Brasil
< Início

Programação da 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Publicado em: 13-05-2020

Clique aqui e conheça a programação completa (para acompanhar os eventos, basta acessar o link que está na descrição de cada atividade). 

A 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG vai ocorrer de 18 a 22 de maio de 2020 nas plataformas digitais. É um evento proposto pela Rede Saúde Mental da UFMG, em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos. Em 2020, o encontro terá como tema Saúde Mental e Direitos Humanos em tempos de COVID-19.

Reafirmamos, nesse movimento, uma posição de sintonia e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como com todas as construções libertárias e antimanicomiais do campo das políticas públicas. Em tempos de profundas mudanças no contexto da saúde mental no Brasil, de efeitos sem precedentes da pandemia do novo coronavírus, torna-se oportuno e urgente tomar como tema e prática a defesa dos Direitos Humanos, fortalecendo modos de estar e fazer de forma coletiva, horizontal, equânime e inclusiva, considerando a pluralidade dos sujeitos, saberes e práticas.

Nesse contexto, defender os direitos humanos indica uma postura de pessoas e coletivos, que, preocupados com os efeitos devastadores que a crise sanitária, econômica e social provocada pela pandemia já tem causado nos grupos sociais mais vulnerabilizados, torna-se um ato de defesa da vida.  O impacto à produção de subjetividades precisa ser debatido. Este será o desafio proposto para a VIII Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que agregará parceiros de diferentes áreas do conhecimento e seus diferentes discursos, por meio de múltiplas linguagens.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901