Inscrições abertas para a 22ª UFMG Jovem

Publicado em: 1-06-2021

Estudantes e professores da educação básica e profissional têm até 2 de agosto para submeter trabalhos

Na primeira edição virtual, Fabiana Borges Ribeiro, aluna da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo (MG), apresentou sua proposta de kit sustentável para reutilização e tratamento de água (Reprodução YouTube).

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, a 22ª UFMG Jovem será realizada virtualmente nos dias 9 e 10 de setembro de 2021.

Os professores e estudantes da educação básica e profissional de Minas Gerais já podem submeter trabalhos para apresentação, até o dia 2 de agosto.

Os editais e formulários das inscrições estão disponíveis no site oficial do evento, que foi relançado com nova identidade visual.

Neste ano, a tradicional feira da UFMG acontecerá pela segunda vez de forma virtual. A programação se ampliou e contará com outras atividades, como a 2ª Mostra Educação e Saúde, o Desafio: Como Seria o Mundo Se..., #ExploraUFMG e o Conversa com Cientistas

Podem se inscrever na Mostra Educação e Saúde professores estudantes e egressos dos programas de mestrados profissionais. O objetivo é divulgar os recursos educacionais desenvolvidos por eles e possibilitar o intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional e entre professores e estudantes.

Já o Desafio: Como Seria o Mundo Se... convida estudantes da educação básica a expressarem por meio de texto, áudio ou desenho, outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar. Busca-se valorizar a imaginação, elemento inerente não apenas à criação artística, mas também a qualquer processo de aprendizagem e produção de conhecimento.

A programação da UFMG Jovem também prevê o #ExploraUFMG, que apresentará, por meio de vídeos, os museus, laboratórios, espaços e projetos da UFMG que se propõem a interagir com o público infantojuvenil.

Já na atividade Conversa com Cientistas, serão convidados pesquisadores e pesquisadoras para dialogar com crianças e jovens acerca de temas da atualidade.

Outra novidade é que as escolas quilombolas e indígenas serão contempladas com reservas de vagas.

Toda a programação é virtual e gratuita.

Intercâmbio Universidade e educação básica

O objetivo é construir um espaço para intercâmbios de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional a partir da divulgação dos trabalhos produzidos, a integração dos participantes e o estímulo a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é promovido anualmente pela Universidade, desde 1999, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC) e a pró-reitoria de Extensão (Proex).

As informações podem ser acompanhadas, também, no Facebook Instagram

Gabriela Francine (Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG)