Brasil
< Início

Estação Ecológica da UFMG promove ciclo de palestras sobre gestão de áreas protegidas

Publicado em: 17-07-2020

  Série de encontros com especialistas e gestores é fruto de parceria entre extensão e pós-graduação da UFMG

a431b4be-b265-4995-8d81-787e83a5da1b

Estação Ecológica é uma importante área protegida do Campus Pampulha destinada à conservação da natureza, à valorização cultural e ao desenvolvimento de pesquisas e de ações educativas

A partir de terça-feira, dia 21 de julho, às 14h, a Estação Ecológica UFMG promoverá o Ciclo de Palestras On-line Gestão de Áreas Protegidas. O evento, realizado em parceria com o programa  pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ECMVS) da UFMG, vai contar com palestras, ao vivo, que vão debater os desafios atuais da gestão de áreas protegidas e da conservação dos recursos naturais no país. 

O ciclo de palestras contará com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), Instituto Florestal de São Paulo (IF-SP), Fundação Nacional do Índio (Funai) e da UFMG. 

Serão sete encontros, em horários distintos, até terça-feira, dia 28. As palestras são transmitidas pelo YouTube, no canal do Centro de Síntese Ecológica e Conservação (CSEC), do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. 

Os participantes inscritos, que preencheram as vagas iniciais, vão acompanhar a atividade pela plataforma Zoom e receber certificado. 

O ciclo abrirá uma série de palestras sobre gestão de áreas protegidas promovidas pela Estação Ecológica em conjunto com o ECMVS.

Programação 

Dia 21 - 14 horas

Abertura: A Estação Ecológica da UFMG

Palestrantes: Maria Auxiliadora Drumond, diretora da Estação Ecológica da UFMG e professora do Instituto de Ciências Biológicas; Andréa Carvalho, coordenadora do Programa Estação Ecológica e professora do Instituto de Geociências; e Vinícius Matos, Gerente Administrativo da Estação Ecológica.

Dia 22 - 14 horas

Desafios da gestão de unidades de conservação estaduais, com enfoque no Parque Estadual Serra Verde.

Palestrante: André Portugal Santana, gerente do Parque Estadual Serra Verde e do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade, IEF-MG.

Dia 23 - 9 horas

Nova abordagem dos planos de manejo das Unidades de Conservação Federais.

Palestrantes: Ana Rafaela D'Amico, Analista Ambiental da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo/COMAN – ICMBio, DF.

Dia 24 - 10 horas

Mosaico do Jacupiranga - Vale do Ribeira, São Paulo: conservação, conflitos e soluções socioambientais - As relações com as comunidades rurais do Mosaico.

Palestrante: Ocimar Bim, pesquisador do Instituto Florestal de São Paulo.

Dia 24 - 14 horas

Gestão Integrada de Unidades de Conservação: modelo da Unidade Especial Avançada em Itaituba-PA, Amazônia.

Palestrante: Maressa Girão do Amaral, Analista Ambiental da Unidade Especial Avançada em Itaituba/UNA - ICMBio, PA.

Dia 27 - 14 horas

Zona de amortecimento, marcos legais e cenários de gestão destes territórios na atualidade: o caso do Parque Estadual do Rio Doce.

Palestrante: Vinicius de Assis Moreira. Analista Ambiental do IEF e atualmente gerente do PERD. Biólogo, turismólogo e mestre em gestão de área protegidas.

Dia 28 - 14 horas

Metodologias de monitoramento e proteção dos territórios de povos indígenas isolados da Amazônia brasileira.

Palestrante: Daniel Cangussu, biólogo, ex-coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus/FUNAI, mestrando em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia/INPA.

Clique aqui para mais informações sobre as palestras.  

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901