Brasil
< Início

Edição especial da Revista Interfaces reúne artigos e relatos de experiências de pesquisadores de todo o país

Publicado em: 19-06-2020

Novo número também destaca papel da universidade pública na superação da pandemia mundial

104594013_688099501972995_7259597873503236432_o

Capa foi composta por imagens e fragmentos de textos retirados dos próprios artigos e relatos (Ilustração: Luis Augusto Menezes Costa)

Artigos e experiências extensionistas escritos por autores das cinco regiões brasileiras estão na nova edição da Revista Interfaces (volume nº 8, nº 1, edição extra, maio/2020), que também destaca a contribuição da ciência e da universidade pública na superação da atual crise e pandemia globais.  

O novo número reúne artigos sobre a ação de educação ambiental do projeto Cavinho, o ensino e formação de público do projeto Charlas de Cineclub e as contribuições da extensão universitária para a formação inicial de docentes em Ciências Biológicas. Além disso, é analisada a efetividade da metodologia de Resolução de Problemas na formação de professores da educação básica.  

A edição também destaca, entre outros, relatos de experiências do Boletim Bairro a Bairro do Carro Biblioteca, de ação educativa com estudantes do ensino médio sobre o uso abusivo de drogas, de oficina sobre a Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA), oferecida a monitores do Programa Saúde na Escola (PSE). Também são descritas as experiências acerca da construção coletiva de um “Dicionário Científico Ilustrado” junto a crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e da ação que avaliou a qualidade da água que abastece assentamentos rurais do Pontal do Triângulo Mineiro.         

Combate à crise

Assinado pela professora Natacha Rena, da Escola de Arquitetura da UFMG, o editorial Crise econômica mundial, pandemia global: momento de produzirmos mais conhecimento, mais ciência, mais extensão universitária junto às comunidades vulneráveis aborda o panorama de eclosão pandêmica no mundo. Segundo o texto, a crise notabilizou a importância da valorização dos sistemas públicos de saúde e de educação, e da produção de conhecimento científico, extensão universitária, solidariedade e a construção de redes potentes socialmente.  

Leia a publicação na íntegra aqui.

Veja também as edições anteriores da Revista de Extensão da UFMG, que podem ser acessadas no novo endereço eletrônico: www.periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces

Próximas edições

A Interfaces ­­­convida pesquisadoras e pesquisadores envolvidos em pesquisas, projetos e ações extensionistas a submeterem artigos e relatos de experiência para os próximos números.

Os textos deverão ser enviados através do site da revista. Na página, estão disponíveis as normas para publicação e outras informações sobre o projeto. Os autores poderão acompanhar todo o processo de submissão, que possui fluxo contínuo, através desse site. 

Outras informações: revistainterfaces@proex.ufmg.br

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901