Estudantes de graduação, pós-graduação e público externo poderão participar da Formação Transversal em Divulgação Científica

Publicado em: 20-04-2021

Formação que prepara comunicadores para a popularização da ciência oferta seis disciplinas no 1° Semestre de 2021

Corona Repórter

Projeto 'Corona repórter”, que divulga dados atualizados da Covid-19 no Twitter, é uma das iniciativas recentes de divulgação científica| Raphaella Dias / UFMG

A Formação Transversal em Divulgação Científica oferecerá, no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE), seis disciplinas sobre temas diversos e atuais neste semestre, que serão ministradas por docentes da UFMG de diferentes unidades e departamentos.

Estudantes de graduação deverão se matricular, on-line, pelo Sistema de Gestão Acadêmica, na terceira fase da matrícula, ou seja, nos dias 12 e 13 de maio. Já os estudantes de pós-graduação devem requerer a matrícula até o dia 17 de maio, através de preenchimento de formulário. Membros da comunidade externa deverão requerer a matrícula, na modalidade disciplina isolada, até 20 de maio.

Conheça as seis disciplinas oferecidas e os respectivos professores:

- Produção e apresentação do trabalho científico (Código UNI 051) – professora Marília de Abreu Martins Paiva (Escola de Ciência da Informação);

- História da ciência e da difusão da cultura científica (Código UNI 061) – professor Bernardo Jefferson de Oliveira (Faculdade de Educação);

- Comunicação da ciência em museus (Código UNI 062) – professoras Débora D’Avila Reis (Instituto de Ciências Biológicas) e Verona Campos Segantini (Escolas de Belas Artes);

- Laboratório de comunicação científica B: divulgação da ciência na Wikipedia (Código UNI 064) – professor Paulo Antônio Fonseca Machado (Instituto de Ciências Exatas);

- Tópicos em Divulgação Científica B: Filosofia da Tecnologia (Código UNI 065) – professor Ricardo Hiroshi C. Takahashi (Instituto de Ciências Exatas);

- Tópicos em Comunicação da Ciência A: Feminismo, Gênero e Ciência (Código SOA 578) – professora Érica Renata de Souza (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas). Disciplina da Pós-Graduação, vinculada ao curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência.

Sobre a Formação

A Formação Transversal em Divulgação Científica inaugurou suas atividades no primeiro semestre de 2016. Ela visa promover diálogos sobre o trabalho científico, história da ciência, difusão da cultura científica, além de impulsionar a visão crítica da ciência e preparar comunicadores para os desafios de sua popularização.

Os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre o processo de produção das ciências nas mais diversas áreas do conhecimento, capacitando-se a explorar e a discutir criticamente temas da atualidade que nos afligem, tais como doenças emergentes, vacinas, crise sanitária, dentre outros.

Para demais informações sobre as disciplinas, como carga horária, data e horário, e instruções sobre matrícula, consulte o Informativo sobre Matrícula para as atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal para 2021/1.

Dúvidas podem ser esclarecidas na secretaria das Formações Transversais pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br ou telefone 3409 6590.

Gabriela Francine (Assessoria de Comunicação da Proex)