Revista da Unesco recebe artigos que abordam contribuições das IES para o desenvolvimento sustentável

Publicado em: 30-03-2020

Até 31 de julho, pesquisadores de universidades e instituições de educação superior da América Latina e do Caribe podem submeter artigos científicos para edital da Revista Educação Superior e Sociedade (ESS). A revista é editada pelo Instituto Internacional para o Ensino Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), órgão vinculado à Unesco para a promoção do ensino superior.

O volume 33 e número 2 da Revista ESS ­– referente a julho a dezembro de 2020 – terá como tema “Contribuição da educação superior na América Latina e no Caribe aos ODS: experiências e práticas a partir de suas funções acadêmica”.

Sobre a temática

Os trabalhos devem demostrar contribuições de universidades e instituições de educação superior (IES) para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (UNU).

São recebidas contribuições que demostrem evidências e descobertas sobre experiências de integração dos ODS às políticas universitárias e que explicitem propostas que nasceram das instituições em resposta à Agenda 2030, aos ODS e aos desafios de sustentabilidade enfrentados pelo mundo atual.

A UFMG conta com diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, com enfoque multi e transdisciplinar, relacionados aos ODS. Se você atua nessas atividades, aproveite a oportunidade de divulgar os resultados.

Os interessados devem ficar atentos pois não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo estabelecido e que não estejam de acordo com a temática.

Clique aqui para ler edital.

O que são os ODS

Em setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável aprovou, por consenso, o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O documento, conhecido como Agenda 2030, estabeleu um plano de ação com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. Os ODS foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho deles e responder a novos desafios. São integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.