UFMG e AUGM promovem Escola de Inverno sobre educação em direitos humanos

Publicado em: 25-05-2021

Curso virtual e gratuito com abordagem multidisciplinar recebe inscrições de 30 de maio a 30 de junho

Em 2020, foi realizada na UFMG a Escola de Verão sobre educação em direitos humanos, que inaugurou as ações da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. (Foto- Comunicação PROEX)

Em 2020, foi realizada na UFMG a Escola de Verão sobre educação em direitos humanos, que inaugurou as ações da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM (Comunicação Proex).

Propor reflexões profundas acerca dos princípios, valores e aspectos que marcam os direitos humanos no Brasil, América Latina e no mundo. Esse é o principal objetivo da Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos, que será oferecida pela a UFMG e a Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente de 30 de maio a 30 de junho. Os interessados devem preencher formulário em português ou em espanhol. A formação é aberta a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos de universidades, profissionais e gestores de políticas públicas, professores da educação básica e participantes de organizações governamentais e não governamentais.

O curso será realizado de forma virtual, de 30 de junho a 1° de agosto de 2021, com encontros às quartas-feiras, das 17 às 19 horas, pelo canal da pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

As aulas serão ministradas por docentes de 12 universidades vinculadas à Cátedra da AUGM: UFMG, UFG, Unicamp, UFPR (Brasil); Universidad de Chile (Chile); Universidad Maior de San Andrés (Bolívia), UDELAR (Uruguai); Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional de Quilmes, Universidad Nacional del Sur, Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina) e Universidad Nacional de Itapua (Paraguai).

A carga horária é de 30 horas/aula. Haverá emissão de certificados pela UFMG para os participantes que realizarem 75% das atividades.

Formação multidisciplinar

A Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos visa a promover a formação em direitos humanos por meio de uma abordagem multidisciplinar e de seus aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

Cada encontro contará com um mediador (representante da Cátedra), dois docentes e 1 técnico. Em suas exposições, os docentes vão articular teoria e prática e abordarão os seguintes temas:

- Educação para os direitos humanos na América Latina

- Imigração, refúgio e direitos humanos

- Educação para a igualdade de gênero

- Direitos Humanos e População LGBTQI+

- Violência Institucional

- Educação para a Igualdade Racial

- Direitos da terra e de humanos: Conexões necessárias

- Divulgação científica, desinformação e direitos humanos

- Pandemia, saúde e direitos humanos

- Direitos Humanos: construção coletiva e em rede

Em fevereiro de 2020, a UFMG e a Cátedra de Direitos Humanos da AUGM realizaram a Escola de Verão – educação em direitos humanos, que foi realizada de maneira presencial na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. O curso inaugurou as ações da Cátedra para fomentar a discussão sobre a dignidade humana no Brasil e na América Latina.