Práticas inovadoras e interações com as comunidades são apresentadas na final do 23º Encontro de Extensão

Publicado em: 21-10-2020

Estudantes premiados serão anunciados nesta sexta-feira no encerramento da Semana do Conhecimento da UFMG

Sala da comissão Tecnologia e Produção Trabalho destacou atividades em apoio à agricultura familiar e à economia popular (Reprodução Teams)

Sala da comissão Tecnologia e Produção/Trabalho destacou atividades em apoio à agricultura familiar e à economia popular (Reprodução Teams)

Os estudantes selecionados na fase preliminar do 23º Encontro de Extensão se reuniram virtualmente na tarde desta quarta-feira, dia 21, para apresentar suas experiências a oito comissões temáticas representativas das linhas da extensão universitária.

O evento foi aberto às 14h pela pró-reitoria de Extensão (Proex). Em seguida, iniciaram-se a apresentação e arguição dos estudantes. Foram apresentados 59 trabalhos, que foram distribuídos em salas virtuais com a participação de autores, coautores, coordenadores, estudantes, técnicos e avaliadores, os quais fizeram parte das comissões de Comunicação e Cultura, Direitos Humanos e Meio Ambiente, Educação, Saúde e Tecnologia e Produção /Trabalho.

O estudante de Teatro da UFMG e bolsista, Bruno Aguiar Pimenta da Silva, contou seu envolvimento em experiências de ensino, pesquisa e extensão no programa Encontros com Arte, vinculado ao Centro Pedagógico da UFMG. A iniciativa atua há 16 anos na promoção de atividades artísticas e culturais, em parceria com a comunidade externa, como escolas públicas de Minas Gerais. Para fazer frente aos desafios atuais, Bruno falou do evento Palco Aberto #EmCasa. “O projeto já existia presencialmente, mas foi promovido no blog do programa para acolher a comunidade escolar, ressignificar o isolamento social e possibilitar a fruição da arte”, afirmou o estudante.

Participante do programa Primeira Infância Plena, a aluna do curso de Enfermagem da UFMG, Ana Maria Marques, relatou os resultados e produtos desse projeto que presta assistência a famílias e bebês prematuros ou nascidos abaixo do peso.  “Como acadêmica e da área da saúde da criança, é gratificante e agregador para mim dialogar com a comunidade e assistir as famílias no momento em que elas mais precisam de apoio”, destacou.

A atuação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) na assistência técnica a pequenos produtores leiteiros no norte de Minas foi evidenciada pelo graduando de Zootecnia Valdo Soares Martins Junior. Ele relatou que, “com técnicas adequadas de manejo e higienização, bem como ‘quebras’ de barreiras, o projeto tem sido determinante para o fornecimento de produto de qualidade à indústria e maximização de resultados de produtores familiares".

Os encontros encerraram as rodadas de exposições on-line do 23º Encontro de Extensão. Os estudantes estão agora na expectativa do anúncio dos 16 trabalhos mais bem avaliados, que receberão o prêmio Destaque da extensão 2020 na sexta-feira, dia 23, no encerramento da 29ª Semana do Conhecimento.