Ação de extensão da UFMG promove rodas de conversas abertas ao público com Guinga (RJ), Dona Onete(PA) e Mateus Aleluia (BA)

Publicado em: 14-03-2017

17022044_1119338961508759_8967308475193268746_n

O Retratos de Artista, projeto de extensão da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da UFMG, que incentiva o diálogo e compartilhamento de ideias em rodas de conversas, retorna com sua terceira edição em março de 2017. Sempre aberto ao público, promove encontros com artistas nacionais acompanhados de um mediador. As próxima quintas-feiras deste mês, começando pelo dia 16, serão reservadas para encontros de artistas da música brasileira com o público que estiver em Belo Horizonte. A estreia será com o músico  Guinga (RJ), seguido por Dona Onete (PA) e Mateus Aleluia (BA) e os mediadores Daniella Zupo, Tutti Maravilha  e Déa Trancoso. O evento acontece na  Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro), às 19h30, com entrada gratuita e lotação máxima de 150 pessoas.

A cada bate papo serão abordando temas como criação, métodos de trabalho, arte, cultura, inspiração, encontros, desencontros, vida e obra. Um dos objetivos é aproximar ao máximo o pensamento do artista criador com um público amplo e democrático, permitindo a troca de ideias direta entre ambos, como explica o professor Renarde Freire Nobre, criador da iniciativa e coordenador da ação de extensão. “Com o Retratos nossa intenção é dialogar sobre a vida do artista fora dos palcos, sua arte, tratando-o, acima de tudo, como uma pessoa normal. Nesse sentido, podemos esperar muitas conversas descontraídas e um encontro vigoroso para a nova edição”, antecipa.

Guinga abre edição 2017 do Retratos de Artista - Foto: Maria Taola Tallini

Nesta quinta-feira, 16, o público terá oportunidade de prosear com o músico Guinga. Violonista e compositor tem parcerias com letristas importantes no cenário da Música Popular Brasileira, como Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro. Suas composições foram gravadas por Elis Regina, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso, entre outros intérpretes. Durante o bate papo vai discutir assuntos como a vida no subúrbio carioca, reconhecimento nacional e relação com a arte. Com uma discografia que chega ao 17º título, bem recebidos por público e crítica, ele confessa que já participou de rodas de conversa no Brasil e exterior mas ainda sente um 'frio na barriga'. “Tenho um pouco de medo do cara a cara, mas ao mesmo tempo é muito estimulante. Iniciativas que tentam aproximar o artista do público são sempre muito bem-vindas”, avalia o músico.

O evento contará ainda com chamariz para quem decidir se deslocar de bicicleta. Como forma de incentivar o uso de meios que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana, os usuários de bike vão receber uma camisa exclusiva com a logomarca do projeto.

Histórico

Já em sua terceira edição, o projeto acumula histórias desde o início em 2012. A primeira edição foi na Fafich, ainda com o nome 'Retratos de Artista: Molduras do Pensamento', tendo como convidados Carlos Bracher, Rômulo Fróes, Wilson Oliveira e Lourenço Mutarelli. Os bons resultados e o interesse de estudantes voluntários ajudaram a ampliar o projeto que passou a contar com apoio das leis de incentivo. Como ação de extensão, o coordenador explica que sentia falta de extrapolar os muros da universidade e levar o projeto para outros espaços da cidade. “Dessa forma, teríamos um público maior e conseguiríamos explorar mais a relação universidade-sociedade”, destaca. Assim, sua segunda edição foi produzida no espaço CentoeQuatro, no centro da cidade e contou com Hermeto Pascoal, Jorge Mautner, Paulo César Pinheiro e Roberto Tibiriçá.

Programação
Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro - BH), às 19h30. Entrada gratuita mediante ordem de chegada (retirada de senhas uma hora antes do evento). Capacidade do local: 150 pessoas. Saiba mais informações em  facebook.com/retratosdeartista ou retratosdeartista.blogspot.com.br

16/03: Guinga conversa com Daniella Zupo
23/03: Dona Onete conversa com Tutti Maravilha