Brasil
< Início

Feira Agroecológica da UFMG abre inscrições para agricultores familiares, rurais e urbanos

Publicado em: 14-01-2019

A partir de 28 de janeiro até às 16h de a 1º de fevereiro, estará aberto o edital para o exercício da atividade comercial da Feira Agroecológica e da Economia Popular Solidária – Feira da UFMG – no campus Pampulha da UFMG. A Feira da UFMG é dividida em quatro segmentos: horticultura (cultivo e hortaliças); higiene pessoal e medicina natural; lanches e processados e misto. Poderão participar agricultores familiares, rurais e urbanos, e suas formas associativas, agroecológicos, orgânicos em processo de conversão para Sistemas Participativos de Garantia e produtores individuais cuja produção se enquadre nas categorias propostas pelo edital, desde que sejam comercializados produtos autorais com produção artesanal. Serão admitidos como feirantes um total de até 46 agricultores/produtores, além de cadastro de reserva.

Confira edital disponível aqui 

Ramon e o acucar purgado na Feira da UFMG

Ramon e o açúcar purgado, na Feira Agroecológica da UFMG Crédito: Arcadogosto/2018

A iniciativa é resultado de parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Administração (PRA), através do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) e objetiva garantir a presença de um circuito curto de consumo e espaço educativo e aquisição de alimentos agroecológicos na perspectiva da economia solidária e popular em consonância com o fortalecimento da agricultura familiar rural e/ou urbana agroecológica de Belo Horizonte e região metropolitana. A ação é vinculada aos projetos de extensão Estudo da gestão ambiental do campus Pampulha da UFMG e Construção social de mercados agroecológicos popular e solidários de agricultores/as e produtores/as na UFMG.

Aos interessados em participar recomenda-se ler atentamente o edital e entregar a documentação completa no Departamento de Gestão Ambiental da UFMG, que fica na  Avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha - Belo Horizonte, das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Serão desclassificadas as propostas não apresentarem a documentação adequada aos requisitos estabelecidos no edital.

O sorteio público para a ocupação das vagas efetivas e das vagas do cadastro de reserva está marcado para o dia 27 de fevereiro no campus Pampulha da UFMG - a partir das 14 h,  em local a ser informado posteriormente aos participantes habilitados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409 - 3849, no Departamento de Gestão Ambiental da UFMG.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901