Plantão Psicológico da Fafich amplia atendimentos on-line a toda comunidade da UFMG

Publicado em: 6-05-2020

Atendimentos gratuitos estão disponíveis a alunos, servidores docentes e técnico-administrativos, além de alunos de cursos preparatórios da UFMG.

Manter a saúde mental tem sido um dos principais desafios enfrentados pela população frente ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Diante disso, o projeto de extensão Plantão psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), a convite da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Pró-reitoria de Extensão, ampliou seu atendimento ao público da UFMG.

foto equipe 2

Equipe do plantão psicológico do SPA

Essa decisão foi tomada após a experiência adquirida com os atendimentos a distância que estão sendo oferecidos a discentes e docentes da UFMG em mobilidade em outros países, bem como a alunos em intercâmbio na UFMG. "Compreendemos melhor as limitações e os benefícios desta modalidade e, em vista da experiência bem-sucedida, a equipe do SPA viu que era possível expandir o serviço de aconselhamento psicológico a toda a comunidade", explica o coordenador do projeto e professor do Departamento de Psicologia, Paulo Evangelista.

Os atendimentos são gratuitos e estão disponíveis a alunos, servidores docentes e técnico-administrativos, além dos alunos atendidos pela rede de cursinhos pré-universitários da UFMG. Podem ser usadas quaisquer plataformas on-line de preferência da pessoa atendida. Para solicitar o atendimento, basta enviar um e-mail para spa@fafich.ufmg.brO solicitante receberá uma ficha de cadastro, que deve ser preenchida e reenvida ao endereço do SPA. Em seguida, membro do projeto entrará em contato para agendar o atendimento.

Dentre as 32 pessoas que compõem a equipe, 30 são alunos e as demais são professores do Departamento de Psicologia da Fafich. "Colocamo-nos à disposição de toda a comunidade neste momento difícil por qual passamos, o qual favorece o sofrimento mental”, conclui o professor. O SPA é uma clínica-escola vinculada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que atua há mais de 50 anos na UFMG.

Rede de serviços

O Plantão Psicológico no SPA é mais uma das ações da Rede de Saúde Mental da UFMG. Desde que a pandemia começou, a Rede tem tomado atitudes que visam apoiar grupos vulneráveis, como os que já têm direitos básicos violados, ou aqueles que enfrentam problemas ligados a questões de raça, etnia, gênero e território.

Além dos plantões psicológicos, a comunidade interna e os profissionais da saúde, podem contar também com assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Toda essa equipe está mobilizada no projeto Acolhimento a distância, a fim de manter o bem-estar da população durante a pandemia e, assim, fazer com que todos permaneçam em casa e sigam as orientações de prevenção ao coronavírus.

Para ler mais sobre o projeto de acolhimento, clique aqui.