Brasil
< Início

Inscrições para o #VisualizaUFMG são prorrogadas até 21 de setembro; vídeos disponíveis no YouTube auxiliam participantes

Publicado em: 31-08-2020

Estudantes da UFMG ganharam novo prazo – até 21 de setembro – para se inscreverem na mostra; vídeos disponíveis no canal da Proex ajudam participantes na produção dos trabalhos

Capturar

Estudante Gabriel Beltrão, premiado no #VisualizaUFMG 2019, dá dicas no canal da Proex sobre produção e gravação de vídeo

Estudantes de graduação, pós-graduação, do Colégio Técnico (Coltec) e do Teatro Universitário da UFMG ganharam novo prazo – até 21 de setembro – para se inscreverem na mostra #VisualizaUFMG2020, por meio de formulário eletrônico.

A mostra, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às ações desenvolvidas e ao conhecimento produzido na Universidade e estimular o protagonismo dos estudantes, será realizada, virtualmente, de 20 a 22 de outubro, dentro da programação da 29ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG.

Os candidatos deverão enviar vídeos de até três minutos de duração – que poderão ser narrativos, descritivos, de entrevistas ou apresentações –, mostrando para o público leigo, de forma lúdica, dinâmica, criativa e acessível, algum trabalho de ensino, pesquisa ou extensão desenvolvido na UFMG. O tema escolhido para este ano é Tecnologia, ciência e arte

Os trabalhos devem ser aprovados por um professor orientador da UFMG, que ficará responsável pelas informações divulgadas no vídeo (a aprovação deve ser efetuada no mesmo link usado para inscrição dos vídeos). 

Os trabalhos selecionados serão exibidos no canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube, e os premiados, na fachada do Espaço do Conhecimento UFMG. Os autores receberão certificados.

chamada retificada para as inscrições dos trabalhos foi lançada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da DDC e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) (Consulte também a 2ª Retificação e a 3ª Retificação da chamada).

Material de apoio

Como forma de preparação para o #VisualizaUFMG2020, a Diretoria de Divulgação Científica (DDC/PROEX) disponibilizou no YouTube a gravação de seminário com participação de professores e estudantes que participaram das edições anteriores do evento.

Com o mesmo espírito, participantes de edições anteriores também gravaram material para auxiliar outros estudantes na produção e submissão de vídeos.

O material gravado está disponível no canal da Proex e trata de temas como a linguagem na divulgação científica, a construção de narrativas e a edição de vídeos.

Os palestrantes são Flora Villas Carvalho, Gabriel Beltrão, ambos estudantes premiados no #VisualizaUFMG 2019; Carolina Rodrigues Pereira, estagiária do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG e aluna do curso Cinema de Animação e Artes Digitais; Vinicius Marangon Mendes Sales, criador do canal Vini Marangon e aluno do curso de Física (licenciatura); Maurício Gino, professor do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes, e a professora Débora d'Ávila Reis, que está à frente da Diretora de Divulgação Científica da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ddc-eventos@proex.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428.

Veja também:

Playlist com vídeos selecionados e premiados em 2019

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901