Palestra debaterá a integralização da extensão nas engenharias, ciências exatas e ciências da terra

Publicado em: 11-12-2020

Professores da UFOP e UFMG vão relatar suas experiências com a comunidade acadêmica

Na segunda-feira, dia 14, às 15h, acontecerá o segundo encontro on-line do Ciclo de Palestras Proex-Prograd sobre a integralização da formação em extensão. O evento, com transmissão, ao vivo, pelo YouTube Extensão UFMG (vídeo disponível no canal), terá como convidados os professores Wagner Curi, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP, e Heloísa Costa, do Instituto de Geociências (IGC), da UFMG.

Os palestrantes vão relatar suas experiências acerca da integralização da formação em extensão nas engenharias, nas ciências exatas e nas ciências da terra. Cada palestrante contará com 25 minutos para exposição. Na sequência, ocorrerá debate, formulação de perguntas, interações com o público e esclarecimento de dúvidas.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados na temática.

Debates por áreas

Esse encontro faz parte de uma série de cinco webinários, divididos por área do conhecimento e linhas temáticas, que estão sendo promovidos, até janeiro de 2021, pela comissão da UFMG responsável pelo acompanhamento e implementação da integralização da formação em extensão na Universidade. Os eventos têm transmissão, ao vivo, no canal da Proex no YouTube.

Eles contam com convidados de diferentes Instituições Federais de Ensino (Ifes) do país, que compartilham experiências acerca do processo da integralização da formação em extensão na graduação e do cumprimento da exigência mínima de 10% de atividades de extensão no currículo dos cursos, de acordo a Resolução 07/18, do Conselho Nacional de Educação (CNE), e do Resolução 10/2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFMG).

O Ciclo de Palestras Proex-Prograd foi aberto, em novembro deste ano, pela professora e decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), Olgamir Amancia. Ela discutiu o tema “Por que integralizar a extensão nos currículos de graduação?”.

Os próximos eventos da série vão acontecer nos dias 11 e 18 de janeiro.

Outras informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail dafe@proex.ufmg.br