Edital fomento à Formação em Extensão Universitária

Publicado em: 2-05-2017

Estão abertas até o dia 25 de maio, as inscrições de propostas ao  edital de fomento a programas e projetos de Formação em Extensão Universitária. A Formação em Extensão Universitária é definida como um mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante a participação dos estudantes em atividades optativas integrantes de programas ou projetos de extensão universitária.

Lançado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) esse edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação, buscando fortalecer o princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Nesse edital, além de bolsas para estudantes de graduação, os proponentes poderão pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão. A inscrição da proposta será efetivada exclusivamente após a submissão da mesma por meio do Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão até às 16h do dia 25 de maio de 2017. O prazo de execução é de até doze meses, de agosto de 2017 a julho de 2018.

As propostas deverão ser focadas na observação da realidade tratada, com o objetivo de produzir impacto junto à comunidade, visando à melhoria sustentável de indicadores sociais e do acesso à educação, à saúde e à cultura, além de serem desenvolvidas preferencialmente junto a comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cada colegiado poderá submeter apenas uma proposta, mas não estará impedido de participar de iniciativas apresentadas por outros colegiados. A proposta obrigatoriamente estará vinculada a um programa ou projeto de extensão registrado no Sistema de Informação da Extensão (Siex/UFMG), com status ativo, e deverá prever oferta de matrícula aos estudantes, associada a um módulo de atividades de formação em extensão universitária.

Cada proposta deverá ainda ter um membro efetivo do corpo docente da UFMG como coordenador, sendo que o mesmo poderá gerir apenas uma proposta e deverá ser designado pelo colegiado do órgão acadêmico proponente, podendo ser substituído ao longo da execução das atividades. O julgamento e a classificação das propostas serão feitos pelas câmaras de Extensão e de Graduação. Cada proposta deverá observar um limite orçamentário máximo de R$ 10 mil reais, no qual estarão incluídas as bolsas para alunos de graduação e os recursos solicitados para despesas de custeio.

Confira o edital