Brasil
< Início

Mas, afinal, o que é Extensão universitária?

Publicado em: 22-02-2019

Uma importante dimensão da formação universitária no ensino superior, a extensão, ao lado do ensino e da pesquisa, garante a  interação da instituição com a comunidade ao seu redor e com a sociedade, de maneira mais ampliada. Muitas vezes o tema é reduzido somente à realização de cursos de extensão ou mesmo em prestação de serviços, também comum nas instituições, no entanto, o termo não se restringe a esse tipo de atividades.

Esse é um conceito presente no texto da Constituição Brasileira que, em seu artigo 207, prevê que as instituições de ensino superior obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O regimento da UFMG estabelece que, “a extensão, atividade acadêmica identificada com os fins da Universidade, é processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, ampliando a relação entre Universidade e sociedade”.

A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, ressalta a importância do envolvimento dos alunos: “As ações de extensão são importantes para a formação dos estudantes. Não somente a formação técnica e profissional, mas também a formação cidadã. É muito importante que nossos e nossas estudantes, futuros profissionais, estejam conectados com os reais problemas e com as reais riquezas, também, presentes na sociedade brasileira”.

Modelo de recuperação da paisagem da mata ciliar e de áreas urbanas sob impacto dos rejeitos da barragem da mineração Samarco, é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade.

Modelo de recuperação da paisagem da mata ciliar e de áreas urbanas sob impacto dos rejeitos da barragem da mineração Samarco, é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade.

A extensão universitária é uma das formas pelas quais a universidade colabora e participa da comunidade. A ideia é se distanciar de um conceito teórico, aplicar conceitos práticos, compartilhar com a sociedade e, simultaneamente, receber feedbacks para nortear suas ações em vários âmbitos.

“A extensão não se trata de assistencialismo, de levar conhecimento, de colocar a Universidade em posição de transmissão e a comunidade como simples receptora. A extensão demonstra seu papel e importância ao empoderar a comunidade quando troca saberes, quando problematiza e intervém de forma efetiva levando a reflexão”, relata a estudante de Direito Bárbara Braz, que atuou no programa de extensão Resolução de conflitos e acesso à justiça.

Os alunos podem participar das ações de extensão como bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão – Pbext, em duas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa – além de bolsas que contam com financiamento externo e há também a possibilidade de voluntariado.

 Segundo dados do Sistema de Informação da Extensão - Siex, a UFMG conta com mais de 3,6 mil ações de extensão entre programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. Atualmente, cerca de 7 mil alunos de graduação e pós-graduação estão envolvidos em alguma ação de extensão que são classificadas em oito áreas temáticas: Comunicação,Tecnologia e Produção, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.

Ginástica Artística da EEFFTO é uma das ações de extensão que acontece na UFMG

Ginástica Artística da EEFFTO é uma das ações de extensão que acontece na UFMG

A pró-reitoria de Extensão - Proex UFMG - em parceria com os Centros de Extensão – Cenex – coordena, induz e articula ações de extensão que ocorrem na Universidade. Cada uma das unidades acadêmicas possui um Cenex e é por meio deles que os estudantes podem se informar sobre como participar das atividades de extensão desenvolvidas. Conheça os Cenex de cada unidade.  Se informe também entrando em contato com a Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão pelo telefone (31) 3409-3215.

As ações de extensão acontecem em diversos espaços no campi UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros, assim como em outras cidades de Minas Gerais. Então, não perca tempo! Participe e fique por dentro de tudo o que acontece e é feito pela extensão na UFMG, pois o envolvimento do estudante nessas atividades é uma valiosa oportunidade de formação acadêmica e pessoal.

(Por Bruna Diana)

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901