Brasil
< Início

Janeiro é mês de diversão e aprendizado sobre ecologia na Estação Ecológica UFMG

Publicado em: 15-01-2020

Em plenas férias escolares, monitores, crianças e responsáveis participam do Ecco Kids. Evento oferece atividades de educação e conscientização ambiental e vai até o final do mês na Estação Ecológica UFMG  

IMG_7329-min

Crianças atentas às instruções do monitor antes do começo das atividades

A edição de 2020 do Ecco Kids está especial. De 13 de 31 de janeiro de janeiro, o evento conta com uma programação diversificada, pensada especialmente para crianças de 5 a 14 anos de idade, que inclui trilhas pela vegetação, brincadeiras e oficinas. As atividades aguçam a curiosidade e o aprendizado dos pequenos, em especial sobre o meio ambiente.

 Oficinas

Na manhã do dia 13 de janeiro, uma turma de 20 crianças adentrou os espaços da Estação Ecológica com um olhar muito curioso, já que para a maioria, era a primeira vez que entravam naquele espaço. A primeira das atividades foi a brincadeira Canibal, na qual as crianças tinham que seguir pistas e fugir de obstáculos para conseguir alcançar a chegada. Ao mesmo tempo em que corriam e se divertiam, elas conheciam alguns ambientes repletos de vegetação e que não fazem parte do cotidiano da maioria das crianças dos grandes centros urbanos. Para Cátia, uma das mães acompanhantes, “essa é uma oportunidade de as crianças se afastarem dos eletrônicos e conhecerem novos espaços”.  

Os monitores da reserva natural encerraram as atividades do dia com a Oficina Bicho Pau. Eles trouxeram caixas, que continham diversos insetos empalhados, e depois de apresentar cada um, falaram sobre algumas características principais desses animais. Logo depois, eles retiraram bichos-pau de pequenos viveiros para mostrar às crianças. E, enquanto isso tudo ocorria, monitores e pais se dividiam para responder as diversas perguntas das crianças que surgiam a todo instante. Para Carlos Augusto, avô do pequeno Vitor Lussa, a educação ambiental era uma das principais pautas do dia. “Esse vai ser um aprendizado duradouro para o Vitor, porque é nessa idade que se forma o cidadão preocupado com o meio ambiente”, disse. 

IMG_7390-min

Monitor Gustavo tira as dúvidas das pequenas acerca das abelhas

Outros que aprendem com a Ecco Kids são os próprios monitores da Estação Ecológica, como disse Laura de Matos Paiva, aluna do 7° período de Ciências Socioambientais da UFMG e monitora na reserva há 2 anos. “Essa é uma outra forma de dar educação ambiental, uma forma que foge daquele padrão de sala de aula, porque a brincadeira também é um meio de aprendizado. E a modo como eles aprendem também é algo que me ensina enquanto estudante”, afirmou.

IMG_7386-min

Monitora Laura apresentados os insetos empalhados às crianças

Ficou interessado em participar e levar seu filho para aprender? As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3409-2295.

Veja mais fotos sobre o evento, na página da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, no Facebook.

Acompanhe também a cobertura das atividades no Facebook e no Instagram da Estação Ecológica.

Texto e fotos: Joice Lopes/Assessoria de Comunicação da Proex

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901