UFMG vai sediar fórum regional de pró-reitores de extensão em 2017

Publicado em: 12-09-2016

A Universidade Federal de Minas Gerais vai receber o Forproex Sudeste em abril de 2017. Essa foi a decisão da reunião de trabalho do Forproex Sudeste. A atividade integrou a programação do 40º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), evento que neste ano foi realizado em conjunto com o 7º CBEU, Congresso Brasileiro de Extensão Universitária de 7 a 9 de setembro.

Neste ano, o encontro foi realizado na Universidade Federal de Ouro Preto e contou com a participação de representantes das pró-reitorias de 165 universidades, dentre os quais a pró-reitora de extensão da UFMG, Benigna Maria de Oliveira, que confirmou “as atividades do 48º Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Sudeste Brasileiro, integrarão as comemorações dos 90 anos da UFMG e serão realizadas em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Cefet-MG”.

Forproex

cbeu

O CBEU reuniu apresentações de ações de Extensão de Universidades de todo país. Foto: arquivo 7º CBEU.

Foram dois dias (6 e 7) de mesas, rodas de conversa e reflexões que, segundo Oliveira, versaram sobre a situação atual das Instituições Públicas de Educação Superior, a defesa do ensino público gratuito e de qualidade, a interação da extensão com as políticas públicas, o fortalecimento nas universidades de ações para a creditação curricular e a manutenção e ampliação de fontes de fomento para as ações de extensão, em especial o Programa de Extensão Universitária (Proext) e o Mais Cultura, cujos editais não foram lançados em 2016.

Além da programação do Forproex, mais de 4 mil pessoas, entre alunos e professores de quase 120 instituições de ensino superior de todas as regiões do país, participaram do 7º CBEU em Ouro Preto.

A pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga coordenou a mesa ‘O desastre de Mariana e o papel das universidades: questões técnicas, éticas e políticas’ e também acompanhou a apresentação de trabalhos de bolsistas de extensão da UFMG.