FaE/UFMG vai abrir inscrições para Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social a partir de 5 de janeiro

Publicado em: 29-12-2014

A Faculdade de Educação da UFMG vai abrir, no período de 05 a 31 de janeiro de 2015,  edital com oferta de 180 vagas  para o processo seletivo do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Gratuito aos selecionados, será ministrado a distância por meio da plataforma de ensino Moodle, acessível através de conexão à internet.

O público prioritário são os profissionais da educação básica pública que trabalham para atender estudantes do programa Bolsa Família – coordenadores estaduais e municipais, diretores, agentes educacionais e professores de escolas públicas –, além de coordenadores estaduais de saúde e da assistência social, vinculados ao programa Bolsa Família.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário que estará disponível a partir do dia 5, no http://www.eadespecializacao.fae.ufmg.br   e  enviar cópia digital legível em formato pdf dos seguintes documentos:  foto 3x4 recente; frente e verso do diploma de graduação,  histórico escolar da graduação; curriculum vitae (preferencialmente modelo lattes; certidão de quitação eleitoral com data atual; cópia do certificado de reservista; comprovante  de endereço; cópias da  carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou de casamento; além da declaração assinada da função e local de exercício profissional em 2014, conforme consta em edital.

O processo seletivo constará da análise da documentação enviada  que será feita por banca composta por três membros, sendo  dois professores da Comissão Coordenadora da especialização e um docente do mesmo curso. A classificação será  publicada no http://www.eadespecializacao.fae.ufmg.br,  até o dia 12 de fevereiro de 2015.

Os recursos poderão ser feitos pelo e-mail: eadespecializacao@fae.ufmg.br dentro do prazo de dez dias a partir da data da divulgação das notas. O candidato aprovado deverá efetuar de 13 a 20 de fevereiro de 2015, o cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível posteriormente no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio.

Mais informações no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), da Faculdade de Educação da UFMG, das 14h às 17h,  pelos telefones (31) 3409-6149 ou 3409-6150, e pelo e-mail eadespecializacao@fae.ufmg.br

Curso
Fruto de uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), entre outros parceiros.  Estruturado em cinco módulos temáticos,  seus conteúdos abordarão pobreza, desigualdade, educação, cidadania, direitos humanos e justiça, entre outros temas e o quinto módulo é o de metodologia.

Na UFMG, a iniciativa é coordenada pelas professoras Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Rosilene Horta Tavares, Maria Rosimary Soares dos Santos, todas da Faculdade de Educação, e Maria Dirlene Trindade Marques, da Faculdade de Ciências Econômicas.

Confira o edital