Forproex se posiciona frente a situação que assola o país e divulga iniciativas extensionistas de combate à covid-19

Publicado em: 6-04-2020

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) com a assinatura de suas respectivas coordenações regionais compartilhou com a sociedade ações de extensão universitária que têm sido implementadas pelas instituições de ensino superior. Clique aqui para acesso às ações elencadas pela entidade.

Trata-se de links para acesso direto a cartilhas, cards, vídeos, cursos on-line e demais iniciativas de docentes, estudantes e técnicos engajados no contexto de enfrentamento à covid-19.

Reproduzimos abaixo nota da entidade, divulgada na página da Renex ­­­–Rede Nacional de Extensão.

O FORPROEX, ciente da situação de pandemia que assola o país e o mundo, cumprindo o seu papel educativo junto à sociedade brasileira, vem a partir da sua potência em rede, socializar as ações extensionistas desenvolvidas e em desenvolvimento pelas instituições públicas de educação superior no Brasil.

Trata-se de um espaço com os links para acesso direto a cartilhas, cards, vídeos, cursos on-line e demais iniciativas de docentes, estudantes e técnicos engajados/as nessa dinâmica contra o covid-19. Todo material aqui veiculado é de inteira responsabilidade das instituições produtoras, cuja divulgação foi devidamente autorizada.

Nos manteremos unidos/as em tempo de “cuidados coletivos”, reafirmando os fundamentos da extensão universitária que se traduzem no compromisso com a sociedade por meio de um “processo interdisciplinar , educativo, cultural, científico e politico que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” que neste momento, se concretizam mais veemente na luta por uma sociedade com saúde e justiça social.

Sob a orientação da comunidade científica mundial e das autoridades sanitárias quanto aos perigos de propagação do coronavírus, afirmamos nosso total acordo com as medidas de emergência ante os dados de calamidade apresentados no Brasil e no mundo. Nos preocupamos muito mais com a vida das pessoas, na defesa do isolamento social em massa, ante aos discursos neoliberais que privilegiam a economia das grandes potências industriais e que causam mais instabilidade junto às comunidades do país.

Sigamos nos protegendo à luz da ciência e priorizando a vida de todas as pessoas .

Adriana Marmori
Universidade do Estado da Bahia

Olgamir Amancia
Universidade de Brasília
Vice-presidente

Assinam conjuntamente as Coordenações Regionais.