Proex/UFMG lança chamada interna para programas e projetos articulados ao Participa UFMG Mariana - Rio Doce

Publicado em: 11-07-2016

A Pró-reitoria de Extensão (Proex)  lançou a chamada interna - iniciativa inédita, de fomento a programas e projetos de extensão para pleito de bolsas destinadas à participação de discentes em ações integrantes do Programa Participa UFMG Mariana - Rio Doce. Poderão ser proponentes apenas servidores docentes, em efetivo exercício na UFMG, cadastrados no “Programa Participa UFMG Mariana – Rio Doce” - iniciativa que articular grupos de extensão e pesquisa da Universidade envolvidos com mapeamento, diagnóstico e soluções para os danos à população e possível reconstrução das áreas atingidas pelo desastre em Mariana.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, "em dezembro de 2015 a UFMG convidou a comunidade acadêmica a integrar o programa Participa UFMG Mariana-Rio Doce  e houve uma resposta muito boa de docentes, discentes e técnicos da Universidade e de outras instituições. Esse edital foi elaborado com o objetivo de fomentar e consolidar as ações de extensão que integram esse programa e, principalmente, promover o envolvimento dos estudantes de graduação", explica.

A proposta apresentada deverá atender aos conceitos de Extensão Universitária, seja programa ou projeto, conforme estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU), além de ser elaborada no Sistema de Informação da Extensão (Siex)  e apresentar status ativo no momento da submissão.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de mensagem e documentação enviada para o e-mail dife@proex.ufmg.br até às 16h do dia 01 de agosto de 2016.

As bolsas de extensão serão destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação da UFMG, desde que não seja  beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais. O número de bolsas e a sua duração em meses estão sujeitos à disponibilidade orçamentária para os anos de 2016 e 2017.  As bolsas  serão pagas mensalmente e adotarão como referência os valores das bolsas correspondentes pagas pelas agências oficiais de fomento à pesquisa.

Confira o edital aqui