Revista da Extensão da UFMG tem novo editor

Publicado em: 16-07-2020

Professor Leandro Rodrigues Alves Diniz dará sequência ao trabalho de tornar a publicação cada vez mais consolidada no âmbito da Extensão

Professor Leandro Diniz atua no ensino, pesquisa e extensão na área de PLA (Arquivo Pessoal)

Professor da Fale atua no ensino, pesquisa e extensão na área de PLA (Foto: arquivo pessoal)

O professor Leandro Diniz, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, assumiu este mês a função de editor da Revista Interfaces, periódico vinculado à pró-reitoria de Extensão.

Ele é professor da UFMG desde 2013, atuando no ensino, pesquisa e extensão na área de Português como Língua Adicional (PLA) junto a estudantes internacionais, migrantes e refugiados, bem como na formação de professores e pesquisadores.

O novo editor afirma que seu principal objetivo será o de tornar a revista cada vez mais referenciada dentro e fora do país, em especial na América Latina. “Buscaremos torná-la cada vez mais conhecida e consolidada no Brasil e no exterior – em particular, na América Latina – como um lugar de promoção do diálogo entre as instituições de ensino superior e a sociedade”.

O professor acrescenta que, “para tanto, contará com o apoio do Conselho Editorial para que a Interfaces possa, cada vez mais, contemplar as diferentes áreas do conhecimento e as diferentes iniciativas no campo da Extensão Universitária”.

A edição da revista estava sob responsabilidade da professora da Escola de Arquitetura da UFMG, Natacha Rena, que assumiu, agora, a coordenação de design gráfico da publicação.

Principais experiências

Além de professor na graduação, Leandro Diniz é membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFMG. O docente concluiu, recentemente, uma pesquisa na França, onde foi professor visitante na Université Grenoble Alpes, no âmbito do programa CAPES-Print. Sua pesquisa focalizou políticas linguísticas para a inserção de estudantes migrantes e refugiados no Ensino Básico.

No âmbito do Cenex da Fale, é coordenador da aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e coordena, juntamente com o professor Henrique Rodrigues Leroy, da Fale/UFMG, o curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), iniciativa que recebe e prepara alunos de países da África e América Central para o Celpe-Bras.

No projeto Cenex Virtual, é responsável pelo desenvolvimento de cursos a distância de PLA. Já no programa Idiomas-UFMG, coordena a oferta de cursos para migrantes e refugiados.

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Leandro Diniz foi pesquisador visitante na Ohio State University (EUA) com o apoio da Fulbright e membro da equipe de coordenadores do eixo de Língua Portuguesa do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Também foi professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), vice-presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras – Português e vice-presidente da Associação Mineira de Professores de Português Língua Estrangeira (Ampplie).

Outras informações podem ser obtidas no Currículo Lattes.

Veja também a edição especial da Revista Interfaces, publicada em maio de 2020, que reúne artigos e relatos de experiências de pesquisadores de todo o país.