Brasil
< Início

Veja os preparativos para Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

Publicado em: 5-05-2020

Marcada para quinta-feira, 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência já mobiliza na web pesquisadores, professores, estudantes e amigos da ciência de Minas Gerais e de todo o território nacional. Confira aqui a programação. Excepcionalmente, a marcha será realizada no formato virtual e será transmitida pelas redes sociais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): InstagramYoutubeFacebook , Twitter e na página do evento no Facebook

f1b43915-ef56-4606-8389-c71f4c2eb68f

Faixa alusiva à marcha virtual produzida por estudantes da educação básica de Fortuna de Minas (MG), que são participantes da UFMG Jovem. Foto: Redes Sociais

Assim como nas outras edições, a UFMG também vai participar da marcha deste ano. Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a professora Débora d’Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica (Proex/UFMG), ressalta a importância do evento para se estabelecer um diálogo entre universidades, políticas públicas, movimentos sociais, entre outros agentes envolvidos na transformação da sociedade. “A ciência não deve estar sozinha. Deve caminhar junto com os movimentos sociais e outras organizações. A marcha é um momento de reflexão e diálogo, para pensarmos sobre essas questões, sobre a importância de estarmos juntos”, destacou. Ouça aqui a entrevista. . 

Neste vídeo divulgado nas redes sociais da SBPC, o professor Ildeu Moreira, presidente da entidade organizadora do evento –  ao lado de centenas de universidades, instituições de pesquisa e entidades científicas brasileiras – convida a população a participar desse encontro único. Segundo ele, além de discutir o atual momento da ciência e da pesquisa no Brasil, a marcha buscará contribuir para a “superação da grave crise sanitária econômica que vivenciamos no país”.  

Nos últimos anos, a Marcha Nacional pela Ciência levou milhares de pessoas às ruas de Belo Horizonte e de outras cidades do Brasil para reivindicar investimentos em pesquisa, ciência e nas agências de fomento. Em 2020, por causa da necessidade de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a marcha presencial não vai ocorrer, mas o evento continuará reunindo grande contingente de pessoas “em defesa da saúde, da educação e da democracia”, tema da edição de 2020. O encontro, que seria realizado no último dia 23, foi remarcado para a próxima quinta-feira, 7 de maio, para ampliar o número de participantes. 

Clique aqui e veja como você pode participar.

Leia também:

Como forma de ampliar seu alcance em 2020, Marcha Virtual pela Ciência é adiada para 7 de maio

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901