18ª UFMG Jovem abre inscrições

Publicado em: 23-02-2017

1

Em 2016 o evento contou com apresentação de 50 trabalhos de 13 cidades de Minas Gerais, dentre os quais 36 são de escolas públicas - Foto: Vítor Gomes

Os professores da rede básica de ensino de Minas Gerais, pública e privada já podem inscrever trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, que tenham sido desenvolvidos em conjunto com seus alunos, para apresentação na 18ª UFMG Jovem, feira de ciências anual realizada pela Universidade. Com o tema Transformações e Maioridade, neste ano o evento  acontecerá entre os dias 20 e 22 de julho de 2017, integrando a programação da SBPC Jovem, parte da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  na UFMG.

Confira o edital

Segundo a coordenadora, Silvania Nascimento, titular da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG "a feira estimula o protagonismo juvenil e a prática de projetos na educação básica.

Os docentes têm até o dia 8 de maio para se inscreverem  como autores principais, podendo concorrer com até cinco propostas. As apresentações poderão utilizar maquetes, cartazes, pôsteres, experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos e outros recursos que as tornem acessíveis, lúdicas, dinâmicas e interativas. Serão selecionados cinquenta trabalhos nas categorias ensino fundamental e ensino médio.

Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural elaborados e desenvolvidos por alunos e professores da Educação Básica da UFMG e das demais escolas públicas e privadas de Minas Gerais, integrantes de uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes.

Agendamento de escolas
As escolas interessadas em visitar a feira poderão realizar o agendamento mediante envio da ficha de agendamento de visitação, disponível aqui, devidamente preenchida para o endereço eletrônico ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br, até o dia 19 de julho de 2017.

Mais informações pelos telefones: (31) 3409-4427 | (31) 3409-4428 ou pelo e-mail: ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br. Acesse as redes sociais  facebook.com/feiraufmgjovem/ (UFMG Jovem) ou facebook.com/ddcproexufmg/ (Diretoria de Divulgação Científica)