Edital inédito da Proex vai apoiar programas, projetos e cursos de extensão em direitos humanos

Publicado em: 15-01-2021

Docentes ou técnicos poderão submeter propostas com solicitação exclusiva de bolsa Pbext Ação Afirmativa

Escola de Verão em educação em direitos humanos promovida em fevereiro de 2020 na UFMG (Comunicação Proex)

Estão abertas, até 1° de fevereiro de 2021, as inscrições para o edital Democratizar. A iniciativa inédita vai contemplar, com bolsas de extensão, os programas, projetos ou cursos que tenham como foco os direitos humanos e a democratização da participação de alunos em atividades de extensão.

De acordo com o edital (03/2021), as bolsas terão vigência de março deste ano a fevereiro de 2022. Elas serão destinadas, exclusivamente, a discentes de graduação que são mães com criança em idade escolar, estudantes travestis e transexuais, estudantes com deficiência, além de discentes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e classificados socioeconomicamente pela Fump.

Servidores docentes ou técnico-administrativos poderão apresentar apenas uma proposta, com solicitação de até duas bolsas na modalidade Pbext Ação Afirmativa. A proposta deve estar previamente cadastrada no Sistema de Informação da Extensão (Siex), e as inscrições são realizadas somente pelo Sistema de Fomento da Proex.

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG, sejam docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da Universidade.

As propostas serão avaliadas pela Câmara de Extensão e comitês assessores. O resultado preliminar será publicado no dia 12 de fevereiro. Já o resultado final está previsto para 26 de fevereiro.

Emenda parlamentar

Os recursos do edital Democratizar são provenientes de emenda parlamentar de autoria da Gabinetona, um mandato coletivo liderado por mulheres parlamentares mineiras com assento nos legislativos municipal, estadual e federal.

A gestão financeira está sob responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Para outras informações e dúvidas, enviar e-mail para fomento@proex.ufmg.br