Envelhecimento Ativo, da UFMG, conquista o Prêmio Pró-Longevidade

Publicado em: 9-10-2020

Programa de extensão, da EEFFTO, se sagrou campeão em votação pupular na internet

premio2

Resultado da premiação foi divulgado em evento com a presença dos finalistas e do coordenador do programa, professor Franco Noce (Reprodução YouTube)

O programa Envelhecimento Ativo, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, conquistou o Prêmio Pró-Longevidade. A premiação foi concedida à iniciativa pela Rede Longevidade, o Conselho Municipal do Idoso e a Prefeitura de Belo Horizonte por atuar na valorização e potencialização da causa da longevidade na sociedade. A escolha foi definida em votação popular realizada de 26 de setembro a 6 de outubro no site do premiação.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, dia 8, durante o Festival Coletivo Longevidade, o qual contou com a presença de representantes das três iniciativas finalistas na categoria Pessoa Jurídica. “Agradecemos o reconhecimento e os parceiros, alunos, técnicos, professores e todas as pessoas que ajudaram e ajudam a escrever a história do Envelhecimento Ativo, um programa que, em seus quase 30 anos, tem buscado cumprir muito bem as diretrizes da extensão universitária”, destaca o coordenador programa e professor da EEFFTO, Franco Noce.

Desde 1992, a iniciativa atende ao público acima de 45 anos e oferece, a valores simbólicos, atividades físicas, sociais e culturais conduzidas por estudantes dos cursos de graduação da UFMG e universidades parceiras sob a coordenação de professores. São mais de 600 beneficiados e, semestralmente, a quantidade de voluntários vem superando o número de integrantes.

O coordenador conta que o programa vem a cada dia ampliando seu escopo de atuação. “O projeto se transformou em programa e se estruturou para atuar na qualidade de vida da pessoa idosa, formação interdisciplinar de estudantes da graduação e pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas, e não para de agregar novos parceiros e frentes”.

Em 2018, o programa foi tema de reportagem do Boletim UFMG. Neste ano, devido à pandemia, tem oferecido aulas on-line conforme mostra vídeo da TV UFMG.