UFMG e Fundação Clóvis Salgado formalizam cooperação para intensificar ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura

Publicado em: 3-12-2019

5d9c76fa78a8b16bdd545e25bdca96a7_15753152506101_240493190

A UFMG e a Fundação Clóvis Salgado formalizaram na segunda-feira (2/12) uma cooperação entre as duas instituições que, há muito, já realizam atividades culturais e artísticas de forma conjunta. A reunião de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida; do diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli; da diretora de Cooperação Institucional da Universidade, Ana Flávia Machado; da pró-reitora de extensão, Claudia Mayorga e da pró-reitora adjunta de extensão, Janice Amaral.

Durante a solenidade, a pró-reitora Claudia Mayorga falou sobre a importância e abrangência do acordo, "Na UFMG, temos trabalhado de forma a articular ensino, pesquisa, extensão e cultura, então eu penso que essa parceria vem celebrar, também, esse movimento que temos feito internamente de associar as ações e trabalhar de forma articulada”, disse.

A Fundação Clóvis Salgado é responsável pela programação cultural do Palácio das Artes e, uma das ideias do protocolo, é viabilizar a troca entre esse espaço e a Universidade. A presidente da Fundação, Eliane Parreiras, exemplificou a articulação entras as instituições. "A UFMG tem vários projetos na área de música, por exemplo, que a gente pode absorver em nossos espaços. Outra possibilidade é o trânsito de nossos acervos: tanto a UFMG quanto a Fundação têm acervos artísticos importantíssimos, especialmente no campo das artes visuais”, afirmou Eliane.

A pretensão é que, em 2020, ações concretas já sejam realizadas no âmbito do acordo firmado. Para isso, profissionais das duas instituições - professores, pesquisadores, técnicos, estudantes - estão trabalhando atualmente em um plano de ação para o ano que vem.

(Com informações da Agência de Notícias da UFMG)