UFMG promove seminário de educação museal da Rede de Museus

Publicado em: 20-04-2017

Imagem28

A Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura (RMECC) da UFMG promove nos dias 24 e 25 de abril, na Escola de Ciência da Informação (ECI), campus Pampulha da UFMG, o Seminário de Educação Museal da Rede de Museus da UFMG. O evento é parte do resultado de um amplo diagnóstico da Rede desenvolvido pela equipe do projeto de extensão Avaliação museológica das coleções e museus da UFMG, fruto de trabalho, iniciado em 2015, numa iniciativa coordenada pela professora curso de Museologia da UFMG, Letícia Julião, atual coordenadora da Rede de Museus. Aberto ao público, não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6468 ou 3409-6435.

Durante o seminário será apresentando o mapeamento a memória e das ações educativas na Rede de Museus, a partir de apresentações organizadas em mesas temáticas. O objetivo é que ao final do evento seja elaborado um documento alinhavando as diretrizes apresentadas.

ECI-UFMG

Todas as atividades ocorrerão no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - Foto: Arquivo

No campus Pampulha e fora dele, os espaços da Rede cobrem diversas áreas. Na de saúde, os centros de memória das faculdades de Farmácia, Medicina e Odontologia e das escolas de Enfermagem, Veterinária e de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional preservam e expõem acervo diversificado, com documentos relativos à história das respectivas formações, e mantêm viva a memória institucional das unidades acadêmicas. O Centro de Memória da Medicina, por exemplo, possui biblioteca com mais de 1.200 títulos disponíveis ao público.

Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas, no campus Pampulha, o Museu de Ciências Morfológicas é o ambiente de temática biológica mais visitado da Rede. Ele desenvolve projetos sociais e de divulgação científica com foco na educação informal. Com acervo de peças de tamanho ampliado, reúne informações sobre os diversos sistemas do organismo humano, esclarecendo tanto sobre seu funcionamento quanto sobre as técnicas de preservação do material. Além disso, possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual em exposições específicas.

A Escola de Arquitetura mantém réplicas de estatuários da Antiguidade Clássica e do Barroco Mineiro – incluindo peças de Aleijadinho – não apenas na sala onde funciona o Museu da Escola de Arquitetura, mas também integradas ao ambiente e à decoração da Unidade.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico, na região Leste de Belo Horizonte, abriga os centros de referência em Cartografia Histórica e em Patrimônio Geológico e o Espaço Interativo Ciências da Vida, que mantém sete salas representativas da célula e dos sistemas fisiológicos e biofísicos do homem.
Localizado no circuito cultural da Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG atrai o público com oferta de oficinas, jogos, observação astronômica, planetário e fachada digital, transformada em uma grande tela para projeções.

O Centro Cultural UFMG, situado nas imediações da Praça da Estação, oferece programação gratuita com produções nas áreas de cinema, música, dança, artes cênicas, plásticas e visuais. O Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, expõe móveis e objetos restaurados em uma casa setecentista que pertenceu ao inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo. Mais informações sobre os espaços museológicos da UFMG estão disponíveis em https://www.ufmg.br/rededemuseus

24 de abril (segunda-feira)
9h às 10h – Abertura
Letícia Julião - coordenadora do Setor de Acervos Artísticos da UFMG e Coordenadora da Rede de Museus