações no uso do SIEX;
- Planejar alterações de otimização nos sistemas de informação acadêmicos e viabilizar encaminhamento ao setor responsável;
- Elaborar relatórios.

Coordenador: Douglas Naves Coelho
Equipe:Danilo Collado e Débora Damázio

Centro Virtual de Memória  da Extensão da UFMG (CEVEX)
Tem como intuito identificar, organizar e difundir os aspectos centrais da história da extensão na Universidade Federal de Minas Gerais e fortalecer a identidade da extensão que desde suas primeiras ações, constituiu-se como um processo consistente e diverso.

Seu objetivo consiste em levantar e organizar, juntamente com a comunidade acadêmica, as produções da extensão, seus documentos, registros em vídeo e fotográficos com foco na política institucional, programas e projetos, experiência e participação estudantil e experiência e participação comunitária.

Para constituição do CEVEX, está sendo realizada uma pesquisa sobre História e Memória da Extensão na UFMG e em breve será lançado um site.
Equipe: Gabriela Braga Casali, Cecília Cotinguiba e Thaiz Dias (bolsistas)
Fones: (31) 3409-4595

Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (COMFOR)
O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (COMFOR) é responsável, no âmbito da Instituição, por assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, pela gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro do MEC, CAPES e FNDE com estes objetivos, bem como pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. Cabe ainda ao COMFOR analisar os dados e informações gerenciais referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e ações de formação inicial e continuada no âmbito da Instituição, bem como coordenar o monitoramento desses dados e o seu fornecimento ao MEC por meio de sistema informatizado.

Membros do COMFOR (Resolução no. 123, 03/07/2014)
Profa. Dra. Maria Isabel Antunes (presidente)
Prof.ª Dra. Claudia Andréa Mayorga Borges
Prof. Dr. Eucídio Pimenta Arruda
Prof. Dr. João Valdir Alves de Souza
Prof. Dr. Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi
Prof. Dr. Wagner Corradi

Equipe: Gabriela Braga Casali

Interfaces – Revista de Extensão da UFMG
Trata-se do periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Em formato bilíngue (português-espanhol), objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade.
Site: www.proex.ufmg.br/revistainterfaces
Equipe: Gabriela Braga Casali

Redes Proex
As Redes Interdisciplinares de Extensão buscam reunir grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa da UFMG em torno de temas emergenciais das sociedades contemporâneas. Propõe a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre os membros da Rede em diálogo com outros atores da sociedade (políticas, públicas, movimentos sociais, organizações sociais).

Atualmente as Redes atuantes são:
Programa Participa UFMG / Mariana-Rio Doce
Rede Cidades UFMG