Brasil
< Início

Departamento de Microbiologia do ICB cria conteúdo de combate à desinformação acerca do novo coronavírus

Publicado em: 20-03-2020

Microbiologia ICB

Parte da equipe do Departamento de Microbiologia do ICB - responsável pelo enfrentamento à desinformação acerca do novo coronavírus

Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, muitas notícias e informações falsas sobre a doença têm circulado pela internet. Nesse contexto, o Departamento de Microbiologia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), vigorou iniciativas que visam combater tal desinformação na conjuntura da saúde pública. 

No mês de março, o Departamento começou a veicular, em seus perfis nas redes sociais, uma série de pequenos vídeos informativos que falavam, de maneira descomplicada, sobre temáticas centrais relacionadas ao Covid-19. Os conteúdos reforçam as boas práticas de higiêne em épocas de pandemia, explicam as formas de proliferação da doença, respondem a dúvidas frequentes da população e destacam a forma como o vírus pode afetar os grupos de risco – idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.  

É importante ressaltar que todo conteúdo compartilhado pelo Departamento de Microbiologia é baseado em fontes seguras de informação, tais como o folheto informativo produzido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAN) e artigos científicos de fontes confiáveis.   

Para conhecer melhor a atuação do Departamento de Microbiologia acesse o perfil deles no Instagram ou Facebook

Para ter acesso ao material de divulgação produzido por eles acesse o Drive. A playlist dos vídeos pode também ser assistida no YouTube e está disponível aqui.

A divulgação de informações seguras é uma das maneiras para se evitar o estado de crise na saúde pública no Brasil e a UFMG tem contribuído de diversas para isso, seja informando a população ou agindo ao lado dos demais órgãos públicos. Veja mais matérias sobre: 

 

 Programa Polos de Cidadania da UFMG participa de articulação para efetivação de direitos da população de rua 

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901