Brasil
< Início

Curso de extensão oferecido em parceria com a UFMG discutirá saúde na pandemia e a luta dos movimentos sociais

Publicado em: 19-03-2021

Com o tema "Saúde Coletiva e Periferias", formação transdisciplinar, gratuita e on-line é destinada a todos os interessados 

Screenshot_2

Curso de extensão "Democracia é", que foi realizado virtualmente em setembro de 2020 pela UFMG e Rede Emancipa (Reprodução YouTube)

A UFMG integra uma grande rede de cooperação, formada por movimentos sociais, educadores populares e universidades brasileiras e estrangeiras, para a oferta do curso de extensão Saúde Coletiva e Periferias.

Totalmente on-line e gratuito, a formação transdisciplinar tem o objetivo de refletir sobre saúde coletiva na pandemia sob a ótica dos movimentos sociais, ativistas, especialistas e saberes sobre a realidade sanitária brasileira e mundial.   

Serão discutidos os seguintes assuntos: Lutas urbanas e periféricas pela saúde; Lutas dos povos originários, águas, campo e floresta pela saúde; Modos de viver e amar: LGBTTQIA+ em luta pela saúde; Lutas antirracistas pela saúde; Lutas feministas pela saúde e Lutas das populações privadas de liberdade pela saúde.

Os encontros serão realizados, ao vivo, de 4 de maio a 8 de junho de 2021, com transmissão pelo canal do YouTube da Rede Emancipa. A formação é aberta a todo público, em especial lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, estudantes dos ensinos médio e superior, pós-graduandos, docentes e técnicos.

As inscrições estarão abertas de 26 de março a 8 de junho pelo site do curso. Todos os inscritos receberão certificado de 30 horas, que será emitido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mesmo com os encontros em andamento, os interessados poderão se inscrever. São esperadas cerca de 10 mil inscrições. 

A programação completa e outras informações sobre a atividade estão disponíveis na página oficial do curso.

Ampla ação em rede

Sob a liderança da Rede Emancipa e da plataforma InformaSUS, da UFSCar, a rede mobilizada para a organização do curso conta com a participação de professores da UFMG, vinculados ao Instituto de Geociências (IGC), Escola de Arquitetura (EA), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Faculdade de Medicina, além da Faculdade de Farmácia e Escola de Enfermagem.

São mais de 20 universidades envolvidas, que incluem também a Universidade de Brasília (Unb), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade Cásper Líbero, além de instituições estrangeiras, como a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e a Universidade Nacional Autônoma do México.

Para a Pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Claudia Mayorga, “essa parceria em rede entre universidades e setores da sociedade evidencia mais uma vez a importância das universidades públicas na abordagem das grandes questões que marcam a sociedade brasileira e para o enfrentamento da pandemia no nosso país". 

Em setembro de 2020, a UFMG – por meio das pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis – e a Rede e Emancipa se uniram para realizar o curso de extensão Democracia éuma outra política, uma outra economia, uma outra educação/cultura, uma outra cidade. As aulas estão disponíveis no canal Extensão UFMG  do YouTube.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901