Lutas sociais, saúde mental e impactos da mineração são temas da Formação Transversal em Direitos Humanos

Publicado em: 13-02-2020

UFMG participa de desfile pela luta antimanicomial em BH

Em 2018 a UFMG participou de desfile pela luta antimanicomial em BH. Saúde mental é um dos temas das disciplinas da Formação Transversal em Direitos Humanos.

Formação, voltada para comunidade interna e externa, é promovida pela Rede de Direitos Humanos UFMG

Estudantes da UFMG e público externo podem participar no primeiro semestre de 2020 das seis disciplinas oferecidas pela Formação Transversal em Direitos Humanos. Lutas sociais, saúde mental e danos decorrentes da atividade mineradora serão alguns dos temas abordados nessa formação. As disciplinas serão ministradas por docentes que fazem parte da Rede de Direitos Humanos UFMG.

Em seu terceiro ano, a Formação Transversal em Direitos Humanos oferece disciplinas que dialogam entre si por meio de um triplo enfoque: o estudo dos fundamentos históricos e filosóficos dos direitos humanos, o estudo dos direitos humanos no Brasil e a relação deles com as políticas públicas.

As atividades letivas começam no dia 2 de março. As aulas, que acontecem no campus Pampulha, no campus Saúde e na Faculdade de Direito da UFMG, serão oferecidas por professores vinculados à Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito e  Fafich.

Estudantes da graduação deverão se matricular, on-line, pelo Sistema de Gestão Acadêmica, na terceira fase da matrícula (percurso livre), nos dias 20 e 21 de fevereiro. Já os estudantes da pós-graduação devem requerer a matrícula no dia 3 de março, através de preenchimento de formulário. Membros da comunidade externa deverão requerer a matrícula, na modalidade disciplina isolada, no dia 5 de março.

Para obter certificado, o participante deve cumprir carga horária mínima de 360 horas-aula. As disciplinas cursadas nas Formações Transversais em Relações étnico-raciais: História da África e Cultura Afro-Brasileira e Saberes Tradicionais podem ser aproveitadas para alcançar tal carga horária, já que possuem interface com o campo dos direitos humanos.

Conheça as disciplinas ofertadas pela Formação Transversal em Direitos Humanos em material disponibilizado pela Prograd.