Brasil
< Início

Abertas as inscrições de escolas e grupos que desejarem visitar a SBPC Jovem 2017

Publicado em: 13-06-2017

sbpc jovem

Escolas visitam a SBPC 2016 no campus da UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Foto: Yolanda Assunção

Já estão abertas as inscrições de escolas e grupos que desejarem visitar a  SBPC Jovem - que acontece de 17 a 22 de julho (clique aqui).  Trata-se de uma atividade realizada paralelamente à programação científica da Reunião Anual da SBPC, que acontece desde 1993. Destinada a estudantes do ensino básico, a programação da SBPC Jovem se constitui de eventos lúdicos e interativos. Seu objetivo é estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental e médio com o conhecimento científico, com pesquisadores e com experimentos. Além disso, a SBPC Jovem procura promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas, buscando, assim, despertar o interesse de crianças e jovens pelo universo científico, tecnológico e de inovação.  

000

O Museu Itinerante Ponto UFMG será uma das mais de 30 atrações da SBPC Jovem - Foto: Foca Lisboa/UFMG

A SBPC Jovem 2017 contará com mais de 30 atividades interativas na Tenda Jovem, um espaço coberto com cerca de 2.000 m² que ficará localizado na região central do Campus Pampulha, em frente ao prédio da Faculdade de Ciências Econômicas. As atividades da SBPC Jovem serão realizadas diariamente de 8h às 18h, entre 17 e 21 de julho, e de 9h às 17h no sábado, dia 22.  Neste dia, 22, acontecerá o Dia da Família na Ciência, com programação voltada para a interação com a comunidade, estimulando os jovens a trazerem familiares e amigos, mostrando que a ciência faz parte do cotidiano das pessoas. A programação inclui estandes, exposições interativas, visitas mediadas, oficinas, além da presença de centros de ciências itinerantes, tais como o Museu Itinerante Ponto UFMG.

Tropeirismo-em-Simonesia-EE-Joao-Augusto-de-Carvalhol_Zirlene-Lemos-

A história dos tropeiros em Simonésia já foi contada durante a UFMG Jovem, por alunos da Escola Estadual João Augusto de Carvalho, em São Simão do Rio Preto (MG) - Foto: Zirlene Lemos

Outro destaque da SBPC Jovem é a realização da 18ª UFMG Jovem, evento científico da UFMG que em 2017  completa 18 anos e terá como tema Transformações e Maioridade. O embrião da UFMG Jovem foi concebido em 1997, durante a SBPC Jovem, realizada no campus da Pampulha. O evento, que fez parte da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, dirigiu-se especialmente a estudantes da educação básica e média e à época e teve como uma das fundadoras a professora Beatriz Alvarenga, do Departamento de Física. Em 26 de fevereiro de 1999, após um ano de planejamento, a UFMG Jovem  estreou no campus Pampulha. 

Toda a programação da SBPC Jovem é diária, gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail  sbpcjovem@ufmg.br, pelos telefones (31) 3409-4068 e 3409-4428 e ainda no facebook.com/sbpcjovem2017.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901